5 DIAS COM PROVÉRBIOS: #DIA 4 : APRENDENDO A FALAR MENOS

5 DIAS COM PROVÉRBIOS : #DIA4 APRENDENDO A FALAR MENOS

Eu já me prejudiquei demais confiando nas pessoas erradas e falando demais sobre mim mesma. Mas com o tempo nós vamos percebendo quem são as pessoas dignas de confiança. Como isso não é da noite para o dia, mas com a convivência, não dá para dividir seus sonhos, anseios e problemas com qualquer pessoa que se apresente como amiga ou que pareça legal. Hoje na nossa série Cinco dias com Provérbios, vou enumerar alguns versículos sobre o falar e como nós podemos nos salvaguardar de muitos males se soubermos a hora exata de falar e de calar. Dividi o assunto em dois tópicos mostrando como é considerado aquele que modera as suas palavras e como é considerado aquele que não o faz. Vamos conferir?

Vamos ver como é considerada a pessoa que consegue moderar a sua língua.

1 – Quem modera a sua língua é inteligente

Quem sabe a hora de ficar calado e consegue moderar a sua língua e considerado inteligente. Quem fala demais além de expor sua vida de forma desnecessária, pode acabar gerando más interpretações. Eu digo isso por experiência própria, porque houve um tempo que minha indignação era tão grande acerca de algumas questões que agi como tola não sabendo refrear a minha língua.

As pessoas inteligentes sabem como segurar a língua; sua grandeza é perdoar e esquecer. Provérbios 19: 11

 

2 – Quem modera a sua língua evita angústias

Quem nunca disse o que não deveria dizer ou falou sem pensar e acabou prejudicando alguém ou a si mesmo? Há situações que por mais que a nossa língua esteja se tremendo para falar, é melhor contê-la com todas as nossas forças para evitar problemas no futuro.

O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. Provérbios 21:23

3 – Quem modera a sua língua é sábio

Aquele que guarda a sua boca, os seus lábios de falarem sem a devida necessidade, é sábio. Quanto mais falamos maior é o risco de cometermos pecado, seja por injustiça, porque não conhecemos a vida de todo mundo, seja por agirmos sem pensar e proferirmos a verdade sem amor. Ser sincero é bem diferente de ser cruel.

Quando muito se fala, maior é o risco de pecar; por isso, o sábio mede bem as suas palavras. Provérbios 10:18

 

Vamos ver agora como é considerada a pessoa que não consegue moderar a sua língua

1 – Quem não modera a sua língua age como um ignorante

Lembro-me de uma aula na qual eu quis dar o meu pitaco sobre o assunto e cabei falando besteira e depois o inteligente da turma meio que me corrigiu e vi que as pessoas ficaram me olhando meio torto. Se eu tivesse ficado calada não teria passado por esse constrangimento. Aprendi com isso a só comentar sobre um assunto se eu tiver realmente certa dele e se eu não souber, melhor fazer uma pergunta do que uma afirmação, assim eu preservo a mim mesma.

Até mesmo os ignorantes passam por sábios quando fecham a boca; quem sabe ficar calado passa-se por inteligente.  Provérbios 17:28

2 – Quem não modera a sua língua destrói a si mesmo

Falar demais, dos outros ou de si mesmo, expõe sem cuidado a sua vida. O seu trabalho é um ótimo lugar para exercitar a arte de ficar calado. Gente isso é muito sério. Dentro do ambiente de trabalho existe todo tipo de pessoa que você possa imaginar e que não conhece. Há pessoas más, invejosas, mas claro também há pessoas do bem. Mas o melhor a fazer quando você ainda não descobriu com quem está lidando é observar todas as coisas e pedir sabedoria a Deus para agir em ambientes onde tenha que interagir com pessoas. Não aja como insensato tem a língua maior que a boca, não sejamos assim.

O insensato é destruído por falar mais que a boca; suas palavras o farão passar por poucas e boas. Provérbios 18:7

3 – Quem não modera a sua língua é pior que o insensato

O que seria uma pessoa insensata? Insensata é a pessoa  que não está em seu juízo, cujos atos são contrários ao bom senso, à justa medida; insano, doido, delirante. Imagina ser comparado a alguém assim? Um doido, sem juízo… Pois é, a Bíblia nos diz que aquele que não sabe a hora de ficar calado e quem não pensa antes de falar é pior que o insensato. Vamos controlar nosso desejo de sermos ouvidos e de falarmos, é o melhor que fazemos. Quando der vontade de abrir a boca para o mundo, ore. Converse com Deus. Ele te acalmará.

Você já viu alguém que se precipita no falar? Há mais esperança para o insensato do que para ele. Provérbios 29:20

 

Escrever essa postagem foi um aprendizado e tanto para mim. Gosto muito de falar, de me comunicar, mas percebo que, às vezes, exagero e já passei por muitas situações embaraçosas por falar em demasia e também por confiar alguns planos, sonhos e desabafos a pessoas que achei que eram dignas da minha confiança, mas a traíram e acabaram me colocando em situações desagradáveis, como se eu fosse a vilã, sendo eu a vítima. Mas são águas passadas que perdoei e aprendi que nem tudo se deve contar, nem todos estão preparados para ouvir e mais que isso, é sempre melhor ficar calada. Hoje procuro conversar mais com Deus, com meu marido e com pouquíssimos amigos que conto nos dedos da mão direita. Dessa forma, eu me livro de muitos dissabores e muitas confusões.

Palavra do dia: Amigos vêm e vão, mas o verdadeiro amigo é mais próximo que um irmão. Provérbios 18:24

*Caro leitor, alguns dos versículos aqui citados são da Versão da Bíblia  “A Mensagem”, da editora vida, que traz uma linguagem mais contemporânea e acessível.

2 Comments

  • Reply isabel borgert abril 17, 2016 at 11:58 am

    Bom dia Dani
    Sabe Dani , eu venho de uma família adventista, e meu pai e era analfabeto.Uma das coisas que ele fazia era pedir para que todos os dias nós os filhos lessemos a Bíblia pra ele, na época não entendia bem mas hoje tudo que sei da Biblia devo ao meu pai, e nunca esqueci aquele hábito que ele tinha.Pra mim representa muito esta memória.
    Não sou evangélica porem amo ler a Biblia e os provérbios são uma das partes que mais aprecio.
    bjs querida!!!
    Isabel

    • Reply Daniele Leite abril 17, 2016 at 3:07 pm

      Bom dia Isabel, os provérbios são muito agradáveis de ler e nos ensinam muita coisa prática. Independente da fé que professamos ler a Bíblia é sempre muito bom. Fico feliz que vc ama ler a Bíblia. O livro de Provérbios é um dos meus preferidos, leio todo dia!!! Beijos!!!! Deus te abençoe!!!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.