como usar lactosil

COMO USAR A ENZIMA (LACTASE) LACTOSIL

 Veja como usar a enzima Lactosil

Algumas pessoas que me acompanham por aqui estavam com dúvidas em relação ao uso da enzima digestiva  da Empresa ASPEN, comercializada com o nome fantasia de LACTOSIL, que nada mais é que a enzima lactase em pó. Resolvi escrever essa postagem para tentar esclarecer ao máximo a utilização da enzima lactosil, vamos conferir?

 

O QUE É A LACTASE?

A lactase é uma enzima fabricada por nosso intestino. Nem todas as pessoas adultas seguem com a capacidade de produzir essa enzima de foma satisfatória. Algumas crianças já apresentam o problema nos primeiros meses de vida. A função da lactase é quebrar o principal açúcar do leite, a lactose, em galactose e glucose. Essas duas substâncias serão absorvidas pelo nosso organismo sem problemas e desconfortos.

Versões de  Lactosil

A enzima digestiva Lactosil é comercializada em duas versões de sachê : 10.000 FCC ALU* (ADULTOS) e 4.000 FCC ALU (CRIANÇAS). * Concentração da enzima

Como usar Lactosil

ADULTO (10.000 FCC ALU)

sachê lactosil adultoPara preparar 1 litro de leite ou derivados,  adicione um sachê com 10.000 FCC ALU, agite por 3 minutos e deixe em repouso por aproximadamente uns 15 minutos em temperatura ambiente. Depois , aqueça até quase  ferver (>80°C) espere esfriar ou ficar numa temperatura que dê para consumir com segurança.

 

INFANTIL (4.000 FCC ALU)

sachê lactosil infantil

Para preparar 500mL de leite ou derivados adicione um sachê com 4.000 FCC ALU, agite por 3 minutos e deixe em repouso por 15 minutos em temperatura ambiente. Depois , aqueça até quase  ferver (>80°C) espere esfriar ou ficar numa temperatura que dê para consumir com segurança.

 

E você faz todo esse ritual?

Bom gente, eu nunca fiz isso na vida. Nunca fervi o leite e coloquei a enzima e essas coisas todas que eles recomendam na embalagem. Para mim funciona dobrar a quantidade de enzima quando vou a um casamento ou local onde não tenho a opção de escolher sem lactose, ou quando não tenho a opção de dissolver a enzima em água.

Eu coloco 1 sachê adulto ou dois infantis na comida que vou ingerir, espero uns dez minutinhos ou mais e não tenho problemas. O ruim é que acaba gastando muita enzima, mas comigo tem funcionado.

No caso de sorvetes ou doces, costumo usar um sachê infantil e tem dado certo. Mas não recomendo o uso dessa maneira porque meu grau de intolerância não é severo. Eu só fico mal se exagerar mesmo. 

Lembrando que a empresa não recomenda o uso do produto dessa forma por conta de uma determinação da ANVISA, portanto quem o fizer o estará fazendo por conta e assumindo os riscos. Eu também não incentivo o uso dessa maneira, uma vez que há diferentes graus de intolerância e dependendo do seu tipo pode não funcionar, mas comigo funciona.

Entrando em contato coma  empresa fabricante: a Aspen

Como muita gente usa Lactosil dissolvendo em água e bebendo quinze minutos antes de ingerir algo com lactose e a empresa não menciona simplesmente nada acerca dessa forma de uso no site, embora a gene que faz uso saiba que funciona sim, resolvi entrar em contato pelo 0800 e também pelo Whatsapp. Em ambos os meios a resposta às minhas perguntas foram as mesmas. Tirei fotos da conversa que aconteceu em setembro :

lactosil conversalactosil conversa

lactosil conversa

O que mais tenho feito

Para facilitar a minha vida tenho procurado, além de ingerir menos alimentos com leite e comprar os alimentos ZERO LACTOSE.

Como a demanda é grande, estão sendo produzidos vários produtos dentro dessa linha. Para ficar sempre informado, acompanhe as postagens do blog com dicas de novos produtos. Sempre estarei atualizando assim que testar um novo produto.

Novidade

Recentemente a empresa lançou uma nova versão do lactosil em tabletes dispersíveis. Eu ainda não testei, mas pelo que vi não é tão inovador assim.

A única diferença que vi é o tablete desperdiça menos, uma vez que pode ser dissolvido , pois toda vez que abro o sachê vejo que voa pozinho para todo lado, mesmo eu tendo cuidado. A forma de preparar, segundo eles ,  também é igual.

Considerações

Gente, já usei muito o produto Lactosil da Aspen, quando não havia leites sem lactose no mercado, mas atualmente não tenho usado muio. Levo na bolsa pois fora de casa o mercado com lactose ainda domina nos sorvetes, nas pizzas, em praticamente tudo o que a gente for comer.

VEJA TAMBÉM: POSSO POLVILHAR LACTOSIL DIRETAMENTE SOBRE O ALIMENTO

Embora eu use por conta e risco o pozinho por cima dos alimentos sólidos com leite, quando vou à festas, aniversários… não quero encorajar ninguém a fazê-lo, porque pode ser que não dê certo e você acabe com uma dor de barriga e depois diga que foi eu que ensinei assim rsr. Na dúvida é melhor não comer mesmo.

Estou vendo outros produtos

Na verdade eu já estou analisando algumas opções de comprimidos mastigáveis que podem ser ingeridos alguns minutos antes, já que a Aspen, empresa que fabrica o Lactosil, deixa bem claro que o produto deles é só para o preparo o leite. Leite sem lactose é o que não falta no mercado, mas em compensação sobra coisas feitas com leite normal e precisamos de um produto mais eficiente.

Onde encontrar em Fortaleza

Eu compro sempre por um preço mais em conta na Drogaria Extra aqui de Fortaleza. Mas você encontra também na Farmácia Pague Menos. Esses são os lugares que costumo comprar.

Onde encontrar na Internet

Na internet , o site  mais em conta no momento e seguro é o NETFARMA

Qualquer dúvida não hesite em deixar um comentário. Responderei assim que visualizar.

