BERINJELA E ABOBRINHA GRATINADAS (especial para dieta com restrição à lactose)

Sábado é dia de entrar na cozinha. Durante a semana não tenho esse privilégio… é verdade para mim é um privilégio, pois amo cozinhar, criar e recriar receitas, principalmente porque tenho intolerância à lactose , então tenho que me virar nos trinta para conseguir comer bem sem passar mal.
A receita de hoje é simples e saborosa. Leva abobrinha, berinjela e algumas especiarias. Eu sou alucinada por queijos, então procuro usar o máximo de coisas sem lactose na receita para não ter que abolir essa delícia do cardápio.
Quem tem intolerância à lactose não precisa abolir totalmente o queijo da alimentação, até porque algumas bactérias que atuam na elaboração de alguns queijos digerem total ou parcialmente a lactose neles existentes , transformando-a em ácido lático, processo denominado de glicólise. Resumindo: essas bactérias consomem a lactose, reduzindo o seu teor nesses alimentos. Boa notícia para quem não vive sem queijo não é mesmo?

Veja o percentual de lactose por queijo:

Veja nesta lista as porcentagens de lactose possíveis de serem encontradas em queijos com baixo teor de lactose (em caso de dúvida, verifique com o fabricante antes de consumir o produto)
  • Gorgonzola: 0,0 – 2,5%
  • Brie: 0,0 – 2,0%
  • Camembert: 0,0 – 1,8%
  • Cheddar: 0,0 – 2,1%
  • Edam: 0,0 – 1,4%
  • Gouda: 0,0 – 2,2%
  • Muenster: 0,0 – 1,1%
  • Parmesão: 0,0 – 3,2%
  • Provolone: 0,0 – 2,1%  Fonte: www.semlactose.com
Muito Importante:

Lembrando que, se a sua intolerância é muito severa é só dispensar o uso do queijo parmesão, ou então usar a enzima digestiva. Eu consumo esse prato e não apresento problemas, mas se por acaso, beber um copo de leite que tenha lactose, ou pelo menos teor reduzido, já me sinto mal. O queijo que uso é o Itacolomy. Estou à procura de queijos que sejam realmente livres de lactose, mas é difícil de achar e quando se acha são bem caros. Não apresentei problemas com o gorgonzola, o gouda e provolone. O queijo coalho não me faz muito bem, sinto reação, já a mussarela com moderação posso consumir, mas exagerar a barriga infla.

Para fazer a berinjela e abobrinha gratinadas você vai precisar de:
1 caneca de café de abobrinha picada
1 caneca de café de berinjela picada
1 colher de sopa de açafrão da terra em pó
1 colher de sopa de salsa  em pó
1 colher de sopa de coentro em pó
3 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de molho de tomate light
4 azeitonas verdes
sal a gosto
Água
Para o molho branco
1 caneca e meia de leite 0%lactose
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo sem fermento
Noz moscada em pó
1 colher de sopa de margarina light
sal a gosto
Preparo da berinjela e abobrinha: Aqueça numa frigideira o azeite e acrescente o alho amassado e deixe até dourar. Em seguida, coloque a berinjela e a abobrinha picadas. Acrescente a salsa, o açafrão e coentro em pó. Adicione só um pouquinho de água para não grudar e mexa bem. Coloque as azeitonas o molho de tomate e o sal e continue mexendo. Por último coloque água até quase cobrir as berinjelas e as abobrinhas e deixe cozinhar até que fiquem ‘al dente’ e esteja quase sem caldo. Reserve.
Preparo do molho branco: Dilua a farinha de trigo em parte do leite até ficar uma mistura fina e homogênea. Acrescente o restante do leite e mexa bem. Coloque sal a gosto e a manteiga e leve ao fogo até engrossar mexendo sempre. Para finalizar polvilhe a noz moscada.
Montagem do prato: Distribua numa travessa de vidro ou assadeira de sua preferência, previamente besuntada com azeite, a berinjela com abobrinha. Despeje por cima o molho branco de forma a cobrir a mistura de berinjela com abobrinha. leve ao forno pré-aquecido a 180° e mantenha nessa temperatura por aproximadamente 15 minutos.
Confira as fotos:

 

 

A caneca que usei para medir os ingredientes.

 

Abobrinha

Berinjela

A dupla: abobrinha e berinjela

Espremedor de alho e alho amassado

 

Meu azeite preferido

Molho de tomate light

Meus temperos

 

Açafrão, alho amassado, coentro em pó e salsa desidratada

 

Ingredientes para o molho branco

 

Um pouco de azeite na travessa de vidro

Antes de ir ao forno

O prato pronto:

O prato pronto fica assim. Detalhe, aquela pequena depressão é porque a fome estava grande e eu esqueci de tirar a foto…Já tinha posto a colher no gratinado de legumes…

Espero que tenham gostado da receita!!

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.