preguiça

Por que devemos abolir a preguiça da nossa vida

Por que devemos abolir a preguiça da nossa vida

Para muitos o sábado  é o dia perfeito para acordar às dez da manhã ou quem sabe até um pouco mais tarde que isso. Quem acorda cedo nos finais de semana pode até ser chamado de louco , pois para muitos aproveitar a vida é dormir para se livrar do cansaço de um trabalho que os fadiga e não traz alegria durante a semana.

Se você está do lado de quem acorda cedo, pode até receber críticas de alguns amigos que não são da turma do cochilo. Nada contra o descanso, ele é necessário. Mas descansar é algo que deve fazer com que você reponha as energias e energia é interessante que seja usada. Descansar não deve ser combustível para descansar ainda mais.

Vamos falar de preguiça

Gosto muito do livro de Provérbios, que está na Bíblia e foi escrito, provavelmente,  por Salomão. Há um trecho que fala sobre a preguiça  que ilustra bem as consequências de uma vida preguiçosa:

“Um dia, atravessei o campo de um velho do preguiçoso  e depois passei pela vinha de um homem insensato. Estavam ambos cobertos de ervas daninhas; e a as cercas, derrubadas; quase tudo abandonado. Olhei bem para tudo aquilo e pensei; os campos me ensinaram uma lição:

Um cochilo aqui, uma soneca ali; uma folga aqui, um descanso ali, sempre encostado em algum lugar — sabe o que você vai ter? Apenas isto: uma vida pobre e miserável, na qual as necessidades são permanentes!”

Enumerei aqui algumas consequências de uma vida preguiçosa. Acompanhe e sei que se você estiver do lado da preguiça, vai querer abandoná-la rapidinho.

1- A preguiça pode adiar ou matar seus sonhos e planos

preguiça

O preguiçoso está sempre adiando os seus planos porque não tem coragem de começar nada, ou , se começa , bate aquele desânimo, aquela vontade de descansar um pouquinho e logo deixa de lado aquela meta que , num primeiro momento, até encarou com um certo entusiasmo.

O preguiçoso sempre deixa para mais tarde. “Vou lavar a louça amanhã!” “Ah! estou cansado para jogar o lixo fora!” “Estou tão cansado para estudar!” ou ainda “Como eu detesto acordar cedo!”

As consequências desses pensamentos podem ser uma casa cheia de baratas, por conta da louça e do lixo e o dinheiro contado no final do mês por causa de um emprego mediano que não paga o que você precisa, ou ainda um trabalho que paga as contas , mas que você detesta e atura porque não conseguiu energia suficiente para arregaçar as mangas, se esforçar, deixar a preguiça de lado e conquistar os seus sonhos.

2- A preguiça pode prejudicar relacionamentos

preguiça

Nós mulheres somos conhecidas pela nossa habilidade de fazer várias coisas (não ao mesmo tempo rs) sem nos enrolarmos.

Mas algumas mulheres são extremamente preguiçosas e isso afeta até o casamento. Imagine um marido que chega cansado do trabalho e encontra a mulher (que ficou responsável pela organização da casa )dormindo, enquanto a casa permanece bagunçada, a pia cheia de louça suja , tudo espalhado por todo lugar?

Os conflitos virão inevitavelmente, por quê? Por que a preguiça gera contenda, desconforto, a preguiça é um pecado e pode arruinar a sua vida. A mulher virtuosa não come o pão da preguiça:

Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Provérbios 31:27

Amigos preguiçosos

Amigos preguiçosos, que não fazem nenhum esforço para estarem presentes e estão sempre dando desculpas para justificar a ausência nos encontros em grupo, acabam prejudicando a amizade.

É sempre aquela velha frase: Ah , hoje não vai dar certo, eu fui limpar a casa e fiquei muito cansada. Ah eu não posso ir para esse encontro de amigos, pois estou sem dinheiro para o Uber e o ônibus me cansa. Ou ainda: Vamos adiar a nossa reunião? É que está chovendo e quero aproveitar para dormir hehe.