Tenha um dia abençoado, cheio da graça de Deus.

Palavra do dia: Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. Ezequiel 18:4

*Postagem atualizada em 25/03/17

81 Comments

  • Reply Graciela agosto 15, 2016 at 3:20 pm

    Olá, Daniele!
    Como você utiliza o comprimido dispersível do Lactosil? Você amassa, mistura com o líquido e bebe ou joga o comprimido dentro do líquido, mexe e ele dissolve?
    Estou perguntando, porque comprei um outro comprimido dispersível uma vez, o LACTANON, coloquei ele dentro de um cappuccino, mexi e, quando ia beber, percebi que o comprimido ainda não havia se dissolvido…
    E sobre o Lactosil, por exemplo, se você for comer um pão com fatias de queijo ou requeijo, você joga o pó do sachê em cima do alimento e come ou toma o pó misturado com água antes de ingerir o alimento com lactose?
    Minha médica gastro ensinou a tomar o pó com água antes de comer ou beber algum alimento com lactose. Porém, liguei para o laboratório APSEN e eles disseram que, quando formos consumir alimentos sólidos ou pastosos com lactose, devemos jogar o pó em cima deles e comê-los.

    • Reply Daniele Leite agosto 16, 2016 at 9:00 pm

      Oi Graciela, eu não utilizo o dispersível, ainda não testei, mas pretendo comprar. Uso mais os sachês e em alguns casos coloco diretamente sobre o alimento porque não tenho outra opção. Graças a Deus nunca tive problema usando assim. Só não coloco na bebida quente porque a enzima embolota toda.

      O requeijão eu tô comprando já sem lactose, fica mais em conta. Reduzi o consumo de queijo e tenho dado preferência aos que quase não têm lactose, como o parmesão.

      Essa prática de misturar o pó com água e beber antes nunca fiz, já o costume de jogar o pó sobre o alimento eu tenho feito quando como fora de casa e tem dado certo, contudo o laboratório ASPEN não recomenda o uso dessa maneira.

      Recentemente enviei um e-mail para empresa para obter informações mais detalhadas. Segundo eles não é recomendável, por determinações da ANVISA, utilizar o Lactosil em alimentos já prontos, jogando o pozinho em cima.

      A informação que recebi foi por escrito, através do Whastapp da empresa, disponibilizado no site, mas se você disse que a sua médica recomendou o uso dessa forma, creio que ela não o faria de forma leviana.

      Quanto à informação que a Aspen te passou, não sei qual é a deles, porque quando me comuniquei com empresa eles me disseram que a única forma que recomendam o uso de Lactosil é conforme orientações da embalagem, ou seja, para o preparo do leite.

      O uso da enzima deve ser unicamente para o preparo de leite e qualquer ouso uso é de inteira responsabilidade de quem o fizer.

  • Reply Tanízia agosto 17, 2016 at 12:58 pm

    Bom dia!

    Daniele,

    Como vai?

    Eu estou com dúvida sobre como utilizar o lactosil. Por exemplo, se vou tomar um milk shake, que tem variação na quantidade, como vou saber quantos sachês usar? Assim que eu colocar o pó na bebida que irei ingerir eu já devo tomar, ou é necessário esperar algum tempo?

    Quanto ao tempo de efeito, se por exemplo tomo o milk shake, depois de 20 ou 30min. vou tomar ou comer algum alimento que contenha leite, será necessário fazer uso de mais sachês?

    Aguardo resposta, muito obrigada pela ajuda!

    Abraço!

    • Reply Daniele Leite agosto 17, 2016 at 8:27 pm

      Oi Tanízia, tudo bem, e você ?
      Bom, a empresa diz que a cada litro de leite é necessário usar um sachê adicionar 1 sachê de Lactosil Adulto (10.000 FCC lactosil adulto ). Não dá para dosar a quantidade, infelizmente, o que dá pra fazer é jogar o pozinho diretamente sobre o alimento. Nesses casos eu costumo usar o sachê de concentração menor, o Lactosil Infantil (4.000 FCC infantil), mas a empresa não recomenda essa prática e a eficácia é questionada.

      Recentemente enviei um e-mail para empresa para obter informações mais detalhadas. Segundo eles não é recomendável, por determinações da ANVISA, utilizar o Lactosil em alimentos já prontos. O uso da enzima deve ser unicamente para o preparo de leite e qualquer ouso uso é inteira responsabilidade de quem o fizer.

    • Reply Daniele Leite agosto 17, 2016 at 8:28 pm

      Ah, Tanízia, Outra coisa, quando vou beber algo com leite eu sempre espero um tiquinho depois que misturo a enzima, só pra garantir

  • Reply Tatiana Lima agosto 18, 2016 at 9:14 pm

    Boa tarde Dani , eu tenho muitas duvidas , mas a principal é ; no caso de eu ir em uma festa de casamento , como usar o lactosil no caso de brigadeiros e beijinhos ou ate mesmo no pedaço de bolo , como dosar a cada brigadeiro ?

    • Reply Daniele Leite agosto 19, 2016 at 4:10 pm

      Olá Tati, boa tarde! Bom eu utilizo assim polvilhando mesmo o pedaço de torta, mas entrei em contato com o site da marca e eles disseram que por conta de uma determinação da ANVISA, o produto deve ser utilizado apenas para o preparo de leite, ou seja, praticamente inputil já que há tantos leites sem lactose no mercado.

      Bjo!

  • Reply Gabriel agosto 28, 2016 at 5:13 pm

    Oi Daniele, comprei o lactosil em tablete dispersível e estou com uma dúvida. Posso ingerir o remédio como se fosse um comprimido mesmo, ou tenho que dissolver ele em água primeiro pra depois poder tomar?
    Aguardo uma resposta! Obrigado 🙂

    • Reply Daniele Leite agosto 28, 2016 at 5:30 pm

      Oi Gabriel, tudo em sim. Olha só , em meu último contato com o laboratório Aspen ( um atendente), eles me responderam que não aconselham o uso dessa forma, dissolvendo na água e ingerindo ou colocando diretamente sobre o alimento, mas isso por conta de uma determinação da Anvisa.
      Eu , particularmente uso assim e funciona. Jogo sobre a comida ou dissolvo antes de comer , mas espero uns minutinhos antes.

