bolo de banana com nozes

Bolo de banana com nozes

Bolo de banana com nozes

Essa semana ganhei um presentão de uma amiga querida: uma porção bem generosa de nozes. Tratei logo de criar uma receita para usá-las de forma moderada. Na verdade essa receita foi um improviso que deu muito certo e resolvi dividir aqui vocês. Eu planejava fazer com farinha branca, mas vi que tinha pouco então resolvi misturar farinha integral. O resultado foi um bolo funcional muito gostoso e fácil de preparar. Confira.

Ingredientes:

1 xícara de farinha comum

1 xícara de farinha integral

1 xícara de aveia

2 xícaras de açúcar mascavo

4 bananas nanicas bem maduras amassadas

8 nozes esfareladas

4 ovos

1 pitada de goma xantana

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de canela em pó

 

Modo de preparar:

1 – Em uma vasilha coloque a manteiga em temperatura ambiente e acrescente o açúcar e misture. Adicione as bananas amassadas, a canela em pó e as nozes. Mexa bem.

2 – Misture as duas farinhas em uma vasilha à parte e depois acrescente-as à mistura do passo anterior, mexendo bem. Adicione a aveia e continue mexendo, misturando bem os ingredientes.

3 – Acrescente  os ovos inteiros e comece a bater com o auxílio de uma colher de pau por três minutinhos . Adicione a goma xantana e bata por mais um minutinho.

4- Leve ao forno pré-aquecido (200º)  em uma forma untada e enfarinha. Asse à temperatura de 200° C por trinta minutos. Dependendo do seu forno esse tempo pode oscilar para mais ou para menos.

Fotos do bolo

Depois de assadinho ele fica assim:

bolo de banana com nozes

bolo de banana com nozes

bolo de banana com nozesUm pouquinho dos benefícios de alguns dos ingredientes

Aveia – possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras solúveis, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Farinha de trigo integral – rica em fibras e não promove picos de insulina como a farinha refinada, pois é absorvida de forma mais lenta, fornecendo energia gradualmente.

Nozes – fonte de ômega 3, ômega 6, vitamina C, vitamina E, zinco, potássio e o aminoácido arginina.

Banana – uma fonte importante de potássio, o que auxilia na redução da pressão arterial. Ótima para a digestão, pois possui fibras dietéticas. Também é fonte de frutooligossacarídeos, prebióticos,que ajudam na manutenção das bactérias benéficas no trato digestivo.

Canela – um poderoso antifúngico e antibactericida. Sentir o cheiro da canela estimula a função cognitiva e memória.

Motivos não faltam para ingerir esses alimentos. Fica mais fácil juntar tudo num bolo, não é mesmo?

Palavra do dia: E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Hebreus 12:11

 

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.