como-coordenar-as-cores

Como coordenar as cores na hora de compor um look

Como coordenar as cores na hora de compor um look

A cor é o primeiro elemento que notamos numa peça de roupa e surte efeito tanto na questão da silhueta (afinar ou alargar), quanto na questão da aparência (rejuvenescer ou envelhecer). A cor, se usada de maneira errada, pode apagar o seu brilho. O inverso também é verdadeiro, ou seja , a cor tem poder.

Hoje, vamos aprender como coordenar as cores utilizando o círculo cromático. No final dessa postagem você poderá baixá-lo em formato pdf  para colar no seu armário. Vamos começar?

Peças monocromáticas

como-coordenar-as-cores

A coordenação de peças monocromáticas é feita utilizando peças de uma só cor ou ainda em tom sobre tom. Não usamos contraste ou quebra de cor.

Esse tipo de combinação é ideal para quem busca um visual de silhueta alongada e deseja passar um ar de elegância e sofisticação.

Como o visual fica bem minimalista , é interessante incrementar com algum acessório poderoso, lembrando sempre de não sobrecarregar. Se usar um maxicolar, ou opte por brincos pequenos ou ainda por nenhum.

Como coordenar cores análogas

laranja-com-amarelo

 

Cores análogas são aquelas semelhantes e que ficam lado a lado no círculo cromático. Rendem pouco contraste quando usadas juntas pois são próximas, mas passam uma ideia de jovialidade, por isso são uma ótima opção para garantir mais frescor e juventude ao seu look, claro, observando  tipo de peça escolhida.

As cores análogas são azul e verde, azul e violeta, laranja e amarelo.

Cores neutras

como-coordenar-as-cores-peças

Se você gosta de discrição ou precisa dela para alguma ocasião,  combine peças neutras. Mas deixe o preto com branco de lado, pois há muito mais combinações para fazer como marrom e cinza, azul marinho e preto ou ainda branco com bege.

Cores complementares

como-coordenar-as-cores-complementares

As cores complementares criam um alto contraste quando usadas juntas. Elas passam aquele ar de ousadia, informalidade e criatividade. Se você deseja causar impacto essa deve ser a sua escolha.

Para saber como combinar, imagine um triângulo no centro do círculo cromático. As cores ficam nas pontas: violeta, laranja e verde ou amarelo, azul e vermelho. Faça blocos de cores com essas combinações.

Para quem não quer arriscar

A melhor forma de combinar as cores para não ter erro é priorizar uma cor neutra na maior parte da roupa e acrescentar uma segunda cor que pode tanto ser mais viva quanto mais neutra. Mas lembre-se que a harmonia vem da proximidade. Então se for usar várias peças aposte em tons parecidos ou que se complementem.

Ah, não esqueci o círculo cromático, ok? Baixe-o aqui em pdf

Palavra do dia: O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. Provérbios 15:13

Obs: algumas imagens que usei para montar os painéis com as cores foram salvas do Pinterest. Se por acaso você é o legítimo proprietário delas e se sentiu ofendido em tê-las aqui em meu Blog , por favor entre em contato.

4 Comments

  • Reply Samela Alves agosto 26, 2017 at 3:53 pm

    Ainda me atrapalho um pouco na hora de combinar cores principalmente as cores complementares, minha combinação preferida é azul com vermelho essa para mim não tem erro. Ótimas dicas vou tentar arriscar um pouco. Bjs
    http://www.diferentesou.com.br

    • Reply Daniele Leite agosto 30, 2017 at 2:00 pm

      Azul com vermelho é uma combinação certeira e sim não tem erro! Tenta sim, faz um bem enorme!! Bjs!

  • Reply ingrid camargo agosto 28, 2017 at 9:04 pm

    Descobri que amo cores neutras kk’ No meu guarda Roupas tem bastante peças cinzas e tons pasteis. Adorei a dica, às vezes queremos ousar no look com peças mais coloridas e não sabemos como!
    Beijos!

    • Reply Daniele Leite agosto 29, 2017 at 4:54 pm

      Que bom que gostou Ingrid! Também sou fã de peças neutras, com elas não há erro! Bj!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.