      Semana passada , o gerente médico da Apsen Farmacêutica, Vitório Kemp me enviou um email dizendo que estava à disposição para esclarecer minhas dúvidas, e disse que eu enviasse o meu telefone para que entrasse em contato,mas até agora nada.

      Vou tentar ligar para ver se consigo falar com alguém que realmente possa sanar todas as dúvidas de quem deixou comentário com perguntas.

      Como eu te disse , eu uso dessa forma, mas não sei qual os riscos, porque isso eles não me responderam. Só fico com receio de no caso de uma intolerância muito severa, essa maneira de consumir não funcionar plenamante.

      • Reply Gabriel setembro 1, 2016 at 8:24 pm

        Entendi! Sabe me dizer a quantidade média de água que é necessário? Ontem mesmo dissolvi o comprimido na água e ingeri, esperei uns 20 minutos e experimentei comer algo com lactose. A princípio funcionou muito bem, vou continuar usando assim! Um tempo atrás eu estava tomando esse mesmo remédio na versão em sachê, mas resolvi trocar pois percebi que desperdiçava muito ao abrir, e nem sempre dissolvia tudo… Obrigado pela resposta!

        • Reply Daniele Leite setembro 1, 2016 at 8:47 pm

          O sachê realmente desperdiça produto. Quanto à quantidade de água, uso só duas colheres de sopa e vou acrescentando aos poucos para não embolotar muito, mas faço isso com o sachê, pois ainda não testei os dispersíveis, pois tenho bastante enzima aqui em casa ainda na forma de sachê.

          Como você está usando dispersíveis, meia xícara de chá deve ser o suficiente, já que eles dissolvem melhor, você não precisa usar tão pouca água como eu.

          Eu queria mesmo que eles lançassem no mercado cápsulas com lactase, seria bem mais prático.

  • Reply Elizeth José Corrêa setembro 29, 2016 at 11:47 am

    Bom dia.
    Vi uns comentários e vi que é bem dificil usar esse produto. Eu também sou intolerante a lactose, mas faço uso do lactaid fast act. Vende no ebay e no mercado livre. É bem mais fácil usar. Basta tomar o comprimido quando for comer algo com leite e pronto.Nâo precisa esperar nada, não precisa sacudir, deixar em repouso, ferver e despois esperar esfriar. Eu já importei do ebay e deu tudo certo, porque não é uma medicação. Também já comprei no mercado livre, onde o preço, no Brasil, é mais barato.

    • Reply Daniele Leite setembro 29, 2016 at 8:45 pm

      É sim Elizeth, apesar do preço ser razoável é bem complicadinho de usar. Eu sei que funciona só jogando o pozinho, mas a Anvisa proibiu o uso dessa maneira e a marca, por conseguinte não aprova. Tenho muita vontade de testar esse produto que você citou, mas sempre achei o preço muito caro. Mas com certeza é bem mais prático que o Lactosil.

    • Reply Graciela Paparazo novembro 3, 2016 at 1:23 pm

      Bom dia, Elizeth!
      Também estou usando o LACTAID FAST ACT. A versão que você está usando é mastigável ou para engolir antes de ingerir o alimento? Comprei a enzima numa viagem recente aos Estados Unidos, na versão mastigável LACTAID FAST ACT CHEWABLE. Nas instruções, eles dizem para mastigar o comprimido na primeira mordida do alimento com lactose. Você sabe se eu mastigar o comprimido logo antes de ingerir o alimento com lactose também faz efeito? Estou com dúvidas, pois o comprimido mastigável é adocicado, sabor baunilha, então é meio esquisito mastigá-lo junto com algum alimento salgado.

  • Reply Milsa Queiroz novembro 3, 2016 at 1:28 am

    Olá Daniele! Tudo bem?

    Comprei ontem o Lactosil Tabletes dispersíveis. A atendente da farmácia me disse que era para eu dissolver um tablete em meio copo de água e ingerir antes de comer alimentos com lactose.
    Ainda não tomei, mas pensa: faz o maior sentido. Por que eu iria comprar uma caixa de Lactosil por R$63,00 para fazer leite sem lactose se o mercado está cheio de leite zero lactose?
    Um abraço.
    Milsa

    • Reply Daniele Leite novembro 3, 2016 at 2:31 am

      Olá Milsa, tudo bem sim , graças a Deus e você? Faz todo sentido sim Milsa o que você disse, mas não é o que eles orientam. Sabemos que funciona , mas a empresa simplesmente não orienta a se consumir dessa maneira. Sua conclusão é lógica, claro. Não faz sentido pagar um preço alto em um produto cujo mercado consegue resolver a sua demanda de uso, oferecendo produtos sem lactose, de forma quase integral. Mas na postagem tive que colocar o modo de uso que consta na bula e o modo que me foi orientado pela empresa, por mais que eu use de outra forma. Eu continuo usando dissolvendo na água e bebendo antes de comer algo com lactose ou simplesmente polvilhando na comida mesmo. Nunca deu errado pra mim, graças a Deus.
      Abraço Milsa e obrigada pelo comentário.

  • Reply Ana Dias novembro 24, 2016 at 12:27 am

    Boa noite! Tomo uma xícara de café com leite pela manhã ou seja só meia xícara de leite. Quanto coloco de lactosil? Direto no leite?
    É se fizer 1 litro de leite, posso guardar por qto tempo?

    • Reply Daniele Leite novembro 24, 2016 at 12:59 am

      Ana, quando eu uso pouco leite uso uma sachê da enzima infantil ou meio sachê da enzima de adulto.
      O leite preparado com a enzima conforme instruções da embalagem pode ser armazenado por até 2 dias, ou seja, até o prazo médio de validade dos leites (leite de caixinha).

