Alergias e batons: o que eu uso

Alergias e batons: o que eu uso

 

Sempre tive problemas com batons. A maioria me dava alergia e eu optava por não usar mesmo. às vezes, passava apenas um balm labial, manteiga de cacau ou um aquele brilho em roll-on da Avon com sabor de morango.

Por quê? Bom, porque quando eu passava batom, meus lábios descamavam e chegavam muitas vezes a ferir. Aquelas pelezinhas nojentas e a aparência de lábios mal cuidados me deixavam irritada e sem vontade de usar batom.

 

Um dos culpados: A BENZOFENONA-3

Descobri que o problema dos meus lábios ressecados e horríveis eram decorrentes da oxibenzona, também conhecida como benzofenona-3, uma substância que atua como filtro químico e está presente em batons e protetores solares  para conceder o efeito fotoprotetor.

Alguns dermocosméticos também utilizam a benzofenona-3. Às vezes ,nos animamos com o inscrito FPS 15 ou mais nos produtos de beleza como batons, cremes anti-idade  e nem imaginamos que por trás dessa benesse pode estar essa substância de potencial alergênico alto e que segundo pesquisas da Universidade Utrecht, Holanda, podem induzir atividade estrogênica, à semelhança do parabeno.

Tal atividade pode propiciar o surgimento de câncer. Eu não sabia de tantos detalhes até pesquisar e ler alguns artigos e sites especializados.

Como Saber se meu batom tem isso?

Ler os rótulos e procurar oxibenzona ou benzofenona-3. Eu usava muito os batons da Avon e alguns batons da marca possuem essa substância.

A Avon não trazia a inscrição contém oxibenzona nos seus batons, mas hoje todos os batons com o produto vem com indicação no rótulo, por conta da reação alérgica que pode causar em algumas pessoas.

Quando compro batons da Avon , sempre confiro o rótulo. Os que não têm a oxibenzona, geralmente uso tranquilamente, sem alergias.

Os batons da Boticário, linha Intense, também têm a substância, mas não fazem menção a ela em seus rótulos de forma clara. É preciso ler com calma os ingredientes para você identificar. Comprei um batom dessa linha e acabou vencendo por falta de uso, pois toda vez que passava meu lábios descascavam.

Como eu sei que tenho alergia, por mais linda que seja a cor, passo longe de produtos com benzofenona, do contrário, meus lábios ficam rachados, feios e descascados.

Que batons eu uso?

No momento uso apenas dois batons: Mary Kay Cremoso e caneta batom da Quem disse Berenice. Ambos são feitos com óleo rícino e cera alba.  Quando compro da Avon, que tem uma gama de cores variadas , sempre confiro no site da marca os ingredientes dos batons.

Os batons que mencionei acima não possuem oxibenzona na fórmula.

O meu batom preferido

Eu amo batons na cor nude. São discretos, ótimos para quem gosta de destacar os olhos na maquiagem e caem bem em qualquer situação, além de deixar o make muito mais natural.

Na primeira foto estou de cara limpa e com cara de sono ainda. Fiz meu ritual diário de limpeza de todas as manhãs: Sabonete, tônico e protetor solar (hoje esqueci o tônico rsrs).

Aqui já com o batom Mary Kay cor Tanned, o meu preferido!!Amo! É o batom que mais uso, pois o da Quem disse Berenice é vermelhão e não gosto de usar de dia, exceto se for para dar aquele toque de saúde nos lábios. Nesse caso, eu misturo os dois. Na foto logo abaixo estou apenas com o Tanned.

 

Bom, deu pra perceber que preciso acrescentar mais alguns batons ao meu estojinho singelo de maquiagem. Como só encontrava produtos aos quais tinha alergia, acho que acabei me acostumando a usar batons mais em ocasiões especiais , como um casamento ou algo parecido e sempre voltava com o lábio descascado para casa.

Aos pouquinhos vou encontrando linhas que não agridam meus lábios e cores pelas quais eu  me apaixone.

E você,  já teve algum problema com batons? Algum episódio parecido com o meu? Deixe seu comentário. Compartilhe o que você usa.

Palavra do dia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Apocalipse 1:8-8

24 Comments

  • Reply Stefanie Regina Forler agosto 4, 2015 at 1:13 am

    Tem uma marca, acho que se chama Clinique, que tem a proposta de ser o menos alérgico possível, ou seja, ele nãos tem agentes alérgenos conhecidos nas fórmulas. Eles tem de tudo para higiene pessoal e beleza. Talvez você possa se interessar.

    Beijinhos
    http://www.sakurys.com

  • Reply Daniele Leite agosto 4, 2015 at 1:15 am

    Obrigada pela dica Stefanie. Vou procurar, pois os únicos batons que tenho no momento são o da Mary Kay e da Quem Disse Berenice .