Pessoas assim ficarão isoladas no conforto da sua cama , mas sem quase ou nenhum amigo. A preguiça matará a amizade, porque amizade requer convivência, ainda que pouca. Pessoas assim alcançam o status de conhecidos… 

3 – A preguiça traz pobreza

Quem se nega a trabalhar pode acabar vendo os outros conquistarem coisas e desejá-las sem contudo nunca vir a tê-las. A culpa? da preguiça. Querem ter o mesmo que outros trabalhando duro alcançaram, mas com o mínimo de esforço.

A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta. Provérbios 13:4

E nesse desejo insensato, muitos enveredam por caminhos errados ou ainda vivem uma vida miserável. Estão sempre reclamando da vida, mas suas mãos se negam a trabalhar.

O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, mas nada receberá. Provérbios 20:4

4 -A preguiça pode fazer você perder o emprego

Você gostaria de um funcionário preguiçoso? Aquele que demora o triplo do tempo que uma pessoa normal leva para cumprir uma tarefa? Você gostaria de encarregar alguém de algo extremamente urgente e importante e tal tarefa ser desempenhada com atraso?

Acho que patrão nenhum gostaria de ter um funcionário assim. Imagine quando houver uma necessidade de corte, de quem ele lembrará primeiro…

Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam. Provérbios 10:26

Mas já o diligente, o esforçado tem muito mais chance de ser reconhecido pelo que faz do que aquele que reclama de tudo e não faz nada direito, está sempre atrasado, sempre com desculpas para não entregar o seu trabalho.

Viste um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não será posto perante os de baixa sorte.

Deus nos deu o exemplo

Deus não é desocupado. Trabalhou durante um bom tempo criando o mundo , pondo as coisas em ordem (o ser humano fez o favor de bagunçar tudo) e claro , Ele também descansou de seu trabalho. O descanso é bíblico, é necessário; a preguiça não.

A preguiça nos faz pobres, materialmente e espiritualmente. A preguiça nos priva de experiências ricas, de conquistar sonhos, de ter alegria. A preguiça, no final das contas, pode dar mais trabalho:

Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja. Eclesiastes 10:18

Meu desejo para você e para mim também é que não deixemos que a preguiça  tome conta das nossas vidas. Já vimos que a preguiça é um pecado, portanto desagrada a Deus. Vimos também que a preguiça nos faz pobres, pode prejudicar nossos relacionamentos, nosso trabalho… Se quisermos uma vida de qualidade excelente é  necessário abrir mão da preguiça.

Palavra do dia: O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar. Provérbios 21:25

 

4 Comments

  • Reply Isabel Borgert junho 25, 2017 at 3:47 pm

    Bom dia Dani
    Acho que não sou uma pessoa preguiçosa, mas as vezes me enrolo um pouco.
    Sábado e domingo pra mim é sagrado uso para descansar muiiiiiiiito.
    A preguiça é uma coisa temerosa ,sempre procurei incutir nos meus filhos a ideia de não ser preguiçoso principalmente no que se refere ao trabalho.
    Bjs

    • Reply Daniele Leite junho 29, 2017 at 9:30 pm

      Boa noite, Isa
      Eu tenho meus dias de preguiça, mas na maior parte do tempo sou bem agitada. Graças a Deus me acostumei a acordar cedo e aproveitar melhor o dia. Os finais de semana , mesmo acordando cedo, procuro relaxar também. Às vezes tiro uma soneca , mas nada muito longo, do contrário eu fico mais cansada hehe. Mas cada um de nós tem um ritmo, é importante respeitar.
      Bjs

  • Reply Samela Alves julho 3, 2017 at 2:31 pm

    Andava meio desanimada e até muito preguiçosa, chega uma época da vida que parece que tudo é cansativo e difícil demais, mas, o seu texto me fez refletir e sair da minha zona de conforto para ir em busca dos meus objetivos. Beijos
    http://www.diferentesou.com.br

    • Reply Daniele Leite julho 4, 2017 at 7:13 pm

      Sair da zona de conforto não é nada fácil. Quando uma situação nos acomoda acabamos perdendo muitas oportunidades por estarmos acostumados ao mais ou menos. Sou a favor do equilíbrio. Fazer o que estiver dentro do nosso alcance para atingirmos nossos objetivos. Suar a camisa um pouquinho, mas sem excessos que venham a prejudicar a saúde.
      Bjos!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.