  • Reply Lucio Mansur dezembro 27, 2016 at 12:30 am

    Oi Daniele, tudo bem?
    Bom vamos lá, ontem dissolvi um pacotinho do sachê num pouquinho de água num copo(mais ou menos um dedo e meio), misturei bem até dissolver todo o pó. Tomei e aguardei uns 15 a 20 minutos, daí pra frente chutei o balde, comi uma fatia generosa de pudim de leite condensado, comi umas duas colheres de ambrosia (que é puro leite e ovos) e para completar duas bolas de sorvete bem grandes. Foi só alegria, não senti quase nada, a não ser, um pouquinho de gazes que um luftal 120mg gel resolveu sem problema algum. Também entrei em contato com a ASPEN, a fala deles foi mais ou menos como com você, mas a moça deixou escapar que já estão para mudar a embalagem e com novas formas de uso. Deu para entender né? Foi a partir daí que enfiei o pé na jaca e deu TUDO CERTO, estou feliz, a muito não podia fazer isto. Resolvi correr o risco e valeu a pena. Tomei um sachê 10.000.
    Hoje fui na drogaria comprar mais e o atendente me disse que só tinha o comprimido dispersível, e que eu não iria encontrar o sachê (não sei se ele queria me vender o que ele tinha). Não comprei vou procurar mais um pouco. Então vamos usar aqui como um meio para descobri como melhor usar. Quem já usou o comprimido dispersível, favor nos informar e se funcionou.
    Um grande e forte abraço a todos

    • Reply Daniele Leite dezembro 28, 2016 at 11:47 am

      Tudo bem sim Lucio! E que bom que eles já estão cogitando mudar a embalagem, pois eles insistem nessa historinha de fazer aquele ritual enfadonho e isso só para o preparo de leite, sendo que o que não falta é leite zero lactose no mercado.
      Eu tomo mesmo dissolvendo na água, antes de comer algo com leite, polvilho em cima da comida como se fosse tempero e graças a Deus tem dado certo.
      E que bom que deu tudo certo!! Ambrosia é bom demais! Nesse Natal eu comi doce de leite caseiro do interior do Ceará, granulado uma delícia. Levei um monte de sachês pra não passar perrengue.
      Vou comprar o dispersível para testar .
      Abraço!

  • Reply Elizete Lopes janeiro 7, 2017 at 2:12 am

    Boa noite!
    Posso disolver um sachê em água?

    Quando for colocar no alimento tem q esperar.. ou posso comer logo em seguida?

    Abraços.. obrigado!

    • Reply Daniele Leite janeiro 7, 2017 at 12:20 pm

      Elizete , embora a empresa não oriente essa maneira na embalagem do produto, várias pessoas , assim como eu, fazem assim e dá certo. Eu dissolvo em água, bebo e espero uns dez, quinze minutinhos para comer (acho essa a mais segura).

      Mas também uso de outra forma: polvilho a enzima sobre o alimento também e vou comendo. Faço muito isso com sorvete. Graças a Deus as duas maneira funcionam pra mim.

      Se você quiser polvilhar tem que ir comendo um pedacinho e pondo um pouco de pó, comendo outro e mais um pouco. É assim que faço e dá super certo.

      Uma dica, em comidas salgadas polvilhar a enzima sobre o alimento deixa o gosto terrível(muito doce), por isso é melhor dissolver em água e beber.
      Espero ter ajudado! Abraço!

  • Reply Elizete Lopes janeiro 7, 2017 at 6:16 pm

    Dani… muito obrigado!!!
    Tirei todas as dúvidas..
    Muito grata!!!!

    • Reply Daniele Leite janeiro 8, 2017 at 4:12 pm

      Não há de quê Elizete, precisando é só perguntar!! Abraço!

  • Reply VERI janeiro 11, 2017 at 3:54 pm

    Boa tarde Daniele o leite que a gente deve dissolver o sache para consumo deve ser o sem lactose?

    • Reply Daniele Leite janeiro 11, 2017 at 9:24 pm

      Não Veri, o leite deve ser com lactose, leite convencional. Pode ser integral, desnatado ou semi desnatado.

  • Reply Thalia janeiro 16, 2017 at 7:40 pm

    Quanto tempo dura o efeito o sache lactosil 10.000

    • Reply Daniele Leite janeiro 17, 2017 at 2:00 pm

      Thalia, a questão não é quanto tempo, mas a quantidade de alimento com leite que você consome. O sachê 10.000 , para adultos consegue digerir lactose de um litro de leite. Partindo dessa informação é só fazer um cálculo médio de quanto leite há no que você vai comer. A enzima só atua em proporcionalidade com a quantidade de lactose. Ela não fica ativada no seu organismo por um tempo X.
      Espero ter esclarecido a sua dúvida.

  • Reply Emi janeiro 21, 2017 at 10:01 am

    Bom dia Daniele,

    Após o preparo do leite com o lactosil, o leite pode ser fervido novamente para consumo?

    • Reply Daniele Leite janeiro 23, 2017 at 11:52 am

      Bom dia, Emi, você pode ferver o leite normalmente pois a enzima já fez a digestão da lactose, quebrando a lactose em dois componentes: glicose e galactose. Você terá um leite mais adocicado, por conta da glicose mas com o processo já terá sido concluído, não há problema em ferver o leite novamente.

  • Reply Fabiano fevereiro 3, 2017 at 1:28 pm

    Bom dia!
    Hoje o mercado brasileiro conta com a enzima em comprimidos prontos para o uso assim como o Lactaid americano. O nome comercial é PERLATTE e é o que existe de mais pratico e eficaz, ao alcance em todas as farmácias.

  • Reply Gabriela fevereiro 14, 2017 at 9:32 pm

    Boa noite, qual a quantidade de água que deve ser dissolvido o sache do lactosil?

    • Reply Daniele Leite fevereiro 15, 2017 at 2:15 am

      Olá Gabriela, boa noite! Eu faço assim: coloco a enzima numa xícara (chá) e vou acrescentando a água aos poucos até completar meia xícara. Para não embolotar não use água muito gelada.

