5 DIAS COM PROVÉRBIOS: SEJA UMA DAMA

5 DIAS COM PROVÉRBIOS: SEJA UMA DAMA

 

Essa semana estamos começando uma série de mensagens curtas baseadas no Livro de Provérbios. O título da série será : Cinco dias com Provérbios e eu espero que possamos nos abençoar mutuamente com essas meditações. A terceira meditação da série tem como tema seja uma dama. Enumerei aqui cinco coisas baseadas em cinco provérbios de Salomão, que podemos fazer para sermos mulheres que procuram agradar a Deus na sua conduta. É claro que há muito mais coisas, mas como a proposta da série são pequenas mensagens, resolvi não aprofundar. Vamos conferir?

1 – Deixem que os outros te elogiem

Não há nada mais desagradável numa roda de amigas do que uma pessoa que monopoliza a palavra e não deixa ninguém falar, exibindo os seus dotes, suas conquistas, contudo sem dar a oportunidade de outros também interagirem. Quem age assim vira a chata da turma e acaba afastando as pessoas porque são poucos aqueles que suportam conviver com alguém que sempre quer ser o centro das atenções.

Seja outra pessoa quem te elogie, e não a tua boca; um estranho e não tuas próprias palavras! Provérbios 27:2

2- Evite as fofocas e os fofoqueiros

Ao fofoqueiro não se pode confiar um segredo, mas quem merece confiança a sete chaves o guarda. Provérbios 11: 13

Seja uma mulher em que se pode confiar e não aquela que não sabe a hora de parar de falar dos outros. Há uma grande diferença entre falar muito e falar demais. Quem fala demais e fala dos outros, acaba se arruinando e chamando confusão para si. Acaba descreditado. Não deve ser interessante ser conhecida com a fofoqueira. Não é necessário apenas não fofocar, mas não cair na conversa dos fofoqueiros. Aquele que vem falar de outro para você , com certeza falará de você para outros.

O fofoqueiro não consegue guardar segredo, portanto, jamais confie no linguarudo. Provérbios 20:19

 

3 – Vista-se com decoro

A mulher cristã deve dar o exemplo no vestir. Essa questão da vestimenta sempre será um tema polêmico, mas na dúvida quanto ao que vestir, apegue-se a duas palavras: prudência e modéstia. A prudência te dirá o que convém e o que não convém. A modéstia fará com que você evite os excessos.

Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras. 1 Timóteo 2:9

A Bíblia não quer incentivar você a não se cuidar ou se arrumar, mas a ter sabedoria para fazê-lo. Mulheres discretas são muito mais elegantes do que aquelas que de tanto se adornarem mais ficam parecidas com uma árvore de Natal.

4 – Controle a raiva

Melhor  é viver sozinho numa cabana caindo aos pedaços que morar numa mansão com uma esposa briguenta. Provérbios 21:9

Quem aqui já conviveu com uma pessoa resmungona, murmuradora ou briguenta? Talvez você nunca tenha convivido diretamente, mas conhece alguém que é assim ou tem uma vizinha que grita pelos quatro cantos da casa e acaba sendo ouvida pela vizinhança inteira. Você deve concordar comigo que não e nada agradável ter uma companhia assim, por isso devemos nos policiar para sermos dóceis, educadas e finas. Isso não quer dizer que não iremos ter personalidade e seremos mulheres sem firmeza, mas que vamos agir de acordo com o padrão de Deus para nós.

5 – Tema a Deus

Por último, mas o mais importante, tema a Deus. A juventude passa, o corpo se transforma, a gente começa a notar pequenos sinais da idade depois ao passar dos anos. Mas a Bíblia diz que a mulher que teme ao Senhor será admirada, louvada, mesmo que não tenha mais a mesma beleza da juventude. Ela será admirada pelo que é e não pelo que aparenta ser. Na lição 2 nós vimos que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e que através dele evitamos o mal. Quanto mais perto nosso coração estiver do Senhor Deus, quanto mais conectadas formos com Ele e andarmos em obediência, mas isso se refletirá no nosso semblante e mesmo que os anos venham a passar e envelhecermos, o que é uma bênção, pois é graça de Deus, continuaremos com aquela ternura no olhar, com o coração alegre no Senhor e o nosso semblante há de ser belo.

Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. Provérbios 31:30

Mas isso não quer dizer que não devemos nos cuidar né meninas? Devemos sim cuidar do nosso corpo, sermos femininas, mas sem exageros que nos levem a nos preocuparmos mais a aparência do que com o coração. Todas as coisas que mencionei nos itens anteriores só têm sentido se forem feitas de forma sincera, para agradar a Deus, esse é o objetivo. Se fizermos só para vender uma imagem do que queremos passar para as pessoas, o barco afunda, porque só os psicopatas conseguem fingir bem. Seja você, mas seja você para agradar a Deus.

Palavra do dia:Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações. Provérbios 21:2

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.