  • Reply Unknown outubro 22, 2015 at 11:31 am

    Desde muito cedo , desenvolvi esse problema de descamação nos lábios e ainda nem usava batom. Quando comecei, notei logo de cara que os batons da Avon , eu não poderia usar. Os da Vult, me deram tb bastante esse problema de descamação e os do Boticario não só da linha Intense mas o outro tb. Os da Mac nunca usei, dizem que dá o mesmo problema. Encontrei nos batons baratinhos, uns que finalmente não me dão muito problema que são os da Marchetti.

  • Reply Daniele Leite outubro 22, 2015 at 11:33 am

    Muito bom saber!! 🙂 Vou procurar essa marca aqui na minha cidade. Eu acho os batons da Mary Kay muito caros, mas são uns dos poucos que posso usar sem problemas. Obrigada pela dica!!! Bjus!

  • Reply Mônica outubro 26, 2015 at 1:55 am

    Você fez algum teste para descobrir sua alergia? Qual teste? Consultou com alergologista ou dermatologista? Minha boca fica sempre com uma textura alterada, meio ressecada nas bordas e um pouco ao redor do lábio. já estou desconfiada de alergia a batom. Uma vez fui numa alergologista e ao invés de investigar alguma coisa mandou que eu parasse de usar o que eu achava que me fazia mal. Detalhe: detesto ficar sem batom porque sou muito pálida.

  • Reply Daniele Leite outubro 26, 2015 at 2:03 am

    Não Mônica, mas descobri um padrão que se repetia em todos os batons que utilizava e que me causavam a descamação dos lábios: a presença de benzofenona-3. Quase todos os batons da Avon tem. Essa substância atua como filtro solar. Quando comprei um batom da linha Intense de O Boticário, fiquei com o mesmo problema nos lábios. Ao ler o rótulo me deparei com a benzofenona-3. Desde então investigo todos os rótulos e evito tudo que contenha esse filtro químico. Não tive problemas com os batons da Mary Kay e nem com a caneta batom da Quem disse Berenice. Recentemente testei o Color Sensational da Maybelline, depois de ler a fórmula e ver que era livre de benzofenona. Troque de médico. Ele deveria ter feito o teste. Eu não fiz porque não houve necessidade. Descobri o problema e desde então voltei a usar batom. Uso também um balm da marca granado, sem parabenos e químicas nocivas.Passo sempre antes do batom. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição! Bjos!

  • Reply Unknown outubro 26, 2015 at 2:03 am

    Vou procurar experimentar tb os da Mary Kay, tb nunca usei 🙂

  • Reply Daniele Leite outubro 26, 2015 at 2:04 am

    Meu único problema com os batons da Mary Kay é o preço. Acho caro, mas pelo menos consigo usar sem ter desconfortos. Bjs!

  • Reply Anônimo dezembro 23, 2015 at 10:09 pm

    Ola.Gostaria de saber onde posso encontrar essas marcas de batons que voces citaram acima.Gostaria de saber as marcas,gosto dos tons rosado e vermelho pra noite.Moro no Rio de Janeiro.Aguardo a resposta.

  • Reply Daniele Leite dezembro 23, 2015 at 10:16 pm

    Os da Quem disse Berenice você pode encontrar na loja da marca no Barra Shopping, Loja 223 A – Av. das Américas, 4666 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ. Os da Mary Kay só com uma consultora. Achei essa: https://www.facebook.com/consultorarenazarj ( (21) 994260548 ) . Espero ter ajudado. Bju.

  • Reply Princesas Do Rei junho 1, 2016 at 9:38 pm

    Nunca sofremos nenhuma reação com batons!
    Somos consumidoras demais dessas belezuras!
    Mas sofremos muito com reações de algumas bases e pó… Amamos o post!
    Beijos princesa!

    • Reply Daniele Leite junho 2, 2016 at 12:20 am

      Que bom que vocês não sofrem com os batons. Eu tenho alergia a um monte de coisa, a algumas substâncias dos cosméticos e a alimentos também, mas vou contornando a situação com a graça de Deus!
      Bjos!

  • Reply Flavia julho 12, 2016 at 3:27 am

    Tenho o mesmo problema que vc. Acontece a mesma coisa com meus lábios.
    Foi muito útil sua dica, vou verificar os rótulos com essas substâncias.
    Uso batons de 2 marcas que não acontecem isso: Revlon e Bourjois, são ótimos!
    Os da Givenchy também não me dá alergia, porém são bem caros.
    Espero ter contribuído com mais informações!