  • Reply Gabriela fevereiro 17, 2017 at 4:15 pm

    Obrigada!
    Posso tomar assim que dissolver ou devo esperar um pouco?
    E após tomar devo esperar?

    • Reply Daniele Leite fevereiro 17, 2017 at 4:18 pm

      Eu sempre tomo assim que dissolvo, mas espero uns 15 minutinhos antes de comer. Tem dado certo, graças a Deus!

  • Reply Brunna de Lima fevereiro 18, 2017 at 1:59 pm

    Bom dia,tenho uma dúvida: posso tomar o lactosil como um comprimido normal? colocar na boca e tomar água e pronto? ou realmente tenho q dissolver na bebida? quando vc dissolve na comida fica com gosto alterado?

    • Reply Daniele Leite fevereiro 18, 2017 at 2:50 pm

      Eu dissolvo em água e bebo uns quinze minutos antes de comer. Quando o polvilho sobre a comida realmente altera um pouco o sabor, fica meio doce e acho ruim, por isso prefiro dissolver em água mesmo.

      • Reply Fabiano fevereiro 20, 2017 at 2:15 pm

        Esse uso é adaptado mas não indicado.
        Hoje já existe opção em comprimidos para uso direto.
        PERLATTE é a marca.

        • Reply Daniele Leite fevereiro 20, 2017 at 2:23 pm

          É sim Fabiano, é um uso adaptado e dependendo do nível de intolerância e da quantidade de leite do alimento pode não funcionar. Eu não indico a ninguém, apenas compartilho a minha experiência. Vou testar o Perlatte assim que possível.

          • Fabiano fevereiro 20, 2017 at 2:50 pm

            Legal Daniele! É isso mesmo. Vc vai gostar com certeza. Mesma tecnologia do americano Lactaid. Com os mesmos 9.000 FCC

  • Reply Brunna de Lima fevereiro 20, 2017 at 1:53 pm

    Obrigada pela resposta 🙂

    • Reply Daniele Leite fevereiro 20, 2017 at 2:25 pm

      Por nada Bruna. É assim que tenho feito, mas não é seguro. Existe uma grande possibilidade de você sentir ainda algum desconforto, mesmo mínimo, pois vai depender muito do seu grau de intolerância e da quantidade de alimento com leite consumida.

  • Reply Brunna de Lima fevereiro 21, 2017 at 7:07 pm

    Meu grau de intolerância não é alto,graças a Deus. Hoje já consigo me adaptar super bem.

    • Reply Daniele Leite fevereiro 22, 2017 at 1:24 pm

      Que bom Brunna. Eu também aprendi a conviver e salvo raras exceções, sempre fico bem.

  • Reply Adriano Fontes março 10, 2017 at 12:28 am

    Boa Noite, sabe me informar se o Lactaday tem o mesmo efeito do Lactosil? Ou é mais fraco (inferior)? Pq o preço tá bem mais em conta rs, abç

    • Reply Daniele Leite março 11, 2017 at 10:07 am

      É a mesma coisa, inclusive tanto o Lactosil quanto o Lacday são para o preparo do leite e quase todo mundo usa de um modo alternativo, dissolvendo em água e ingerindo antes de comer algo com leite. Essa maneira não é recomendada, pois pode não funcionar. Mas de fato, os dois produtos são idênticos. Abraço!

  • Reply Tamiris Silva março 25, 2017 at 4:38 pm

    Olá, gostaria de saber se você já testou o Lactosil Dispersível ? (nas farmácias da minha região só encontro desse tipo)
    vi em alguns comentários que pessoas já usaram e diluíram em água, tem funcionado ? como devo proceder no modo de diluir em água ?

    Descobri recente que sou intolerante e estou perdida!

    • Reply Daniele Leite março 25, 2017 at 9:21 pm

      Tamiris, eu nunca usei o dispersível, mas pelo que vi na embalagem e no site da empresa é mesma coisa do sachê.
      As pessoas têm usado sim dissolvendo na água, mas não é seguro e não funciona 100%. Aqui mesmo nos comentários há um relato de quem usou dessa forma e sentou alguns pequenos desconfortos.
      Eu uso dissolvendo ( 1 sachê em meia xícara de água quente e bebo uns vinte minutos antes de comer algo com leite),mas minha intolerância não e severa, por isso não recomendo que ninguém faça dessa maneira.
      Você pode testar, mas com cautela.

    • Reply Luiz Fabiano março 27, 2017 at 10:54 am

      Bom dia! Permita-me contribuir. De fato a apresentação em tablete tem a mesma orientação de uso do sachê, não foi desenvolvida para essa ingestão direta. Com seu médico ou diretamente nas farmácias procure uma opção em comprimidos prontos para uso. Essas tem estudo e são compatíveis com o Lactaid dos EUA, são as marcas PERLATTE e PARALAC.

      • Reply Daniele Leite março 27, 2017 at 1:26 pm

        Obrigada pela contribuição Luiz. Realmente a empresa não produz nada inovador. Como eu falei no post eu uso polvilhando ou dissolvendo o Lactosil em água, mas sei que não e seguro e que, dependendo da quantidade de coisas com leite que eu comer, posso ter algum desconforto. Mas como ele é mais acessível que os outros produtos do mercado, a maioria dos intolerantes recorre a ele. Eu ainda tenho um estoque em casa e só vou comprar outro produto quando acabar os que tenho aqui. Mas já procurei o Perlatte e sei que vende na minha cidade. Obrigada pela dica!

      • Reply Tamiris Silva março 27, 2017 at 1:29 pm

        Agradeço a todas as orientações.

  • Reply ELISANGELA março 28, 2017 at 2:10 am

    Oi Daniele, boa noite!
    O preparo desse produto já não mais sentido, uma vez que temos o leite sem lactose, o interessante é para que possamos sair e poder saborear alimentos com leite.
    A indústria deveria rever a forma de consumo do produto.

    • Reply Daniele Leite março 29, 2017 at 1:14 am

      Também acho Elisângela. Estou só esperando meu pequeno estoque acabar para partir para outro produto. A Aspen não inova , então vou procurar algo que seja menos complicado.

