alimentos e chás que favorecem a digestão

Alimentos e chás que favorecem a digestão

Alimentos e chás que favorecem a digestão

A digestão é um processo fisiológico que acontece dentro do nosso corpo e sua função é transformar os alimentos de forma que o organismo possa assimilá-los, para que nosso corpo possa obter os nutrientes que precisa.

Nesse processo há a colaboração de diversas enzimas, as quais começam a atuar já na boca, com o auxílio da saliva. É por esse motivo que uma boa mastigação dos alimentos favorece uma boa digestão.

Ao mastigar bem os alimentos, evitamos que pedaços grandes destes possam chegar ao estômago, o que acarretaria uma maior produção de suco gástrico para digeri-los. Isso pode ocasionar pirose (azia) e dificultar a digestão.

A má digestão

Quando há desconforto ou má digestão em virtude de alguma desordem no trato digestivo temos o que chamamos de dispepsia, ou má digestão. 

Frequentemente tenho episódios de dispepsia quando ingiro alimentos lácteos em grandes quantidades, pois sofro de intolerância à lactose, que provoca distensão abdominal, alta produção de gases , além de dores abdominais.Em outro post falarei especificamente desse assunto.

Mas voltando ao problema da digestão, existem vários alimentos e ervas que auxiliam  esse processo, que para algumas pessoas é bem mas complicado. Dentre esse alimentos  eles podemos destacar:

1. Manjericão, alecrim e orégano: possuem propriedades digestivas e são eficazes para combater os gases. Pode se utilizá-los como temperos ou em infusão (chá).

2. Alho: além de ter ação bactericida , é desintoxicante, por esse motivo auxilia no processo digestivo.

3. Hortelã : relaxa a musculatura e tem efeito calmante. Combate dores de barriga e prisão de ventre. Não dê o chá para crianças, pois pode irritar as mucosas e ocasionar falta de ar.

4. Gelatinas: ótima opção para sobremesa. Evite comer como sobremesa pudins, bolos e doces muitos processados, pois fermentam no intestino, causando gases e má digestão.

5. Chás: Alguns chás podem diminuir a ação dos gases. Procure beber  logo após as refeições. Recomenda-se os chás de : Camomila, Erva-doce, Capim-cidreira, hortelã e boldo. Beba quentinho ou morno.

Algumas dicas

Se você tem problemas recorrentes de gases e má digestão, evite a ingestão de alimentos gordurosos e  de refrigerantes;

Se você gosta de consumir feijões e leguminosas, sempre os deixe de molho de um dia para o outro antes de cozê-los e não reaproveite a água do molho;

Procure fazer suas refeições em ambientes tranquilos, mastigando bem os alimentos;

Sempre que possível , evite líquidos junto com as refeições;

Evite deitar-se após comer;

Pratique alguma atividade física de sua preferência;

Outras recomendações:

  • Beba pelo menos 2 litros de água todos os dias;
  • Opte pelos alimentos integrais ao refinados;
  • Consuma frutas, legumes e verduras diariamente;
  • Inclua alimentos probióticos na sua dieta.

Estas são apenas dicas, baseadas na minha experiência e nos livros que já li sobre assunto. Quando sigo uma rotina saudável de evitar o que sei que faz mal e incluir o que sei que faz bem, o funcionamento do meu sistema digestório é mais tranquilo. Mas basta sair do eixo, para os problemas começarem a acontecer. Procure ter uma vida tranquila e fuja dos estresses.

Inclua atividades de relaxamento

Se tiver uma vida muito estressante, inclua atividades que possam proporcionar relaxamento. Pode ser uma caminhada, ouvir uma música, ou simplesmente fazer algo que você gosta muito e não tem tempo de fazer.

Ah! outra coisa : jamais ignore o banheiro quando estiver com vontade ou atrase o hábito de ir ao banheiro (n°2) sempre no mesmo horário. Isso auxilia muito para que se evite problemas com gases intestinais e má digestão.

 

Palavra do dia: Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
1 Timóteo 4:1

 

4 Comments

  • Reply Andressa setembro 28, 2016 at 2:05 pm

    Gosto muito de plantas medicinais, uso o mentruz para dor de estômago ou o balsamo também ajuda e muito. Mas foi o mentruz que me curou definitivamente do estômago!
    Muito boa essa matéria, amei, bjs.

    • Reply Daniele Leite setembro 28, 2016 at 8:52 pm

      Também gosto muito de usar plantas medicinais. Amo um bom chá. Para o estômago já usei espinheira santa e graças a Deus funcionou muito bem! Fico feliz que gostou do post! Abraço!

  • Reply Ananza junho 21, 2017 at 8:11 pm

    Não sou te tomar chá, mas teve uma época que bebia bastante, para ficar acordada e para emagrecer, funcionava heim! O gosto eu lembro que era terrível 😂😂😂, mas me sentia muito bem. Agora no começo do inverno, um chazinho de hortelã é tudo de bom ☕

    • Reply Daniele Leite junho 23, 2017 at 1:56 am

      Eu sou um pouco viciada em chás e tenho uma caixa aqui para guardar meus pacotinhos. Gosto também de fazer infusões com erva-doce, amora , hibisco… enfim amo!!!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.