mulher maquiada

A DITADURA DA BELEZA: NÃO PERMITA SE ESCRAVIZAR POR ELA

A DITADURA DA BELEZA: NÃO  PERMITA SE ESCRAVIZAR POR ELA

Qual o significado de beleza? Atualmente os padrões apontam para um corpo atlético, uma barriga chapada, um rosto sem rugas e sem poros.  Mas a beleza não deveria ser algo que alguém define apenas baseando-se no exterior. Vamos falar um pouco sobre a ditadura da beleza.

A mídia criou um conceito de beleza  que ajuda a vender milhões de produtos todos os dias para pessoas que desejam ficar mais bonitas. Relacionamentos começam porque alguém simplesmente achou alguém bonito e alguns apenas  permanecem se a pessoa continuar “bonita” e não importa se for burra, mas apenas a beleza exterior é que vale. Mas qual o preço disso tudo?

O corpo perfeito

Já perdi as contas de quantas notícias trágicas ,envolvendo jovens modelos vítimas de anorexia, já li. A ditadura da magreza, do corpo perfeito, sem excesso de gordura no abdome. A pele de pêssego, sem espinhas, sem manchas… Não é errado querer se cuidar, mas é errado fazer da vida uma busca pela perfeição física pois de nada adianta ser perfeito por fora e vazio por dentro. Já se esvazia quem apenas busca ser alguma coisa visualmente.

Impossível não me recordar da passagem bíblica de I Samuel, onde um dos filhos de Jessé seria escolhido como rei de Israel. O profeta Samuel logo achou que o escolhido seria o mais belo e forte, mas não foi assim que aconteceu. Deus escolheu um homem segundo o seu coração, cuja beleza maior não saltava aos olhos.

O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.1 Samuel 16:7

Não há nada de errado em estar acima do peso , se você é saudável. Tampouco há erro em ser magrinha se está tudo certo com você. Cansei de ouvir a expressão: – Como você está magra!! Aqui no meu estado há uma cultura nojenta de só acharem bonitas mulheres com o corpão.

Um belo dia…

Um dia já me preocupei tanto com isso que fiz regime para engordar. Hoje,  não estou mais gastando meu tempo com isso e graças a Deus me aceitei e encontrei alguém que ama do jeito que sou  e que enxergou muito além do meu tipo mignon. Deus faz essas essas coisas, mas a gente precisa se amar.

Já sofri preconceito por ser magra, por ser baixinha e só peço que Deus tenha piedade de gente que age assim. Gente que julga que pelo que você veste, pela marca que você usa, pelo seu peso, altura e sua pele lisinha sem manchas e marcas.

Bom, eu sou gente normal e gente normal tem espinhas, ganha peso, perde peso, envelhece. Não vou ser hipócrita e dizer que não queria ter um pele sem manchas, sem espinhas ou uma barriga mais sequinha, mas o que não faço é lutar por um ideal tão mesquinho e sem sentido.Há coisas mais importantes na vida que Deus nos dá.

Devemos cuidar sim de nós mesmas. Mulheres devem ser femininas, devem se maquiar, andar arrumadinhas, mas isso não deve ser o seu alvo maior. O nosso alvo máximo deve ser Cristo. A nossa vida deve ser luz. O nosso interior deve transbordar de coisas boas e isso não acontecerá se cultivarmos o exterior apenas, mas se cultivarmos o interior, com certeza isso refletirá em nossa face, pois o coração alegre aformoseia o rosto.

Esse foi um texto meio desabafo e que resolvi escrever depois de assistir um vídeo que falava sobre o assunto. Vou deixar aqui para vocês verem. É importante não se deixar escravizar e não deixar que alguém dite como dever ser a sua aparência. No vídeo você verá a admirável postura da atriz Kate Winslet , que teve fotos publicadas como alteração de photoshop para parecer mais magra e fez questão de dizer que aquela fotografia não a representava.

Eu gosto de cuidar do cabelo, de cuidar da pele, de me vestir direitinho, de estar bem comigo mesma. Gosto de usar maquiagem e disfarçar aquela espinha intrometida que aparece sem mais nem menos , mas sei que esse bem estar parte primeiro de uma vida em comunhão com Deus, com seus irmãos em Cristo, com a sua família. Parte do amor, da alegria que transborda quando Deus controla sua vida.

Portanto, cuide-se, arrume-se, seja feminina como a mulher que você é, mas não seja escrava da vaidade e nunca sacrifique o seu interior para tentar passar um imagem que não é sua ou alcançar um ideal de beleza que outros escolheram para você. Quem realmente importa vai te amar pelo que você é e não por aquilo gostaria que você fosse.

Palavra do dia:  O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. Provérbios 15:13

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.