  • Reply Jô Ripardo março 28, 2017 at 2:04 pm

    Muito bom Daniele! Agradeço demais pelas dicas e orientações.

  • Reply Diele mendes abril 6, 2017 at 12:53 am

    Olá Daniele posso dar ao meu filho lactosil antes de consumir algo com lactose?

    • Reply Daniele Leite abril 7, 2017 at 2:21 am

      Diele, boa noite. O lactosil, conforme recomendação da embalagem, só deve ser usado para o preparo de leite. Por mais que muitos intolerantes como eu façamos uso de uma maneira alternativa, como descrita aqui no post, esse uso não é recomendado pela empresa e nem autorizado pela Anvisa. Quem usa o Lactosil dissolvido em água, o faz por conta e risco. Não recomendo de maneira alguma que se faça dessa forma, principalmente em crianças. Aconselho que você busque um especialista (gastroenterologista) que indicará a melhor dieta para o seu filho e uma enzima em forma de tabletes que possa ser consumida antes das refeições com leite.
      Abraço!

  • Reply Ruben Jose Cardia abril 12, 2017 at 9:36 pm

    Daniele: Estou usando Tabletes de Lactosil 4000 UC, tomando com água, logo antes de tomar leite e/ou alimentos que podem ter leite (incluído no preparo). Creio que dependendo do grau de problema pessoal, pode ser necessário o de 10000 UC. O problema é que os concorrentes citados, podem ser iguais ou genéricos (eventualmente menos ativos). Sei que nos EUA se pode comprar (sem receitas) um pote de Lactase preparado pela Johnson & Johnson. Entrei em contato aqui no Brasil, e disseram que, não podem traze e vender por aqui. Será por falta de liberação da Anvisa? Ou diretrizes internas deles? Não sei. Agora, tive receio de comprar por Internet, sem ter certeza se é de qualidade ou não. Usei inicialmente com receita, comprimidos de farmácia de manipulação com 1000 UC, mas acabou sendo fraco. Para Pizza (com bastante mussarela) precisava de dois comprimidos.

    • Reply Daniele Leite abril 13, 2017 at 1:10 am

      Sabe Ruben, antes a empresa fabricante da Lactosil tinha um site informando sobre quanto colocar para cada alimento, mas depois veio a Anvisa e proibiu o uso dessa forma. Como eles não orientam assim eu também não incentivo ninguém a fazer, mas que funciona , funciona sim, pelo menos pra mim dá certo. Ainda não testei outras marcas sugeridas aqui nos comentários (Perlate é uma delas) porque ainda possuo um estoque bom de Lactosil em casa e enquanto não acabar não vou comprar outro produto. Eu não sei o que a Anvisa alega para proibir o uso da forma alternativa como fazemos, mas o fato é que liberou a enzima apenas para o preparo de leite, o que não vejo sentido, pois o que não faltam no mercado são opções de leite sem lactose. Não sei se a disputa é comercial, já que algumas empresas estão vendendo enzima aqui no Brasil em forma de comprimido mesmo e fica bem difícil competir com o Lactosil , pois o custo dele é bem mais barato que essas outras marcas cujo o pote chega a custar mais de 80 reais e se importando passa de R$100.

      • Reply Ruben José Cardia abril 13, 2017 at 2:30 pm

        Daniele, agradeço sua resposta. Realmente, aqui no Brasil, tudo é mais difícil. E para nós, o problema maior não é só a questão de tomar Leite. Muitas vezes, algumas marcas de leite indicadas como Zero Lactose, me causam algum desconforto e acho que só mudaram o rótulo, o qual antes informava: ‘Baixo Teor de Lactose’ (e não Zero). O problema maior é se alimentar fora de casa, com comidas que empregam leite no preparo, tais como Purê, doces, etc. Vi documentário mostrando que na Espanha, há Lei obrigando informações na Carta (Menu) do Restaurante, os prazos que podem ser consumidos por Celíacos e pelos intoletantes à Lactose. E também, grande número de estabelecimentos (Mercados, Docerias, Restaurantes) especializados em comidas e produtos só para os intolerantes e celíacos. Mas pela delicia e qualidade dos produtos, são procurados até por quem não apresenta problemas.
        Esperemos que algum dia a Johnson & Johnson ou outro Laboratório resolva vender aqui um comprimido de Lactase realmente dedicado para consumo simples, antes da refeição. Boa Páscoa a todos.

        • Reply Daniele Leite abril 13, 2017 at 4:37 pm

          Verdade Ruben. Certa vez comprei o leite em pó da Itambé e me deu dor de barriga.
          O Brasil não facilita a nossa vida de consumidor, só facilita a vida de quem vende.
          Indicaram-me o Perlatte, mas achei muito caro. Aqui na minha cidade custa quase 100 reais e só vem trinta comprimidos. Há ainda o Lactaid Fast, que é importado . Custa $11,00 na Amazon.com , mas aqui no Brasil algumas lojas vendem por até R$150, um absurdo.
          O Lactosil vêm com 30 sachês e pago menos de 40 reais.
          Não sabia que a Johnson & Johnson fabricava enzima. Vamos torcer para que chegue aqui.
          Uma boa Páscoa para você também!

  • Reply Lucila Maria Martins de souza maio 7, 2017 at 2:25 pm

    Daniele leite bom dia
    Não sei ainda o grau da minha intolerância posso usar o lactosil ou espero o que meu gastro vai dizer?

    • Reply Daniele Leite maio 8, 2017 at 4:40 pm

      Olá Lucila, o melhor é ver o que seu gastro tem a dizer. Você já o exame que confirma o problema?

  • Reply BÁRBARA FREITAS maio 21, 2017 at 2:28 am

    No caso eu comprei uma caixa de 30 tabletes, tenho que dissolver no leite?! Posso tomar como comprimido normal?!