    • Reply Daniele Leite julho 12, 2016 at 11:29 am

      Flávia, eu agradeço muito! atualmente estou apenas com um batom que posso usar. A quem disse Berenice descontinuou a linha caneta batom que era feita com óleo de rícino e não me dava alergia.
      Estou usando o da Mary Kay, por enquanto é o único, mas ele é cremoso e eu gostari de um batom mate e de outras cores também.
      Vou procurar o da Revlon e essa outra marca que você falou .
      Obrigada mais uma vez!!!! 🙂

  • Reply Laura outubro 9, 2016 at 8:31 pm

    Daniele,
    Me deparei com o seu post procurando informações sobre reações alérgicas à caneta batom da Vult. E depois de ler eu descobri que na verdade também sou alérgica! Nunca imaginei que a descamação fosse alergia, achava “normal”
    E a propósito, a referida caneta batom da Vult causou bolhas no meu lábio.
    Vou ficar mais atenta aos rótulos de agora em diante.
    Obrigada por compartilhar!

    • Reply Daniele Leite outubro 10, 2016 at 12:10 pm

      Olá Laura,
      Bom saber da caneta da Vult, passarei longe dela.
      Essa descamação nem sempre pode ser alergia, pode ser ser apenas um simples ressecamento.
      No meu caso ela só aparece quando uso batons com oxibenzona, porque sou alérgica a essa substância em particular.
      Mas muita gente é alérgica a oxibenzona sem saber e acha normal a descamação. Eu achava normal também.
      O ruim dessa substância é o fato de ser usada como filtro químico na maioria dos batons por conta do baixo custo.

      Mas ficando atenta aos rótulos a gente resolve o problema!

      Eu que agradeço pelo comentário

  • Reply Alessandra janeiro 29, 2017 at 12:41 am

    O meu caso ficou igual ao seu. Pois primeira vez que uso batom da natura me deu reação igual a tua, de ficar descamando a boca e com uma parecia horrível. E engraçado que só foi comigo, pois dei o batom novo para minha irmã e não teve reação nenhum, e ela esta usando normalmente. Percebi que sou alérgica ao batom da natura, pois da marca Avon não me dá essa reação

    • Reply Daniele Leite janeiro 29, 2017 at 1:27 pm

      Oi Alessandra, descobri que os batons da Avon não são tão vilões assim para mim, apenas os que possuem oxibenzona, um filtro químico que eles usam para conferir proteção solar.Também não me dou muito bem com os batons da Natura.

  • Reply Aila Holanda abril 21, 2017 at 11:47 pm

    Há 8 meses meus lábios despelam! Às vezes ficam com crostas e depois despelam! Sem dor e nem coceiras! Cheguei a fazer exames achando que poderia ser herpes e todos deram negativo. Eu li seu post e me identifiquei pois ps batons q usava diariamente sao da avon e linha intense do o boticário tbm! Geralmente mates. Desde a época que começou nunca mais usei maquiagem ( nunca saía de casa sem) mas mesmo assim até hoje continua despelando! Já usei remédios que a dermatologista passou e nada! Aliás, antes da consulta tentei com cacau, vaselina, óleo de coco e mesmo assim o problema persistia! Agora melhorou depois q estou usando bepantol derma ( só ele) mas tem dias q piora!!!
    Que exame vc fez pra descobrir a alergia ??

    • Reply Daniele Leite abril 21, 2017 at 11:57 pm

      Eu não fiz nenhum exame Aila. Descobri depois de ficar intrigada com os rótulos de alguns batons da Avon que traziam a inscrição “Contém Oxibenona” e fui pesquisar sobre ela. Vi relatos e artigos que mostravam o potencial alergênico da Oxibenzona e comecei a testar batons de outras marcas que continham a mesma substância e vi que sempre me davam alergia.
      Nem todos os batons da Avon vêm com Oxibenzona. Eu estou usando os da linha ultramatte e estou me dando bem e claro eles são livre dessa substância.
      O da Intense eu joguei fora pois chegou a ferir mesmo.
      Outra coisa que é boa é chá verde. É só pegar o saquinho que foi usado para o chá, deixar ficar morno e depois colocar sobre os lábios. Como é antioxidante , ele ajuda a remover as peles.
      Abraço!

  • Reply Andressa Aguilar junho 11, 2017 at 6:54 pm

    Olá! Tenho esse mesmo problema de alergia. É a minha é bem forte!
    Uma marca que nao me dá alergia nenhuma é a NYX. É ótima! É tem várias opções. Só é difícil de achar aqui no Brasil. Geralmente compro no site da marca ou no mercado livre

    • Reply Daniele Leite junho 23, 2017 at 1:46 am

      Bom saber , assim que puder vou testar um batom dessa marca. Sei onde vende aqui na minha cidade, numa loja de produtos importados. O preço é mediano, porém valem mais ter poucos batons que não dão problemas e dão para usar do que um monte que dá alergia.
      Obrigada!

  • Reply Solange julho 1, 2017 at 1:21 am

    tenho alergia a qualquer Baton com filtro solar e agora até a manteiga de cacau tá me dando. Devem ter mudado a fórmula…..

    • Reply Daniele Leite julho 5, 2017 at 12:45 am

      Às vezes, Solange, eles misturam algumas coisas à manteiga que podem causar alergias. É bom sempre olhar o rótulo direitinho.

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.