como planejar um guarda-roupa

Como planejar um guarda-roupa prático e certeiro!

Como planejar um guarda-roupa prático e certeiro!

Acredito o que todas nós, mulheres normais queremos é um guarda-roupa ideal, aquele no qual encontramos exatamente o que precisamos para vestir e isso não significa necessariamente ter muitas roupas, mas ter as roupas certas. Hoje quero ensinar você  como planejar um guarda-roupa com sabedoria.

Por que ter um smart closet ?

Ter um guarda-roupa inteligente, um smart closet, facilita muito a nossa vida. Nada mais chato que ficar literalmente catando o que vestir. Isso nos faz perder tempo e requer uma dose extra de paciência. Ao optar por um smart closet , além de economia de reais, você economiza a moeda mais valiosa que nós temo: o tempo. Em suma, vou listar aqui algumas vantagens de se ter um guarda-roupa inteligente:

  • Mais espaço no armário;
  • Escolha mais rápida na hora de se vestir;
  • Compras mais inteligentes;
  • Mais economia;
  • Combinações certeiras;
  • Uma verdadeira mitose de roupas (sim elas vão se multiplicar );
  • Muito mais fácil de atualizar;
  • Menos estresse

Mas como faço para ter um guarda-roupa inteligente?

Bom, o primeiro passo é fazer uma limpa no armário, closet, ou seja, o local onde você guarda suas “roupichas”.  Dê outro uso ao que não funciona mais para você. Entenda por “o que não funciona mais” tudo aquilo que não mais cai bem em você”, como aquele vestido de quanto você tinha 18 anos e se sente desconfortável em usar ou ainda aquela peça que está encostada há mais de um ano e só serve para ocupar um espaço no seu guarda-roupa, mas não é usada.

Se depois de separar essas peças você achar que deve salvar alguma, reformando ou customizando com a inserção de um detalhe, faça! Não quero que você chore depois por ter doado aquele moleton cinza que teria ficado uma gracinha com um bordado um pouco mais colorido.

Algumas perguntinhas que podem ajudar você na hora dessa difícil tarefa de separar as roupas:

  • Essa roupa tem a ver comigo?
  • Só tenho ela aqui no meu armário porque foi presente?
  • Eu gosto mesmo dessa roupa?
  • Essa roupa me valoriza?
  • Eu me sinto feliz quando eu visto essa roupa? ( há roupas que mesmo nos dando uma depressão nós insistimos em manter rsr);
  • A cor dessa roupa combina comigo, ou me apaga?
  • Eu compraria essa roupa se a visse agora em uma loja (ou passaria correndo rsrs?) ?

Trabalhando as peças vencedoras

Agora que você já deu um destino legal para aquelas peças que não eram muito a sua cara, que você nem sabe porque comprou ou que estavam encostadas e sem uso, é hora de pensar o que fazer com as peças vencedoras, as que sobreviveram ao corte rsrs

Aconselho você a dividir o seu guarda-roupa em grupos de peças. Cada grupo pode ter de oito a doze peças diferentes ou um pouco mais se você achar necessário. A grande sacada é coordenar essas peças para criar uma infinidade de looks.

O conceito de armário cápsula

Para fazer essa coordenação de peças vamos usar o conceito de armário cápsula, do inglês, capsule wardrobe. O termo surgiu na década de 1970, com a estilista Susie Fox, mas não foi muito explorado. Hoje essa prática tem ganhado cada vez mais entusiastas, após a popularização em blogs como Unfancy.

Vejamos agora como montar o seu armário cápsula:

Defina o número de cápsulas

Pra montar o seu capsule wardobre você deve:  definir o número de cápsulas que vai querer fazer. Para isso, é bom saber qual o seu estilo e isso não só quando o assunto é roupa, mas considerar o seu estilo de vida, sua rotina, de que tipo de roupa você precisa.

Determine quantas peças irão em cada cápsula

Após isso escolher quantas cápsulas você vai ter é hora de determinar quantas peças vão em cada um delas. A minha sugestão é que você não ultrapasse as 30 peças. Lembre-se que o intuito é simplificar e facilitar a sua vida na hora de se vestir.

Entre as peças que irão compor seu capsule wardrobe não esqueça de incluir os acessórios(sapatos, bolsas , bijuterias…). Tente não repetir peças dentro de uma mesma cápsula.

Montando sua primeira cápsula

Vamos montar agora uma cápsula para o verão. Separe três camisetas básicas. Pode ser uma de cada cor.

como-planejar-um-guarda-roupa

Tente escolher calças e saias que estejam em harmonia com as blusas que você elegeu. Eu gosto muito da paleta de cores branco, cinza e rosinha, por isso nas peças que “catei” na internet para ilustrar esse post, usei essa paleta. A calça Clochard, queridinha do momento, é da Lebôh. A saia midi estampada é da C&A

como-planejar-um-guarda-roupa

Como eu disse anteriormente, os acessórios também devem fazer parte da cápsula. Essa bolsa levemente acinzentada, que eu achei um luxo, é da Tudo Orna. O colar minimalista encontrei no Pinterest.

Um bom guarda-roupa de verão deve ter calçados confortáveis. Escolhi um um Slip On branco e uma sandália rasteira e para aqueles dias que precisamos de um saltinho, uma sandália super fofa das Lojas Sandelly

como planejar um guarda-roupa

É claro que nessa cápsula de verão não pode faltar um vestido básico. Coloquei também uma calça e uma saia jeans. Você pode acrescentar mais itens dessa categoria. Os exemplos abaixo são apenas ilustrativos.

 

Fotografe as peças

Eu gosto muito de criar designs no Canva, inclusive foi lá que montei esses exemplos para mostrar a vocês. Possuo algumas peças semelhantes e outras iguais, como a saia jeans de botões.

Fotografar as peças e montar o seu closet virtual ajuda muito na hora de montar os looks, dessa forma não perdemos tempo. Ter o registro de todas as combinações que podemos fazer com peças de cada cápsula evita que cometamos erros e torna o processo de se vestir algo muito mais prático e agradável.

Animada para começar?

Animada para começar a investir num guarda-roupa mais prático e econômico? Não esqueça de me contar se resolver aderir. Compartilhe suas criações e combinações no Instagram e use a hashtag #modaconscientebdl. Ajude a difundir um estilo mais sustentável . Aproveita e me segue no Instagram: Seguir. Grande abraço!

Palavra do dia: Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Salmos 57:2

 

 

 

2 Comments

  • Reply Samela Alves setembro 6, 2017 at 8:49 pm

    Eu super desorganizada com meu guarda-roupa já tentei organizar de tudo quanto é forma, mas não consigo me desapegar de peças que nem uso mais e só estão ali para ocupar espaço. Gostei da ideia das cápsulas vou tentar. Bjs
    http://www.diferentesou.com.br

    • Reply Daniele Leite setembro 13, 2017 at 11:12 pm

      A ideia das cápsulas é o máximo e além de ajudar na organização nos auxilia também a economizar!! Vale a pena! Abraço!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.