CINCO DIAS COM PROVÉRBIOS: #DIA 2: BUSQUE A SABEDORIA

BUSQUE A SABEDORIA E ANDE COM OS SÁBIOS

 

Essa semana estamos começando uma série de mensagens curtas baseadas no Livro de Provérbios. O título da série será : Cinco dias com Provérbios e eu espero que possamos nos abençoar mutuamente com essas meditações. A segunda meditação da série será sobre sabedoria. Vamos começar?

O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.Provérbios 13:20

Segundo o dicionário Michaelis, sabedoria pode ser definida como: 1 Qualidade de sabedor; erudição. 2 Grande soma de conhecimentos. 3 Conhecimentos filosóficos e científicos. 4 Totalidade dos conhecimentos adquiridos. 5 Aplicação inteligente dos conhecimentos. 6 Caráter do que é dito ou pensado sabiamente. 7 Conduta orientada de acordo com o conhecimento daquilo que é verdadeiro e justo. 8 Grande circunspeção e prudência; juízo, bom senso, razão, retidão. 9 Discernimento adquirido pelas experiências de uma longa vida. 

Se fizermos um enxugamento básico na definição podemos claramente perceber que a sabedoria é algo que se vai construindo. A definição afirma: totalidade dos conhecimentos construídos, conduta orientada de acordo com o conhecimento do que é verdadeiro e justo, conhecimento adquirido pelas experiências de uma longa vida… Sabedoria, portanto se aprende e vamos ver aqui dois pontos importantes a serem observados para adquirir sabedoria: andar com quem é sábio e temer a Deus. Vamos lá?

DEFININDO AS SUAS COMPANHIAS

Há um provérbio popular bastante conhecido que diz assim: “Diz-me com quem andas e eu te direi quem és”. De fato podemos saber muito de uma pessoa pelo teor das suas amizades. Mas quando falo de amizade aqui me refiro a conviver, dividir, relacionar-se de forma consistente, afinal hoje em dia temos tantos para chamar de ‘amigos’, mas poucos com os quais podemos contar.

A Bíblia nos diz através desse versículo, que aquele que anda com os sábios se tonará sábio e isso por uma razão óbvia, passaremos a aprender com aquele que tem sabedoria a sermos sábios, mas o que aprenderemos com o tolo? Pela lógica, a sermos tolos também. Portanto, defina bem as suas companhias.

Quem nunca conheceu uma história do tipo ‘aquele menino tão bom, mas foi só se envolver com aqueles amigos que se desviou do caminho correto’. Eu conheço muitas e isso dentro da minha própria família. Tenho parentes que preferiram seguir os tolos, cuja o sentido da vida era apenas se divertir das mais diferenciadas maneiras e acumular experiências para eles definidas como pura adrenalina, mas que no final eram experiências devastadoras. O pior é que tais pessoas, hoje ,invejam aquelas que optaram por seguir na contramão do mundo e investir seu tempo buscando conhecimento, sabedoria e claro, também , um pouco de diversão, mas diversão que constrói e não que mata. O engraçado é que com o tempo os papéis acabam mudando, pois os que outrora eram considerados tolos porque não sabiam se divertir são admirados (ou invejados) por aqueles que achavam que sabiam de tudo. Por isso cuidado com que você anda, escolha bem os seus amigos e seja também uma boa influência.

As más conversações corrompem os bons costumes I Co 15:33

 QUEM TEME A DEUS É SÁBIO

Mas e como buscar sabedoria? Estará ela entre as pessoas de níveis mais altos de titulação das universidades? Só os cientistas a dominam? Não.  Essas pessoas podem ser inteligentíssimas, contudo não ter sabedoria, mas podem, claro, ser as duas coisas: inteligentes e sábias. Mas a verdadeira sabedoria, segundo a Bíblia, consiste em ao temer ao Senhor. Esse é o princípio.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.Provérbios 9:10

Mas por que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria? Porque é através dele que evitamos o mal e é conhecendo o Senhor que vemos o quão frágeis e dependentes somos deles e isso nos faz admitir que precisamos sempre aprender e que tudo o que nos é dado é graça de Deus. Quem pensa assim dificilmente vai adotar uma postura soberba ou ainda ter falta de humildade. Reconhecerá o princípio da mordomia, de que tudo o que temos, somos e viermos a ser são apenas oportunidades que Deus nos dá para glorificarmos o seu nome, por isso devemos administrar bem o que Deus nos dá.

CONSTRUIR X DESTRUIR

Temos um cérebro com milhares de conexões sendo realizadas a cada segundo. Pensamos, criamos, mas também destruímos. A diferença entre construir e derrubar está em como escolhemos nossos alicerces. Quem busca a sabedoria, a verdadeira sabedoria, edificará sua casa, ou seja, a sua vida, sobre um ambiente seguro, tanto aqui quanto na eternidade. Busquemos a verdadeira sabedoria, andemos por caminhos que agradam a Deus, construamos a nossa casa sobre a Rocha.

Palavra do dia: Quem tem entendimento está sempre ansioso por saber mais, mas o insensato se alimenta de modismos e coisas fúteis. Provérbios 15:14

2 Comments

  • Reply Gabriele Alves abril 8, 2016 at 12:59 pm

    Que palavra abençoada Dani!!! Que Deus lhe abençoe!

    Devemos influenciar e não sermos influenciados…

    Os livros da bíblia que mais gosto é Salmos e Provérbios, além de “conselhos” parecem que descrevem as situações das nossas vidas.

    Beijo!!!

    http://www.umaloucaporjesuscristo.com

    • Reply Daniele Leite abril 8, 2016 at 2:05 pm

      Fico feliz que tenha gostado!Deus seja louvadoe que Ele a abençoe também Gabi!!! Provérbios é um dos meus livros prediletos, não me canso de ler sempre.

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.