    • Reply Daniele Leite maio 22, 2017 at 12:41 pm

      Bárbara, algumas pessoas dissolvem em água e bebem 15 minutos antes das refeições. Eu não encorajo fazer assim porque na embalagem diz que é só para preparo do leite. Muita gente usa e se sente bem, eu também uso assim, mas saliento que a empresa não recomenda e quem faz dessa forma o faz por conta e risco.
      Não é recomendado engolir com água.

  • Reply Laliana maio 29, 2017 at 2:57 pm

    Olá noa tarde eu uso o lactaid fast act, trouxe dos EUA mas, o meu acabou ele é muito pratico e nao precisa dissolver!
    Meu marido comprou pra mim os tabletes dispersiveis da aspen nunca usei por nao ter a mesma praticidade de tomar como um comprimido porém, acabei de ligar no 0800 da mesma e a atendente me falou que eles ja aconcelham a tomar como um comprimido e ingerir o alimento em seguida, eles nao indicavam e nem constava na bula mas, agora sim foi liberado junto a anvisa e as proximas caixas ja vem falando desta opção, adorei irei testar até comprar novamente meu lactaid fast!

  • Reply Helena Ferreira da Silva Miranda maio 31, 2017 at 1:32 pm

    Bom dia…
    gostaria de saber se esse produto serve pra quem tem intolerância também ao glúten, pois é a mesma enzima, a lactase…..

    • Reply Daniele Leite junho 1, 2017 at 2:13 pm

      Bom dia Helena, na verdade são duas coisas diferentes. A pessoa que possui intolerância ao glúten apresenta dificuldade ou incapacidade em digerir o glúten, que é uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada. O nome dessa condição é doença celíaca.
      Já quem possui intolerância à lactose apresenta dificuldades ou incapacidade de digerir o açúcar do leite: a lactose.
      Portanto, a enzima digestiva Lactosil e quaisquer outras usadas para intolerantes à lactose não servem para quem possui intolerância ao glúten. Inclusive a única medida segura para os celíacos é evitar a ingestão de alimentos com trigo, aveia, cevada e optar pelos feitos de farinhas de arroz, que são isentos de glúten.

  • Reply Ruben Jose Ramos Cardia junho 19, 2017 at 1:28 am

    Daniele, estive de férias em Portugal e Espanha e adquiri vários produtos. Segue cópia de parte de bulas. Por enquanto só usei e gostei o Nutira Forte Caps
    NUTIRA® Forte Caps – Lactase 9.000 FCC – 30 cápsulas / SALVAT / PT http://www.masvaleprevenir.pt
    Ingredientes: 9.000 FCC da enzima Lactase.
    Modo de usar: Recomenda-se a toma de uma capsula de Nutira® Forte Caps imediatamente antes de ingerir qualquer alimento ou fármaco que contenha ou possa conter Lactose. Se necessário, pode duplicar-se a dose. A toma máxima diária recomendada corresponde a 6 cápsulas.
    Um elevado número de pessoas, mais de 30% da população, sofre indisposições gástricas após a ingestão de leite ou de derivados lácteos, devido ao facto de, com a idade ou em consequência de alterações intestinais transitórias, não produzirem uma enzima denominada Lactase, que tem por função digerir a Lactose: o principal dentre os açúcares que compõem o leite e os produtos lácteos. Este défice enzimático produz uma intolerância orgânica aos alimentos com Lactose, cujos sintomas principais são: dor, distensão abdominal, diarreia e flatulência.
    Não exceder a dose recomendada. Guardar em local seco e afastado de fontes de calor. Manter fora do alcance de crianças.
    Convém saber ainda que: É importante antes de consumir um suplemento de lactase, verificar se contém no mínimo, 4.500 unidades enzimáticas expressas em FCC (Food Chemical Codex), a quantidade e codificação recomendada pelos organismos europeus de segurança alimentar.
    – Adequados para diabéticos e intolerantes à Lactose;
    – Se está grávida, consulte o médico antes de tomar Nutira mastigável ou Nutira Forte Caps.

    • Reply Daniele Leite junho 23, 2017 at 1:52 am

      Ruben, muito obrigada. É sempre bom saber das novidades. Seria bom se tivéssemos produtos assim no Brasil, pois sai bem caro quando importamos.

  • Reply Ruben Jose Ramos Cardia junho 19, 2017 at 1:55 am

    Daniele, continuando os comentários, segue outra parte de bula de LISOLAC, produto de Portugal (que ainda não experimentei).
    LISOLAC – 4.000 U ONPG Cápsulas / Tilactase / TECNIMEDE Sociedade Tecnico Medicinal S A / Rua da Tapada Grande n. 2, Abrunheira, 2710-089 SINTRA, PT
    1. O que é LISOLAC e para que é utilizado:
    Grupo Farmacoterapêutico: 6.6. Aparelho digestivo. Suplementos enzimáticos, bacilos lácteos e análogos; código ATC: A09AA04.
    LISOLAC está indicado na intolerância à Lactose.
    2. Antes de tomar LISOLAC:
    Não tome LISOLAC:
    – Se tem alergia (hipersensibilidade) à Tilactase ou a qualquer outro componente de LISOLAC;
    Tome especial cuidado com LISOLAC:
    – A utilização de Lactase aumenta a absorção de açúcares (glucose e galactose) podendo conduzir à descompensação em doentes com Diabetes Mellitus.
    Gravidez e Aleitamento:
    – Consulte seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Não existem dados suficientes sobre a utilização de Tilactase em mulheres grávidas.
    3. Como tomar LISOLAC:
    Tomar LISOLAC sempre de acordo com as indicações do médico.
    Tomar 1 a 2 capsulas com água, imediatamente antes da ingestão de qualquer alimento contendo Lactose (açúcar do leite).
    No caso de intolerância ao leite, as cápsulas podem, alternativamente, ser tomadas da seguinte forma:
    Adultos: Dissolver o conteúdo de 2 a 4 cápsulas em cerca de 200 ml de leite;
    Lactentes: Dissolver o conteúdo de 1 a 2 cápsulas em cerca de 150 ml de leite; para quantidades superiores, dissolver o conteúdo de 2 a 4;
    Para evitar a degradação da enzima no estômago, não tomar LISOLAC com muita antecedência relativamente à ingestão do alimento contendo Lactose.
    4. Efeitos Secundários Possíveis:
    Não conservar acima de 25 °C. Manter fora do alcance e da vista de crianças.
    5. Como tomar LISOLAC:
    Não são conhecidos efeitos indesejáveis.
    6. Outras Informações:
    Qual a composição de LISOLAC:
    – A substância ativa é TILACTASE. Os outros componentes são: Dextratos; Amido de milho; Estearato de magnésio; Dióxido de titânio (E 171) e Gelatina.
    Qual o aspecto de LISOLAC e conteúdo da embalagem:
    LISOLAC apresenta-se sob a forma de cápsulas brancas opacas, acondicionadas em blister de PVC/Alu, em embalagens de 20 e 60 cápsulas.

