A IRA E A ISENSATEZ

Esta semana me envolvi em uma discussão e o que mais me motivou não foi fazer a coisa certa, que seria ouvir, mas ao contrário disso, preocupei-me em falar, em ter razão. Esse é um dos meus piores defeitos, querer estar sempre certa sobre quase tudo. Mas o quão custoso para mim foi assumir essa postura, que jamais deveria ser a postura de um filho de Deus. Agi mal e colhi os frutos amargos da minha ação insensata, do cultivo da minha ira e da minha certeza.

A Bíblia diz que não devemos nos apressar em irarmo-nos, pois a a ira se abriga no íntimo dos insensatos.

“Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos. Eclesiastes 7:9”

Realmente cultivar ou se exceder com os nossos atos iracundos , além de não resolver o problema, traz desgosto à alma, tristeza e provoca mais discussão. A Bíblia também nos diz no livro de Provérbios que a resposta branda acalma o furor, mas a palavra dura suscita a ira. (Provérbios 15:1). Quando alguém já está pleno de ira, de raiva e não nutre qualquer simpatia a seu respeito e é confrontado com ira ao invés de amor, o sentimento ruim cresce de forma quase exponencial. E com resolver?Acredito que só uma boa conversa. Se o fato se deu entre irmãos em Cristo, é mais simples; mas do contrário, deve-se orar muito mais antes de chamar a pessoa para conversar. Se a situação for muito delicada e envolver um ambiente de trabalho, por exemplo, é bom levar alguém de confiança na hora de tentar dialogar para resolver o problema.
 
Problemas assim podem ser evitados se retivermos a nossa ira e conversamos com Deus antes de tentarmos resolver nossa querelas da nossa maneira. Pedir sabedoria, a qual Deus não nega, é o mais apropriado. Ir com o coração vazio de raiva e pleno do Espírito Santo, a fim de desarmar toda obra do maligno e não guardar a ira. Resolver de verdade. 
 
Que eu e você sejamos pacificadores nesse mundo tão carente de amor , tão carente de Deus.
 
Abaixo, alguns versículos para nossa meditação:
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Efésios 4:26
Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. Filipenses 2:3
Um dia abençoado e cheio da graça de Deus para nós!

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.