CONHEÇA O TEATRO JOSÉ DE ALENCAR


 
 
Hoje foi um dia abençoado pela graça de Deus. Fomos com os nossos queridos amigos Rocicler e Leandro, ao teatro José de Alencar, para uma visita guiada neste que é um monumento histórico do Ceará. 
O teatro fica localizadona Rua Liberato Barroso, 525, no centro de Fortaleza. A visita tem um custo de R$4,00  a inteira . Estudantes pagam meia entrada, mediante comprovação que pode ser feita por carteira de estudante ou declaração.
 

Bom, vamos conhecer um pouquinho da história e  da arquitetura do teatro?
 
O teatro José de Alencar foi inaugurado em 17 de junho de 1910. O Brasil era governado por Ernesto Geisel e o Ceará por César Cals de Oliveira Filho. Devido à sua riqueza artística, o teatro José de Alencar foi tombado como patrimônio nacional em 1964.

O teatro José de Alencar segue as linhas neoclássicas e art noveau. O conjunto original do teatro é formado por duas construções: a primeira é um “foyer” de dois pavimentos construídos em alvenaria e pedra. Posterior ao “Foyer” está a sala de espetáculos propriamente dita, que é uma construção que reúne alvenaria e estruturas de ferro, as quais foram confeccionadas em Glasgow, pela empresa Walter Macfarlane &Co. A fachada principal é em estilo “art nouveau”.
 
“Foyer”  (ao lado das escadas há uma espécie de passarela que ligava o foyer à parte interna do teatro, onde aconteciam os espetáculos. Essa divisão tinha o intuito de conferir aos nobres a garantia de que não se misturariam aos populares, mas hoje nós podemos usufruir desse espaço.


 Parte interna do “Foyer” (detalhe do lustre)
 
 Parte interna do “Foyer” (teto)


 

 Eu e minha paixão por pianos, apesar de não tocar nada rsrs ( piano de cauda curta, dentro do “Foyer”)


Piano de cauda longa situado debaixo do palco, na parte inferior do teatro.
 
Encontramos também no interior do teatro o tradicional ladrilho hidráulico, revestimento artesanal feito à base de cimento, que continua desde a sua origem agregando valor histórico ao monumento. Eu fiquei maravilhada em saber que o piso é original. Trata-se de um revestimento de mais de cem anos que continua preservado.
Ladrilho hidraúlico

 

O teatro está passando por uma reforma, mas isso não nos impede de apreciar as riquezas e belezas de sua estrutura, como o teto em alvenaria e com forro em madeira pintada com motivos ligados à musica.

 

Teto do teatro 
Há ainda um jardim , que ocupa todo o espaço vizinho ao Teatro, e que foi imaginado pelo autor do projeto arquitetônico do teatro, o capitão Bernardo José de Melo, contudo só foi construído décadas após a inauguração, em uma reforma realizada em 1975.
 

 

 

 

 

 

Para fechar o post, uma foto dos casais!!! Foi um dia agradável para a glória de Deus e agradecemos a Ele a oportunidade!

 
Espero que tenham gostado do post e que façam uma visita ao teatro. Com toda certeza vocês não irão se arrepender. É muita arte e muita cultura por um preço pequeno e lembrando que todo dia 17 de cada mês, aniversário do teatro, a visita guiada é gratuita.
 

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.