  • Reply Ruben Jose Ramos Cardia junho 19, 2017 at 2:00 am

    Daniele, o terceiro comentário é sobre LACTASA, produto espanhol, que ainda não experimentei. Tirei foto das embalagens dos quatro produtos, para conhecimento, mas não dá para colocar aqui. Teria de ser por e-mail.
    LACTASA Enzima – 60 Vcaps / NATURLIDER / ES
    http://www.naturlider.com
    Ingredientes: 450 mg de Lactasa (10.000 ALU); Antiaglomerantes (Estearato de magnésio y Dióxido de silício); Envoltura: (Gelatina vegetal).
    Presentación: 60 cápsulas de 571 mg.
    Cantidad Diaria Recomendada: 2 cápsulas al dia.
    Modo de Empleo (usar): Se recomenda la ingesta de 1 capsula antes de la ingestión de produtos lácteos.
    Advertências: Mantener fuera del alcance de los niños. No superar la Dosis Diária Recomendada.
    Conservar em lugar fresco y seco.

  • Reply Manú julho 25, 2017 at 5:18 pm

    Olá…Boa tarde!
    Descobri a intolerância a lactose a pouco tempo também, ainda estou me adaptando. Minha gastro me passou Lactosil comprimido, me deu até umas amostras grátis e ela me ensinou a dissolver antes de ingerir o alimento e tomar logo depois ou colocar na boca e deixar desmanchar. Tomo muito pouco só quando não estou em casa mais acho muito complicado ter que desmanchar, às vezes até evito comer fora de casa. Mais quando tomo da super certo, ela me indicou outros que não precisa desmanchar.
    Queria dicas de alimentos que substitua as proteínas do leite.
    Amei o blog.

    • Reply Daniele Leite julho 26, 2017 at 5:09 pm

      Boa tarde Manu, eu estou começando a reduzir o leite de vaca na minha alimentação. Carrego a enzima comigo no caso de comer fora, mas em casa não bebo mais leite. Estou usando pasta de amendoim com mel no da manteiga de leite de vaca. O leite entra em pouquíssimas preparações, como uma panqueca, um bolo, e estou usando o ninho em lata sem lactose. Além da intolerância eu sou alérgica e vi que depois que diminuí a ingestão de leite até minhas espinhas deram uma trégua. A rinite e a sinusite também regrediram, enfim, vai muito alem da lactose, para algumas pessoas o leite não é saudável.
      Fico feliz que tenha gostado do meu Blog. Seja bem-vinda e volte sempre!! Bjs!

  • Reply Filipe julho 28, 2017 at 1:37 pm

    Boa tarde! Eu uso o Lactosil comprimidos, tomo dois antes de comer algo que tenha lactose, não sei se estou fazendo certo, alguém mais toma desse jeito ou poderia tirar essa dúvida minha, o médico indicou tomar dois quando for comer pizza por exemplo, mas pelo que li nos comentários ninguém aqui faz isso, fiquei sem saber se estou fazendo certo ou não. Obrigado.

    • Reply Daniele Leite julho 31, 2017 at 12:40 am

      Filipe, depende da versão que você esteja usando e da sua intolerância. No meu caso só 1 (de 10.000) basta, mas sempre 20 minutos antes. A Bula não orienta que se faça dessa forma, mas que se use só para o preparo do leite, mas praticamente todo mundo dissolvendo na água e bebendo antes de comer algo com leite ou ainda, quando não dá para dissolver, polvilhando o sachê em pó na comida (esse método é menos eficaz). Bom, essas são as gambiarras que faço para não ter dor de barriga e os outros incômodos causados pela intolerância ao fazer uso do Lactosil.

      • Reply Filipe julho 31, 2017 at 11:35 am

        Bom dia, muito obrigado pela resposta, me deixou só uma dúvida. O correto é dissolver o comprimido? eu tomo como qualquer outro comprimido normal, ponho na boca e engulo com água, nada mais, isso é errado?

        Obrigado pela atenção.

        • Reply Daniele Leite julho 31, 2017 at 12:52 pm

          Oi Felipe, tem que dissolver sim, só depois você bebe e tem que aguardar uns vinte minutos. Mas assim, até onde sei a Aspen não incentiva o uso dessa maneira, por causa da Anvisa. Muita gente usa assim , inclusive eu, mas é por conta e risco. Embora até hoje eu não tenha tido problemas, não incentivo. Mas até os médicos estão liberando então né? Vai ver essa proibição da Anvisa tenha a ver com interesses comerciais, já que outras empresas vendem aqui praticamente a mesma coisa que o Lactosil mas em comprimido normal e o fazem 3 vezes mais caro…

          • Filipe julho 31, 2017 at 12:59 pm

            Obrigado, caramba não fazia idéia disso, até por que lembro bem que o médico não citou dissolver, mas quando pesquisei percebi que muita gente fazia isso, vem 30 comprimidos, eu vinha tomando 1 ou 2 antes de comer algo com lactose. Obrigado pelas respostas. Nem imaginava que dava pra dissolver esse comprimido.

          • Daniele Leite julho 31, 2017 at 1:01 pm

            Por nada Filipe, qualquer dúvida, só perguntar. O que eu souber eu respondo!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.