Conversando com C.S.Lewis

Livro Conversando com C.S.Lewis: confira a resenha

Livro Conversando com C.S.Lewis: confira a resenha

C.S. Lewis é dos meus autores preferidos. Não só pelas publicação de “As Crônicas de Nárnia”, mas por sua forma de escrever, conseguindo brilhantemente reunir ensinamentos importantes de vida e do Cristianismo em seus escritos. Poucos autores conseguem tocar a alma dos seus leitores. Acredito que C.S.Lewis seja um deles.

Eu já tinha colocado esse livro na minha lista de leitura de 2017 e assim que vi uma oportunidade de preço incrível eu o comprei. Não comprei o livro impresso, comprei a versão para Kindle e literalmente devorei o livro em poucos dias.

“O gênero humano não pode suportar muita realidade”. Precisamos de uma maneira de focar, ou de tecer os fios para revelar um padrão. Caso contrário, tudo parece caótico – borrado, fora de foco e sem sentido.

O livro

O livro é divido em oito capítulos e conta ainda com dois apêndices, um com indicações de livros e outro com uma apresentação sobre C.S Lewis.

A seguir vou colocar o nome de cada capítulo e alguns trechos que destaquei durante a minha leitura:

1 – O grande panorama: C.S.Lewis e o significado da vida

Os seres humanos são criaturas em busca de sentido.No fundo, dentro de todos nós há um desejo de descobrir o que é a vida e o que viemos fazer aqui.

“O gênero humano não pode suportar muita realidade”. Precisamos de uma maneira de focar, ou de tecer os fios para revelar um padrão.

2 – “Velhos amigos em quem confiar” : C.S.Lewis e a amizade

Em uma boa amizade, cada membro com frequência sente humildade em relação aos outros. Cada um vê como os outros são esplêndidos e se considera sortudo por estar entre eles.

Todos nós precisamos de amigos, pessoas que cuidem de nós, que possam compartilhar nossos momentos de alegria e que nos apoiem em momentos de necessidade e dificuldade.

3 –  Um mundo em forma de história: C.S.Lewis fala sobre Nárnia e a importância das histórias

A história na qual acreditamos estar tem um enorme impacto sobre o modo como vivemos.

É tão fácil aceitar, ficar cativo, preso a um modo de pensar, que isso nos impede de ver as coisas como elas realmente são e de nos tornarmos as pessoas que estamos destinadas a ser.

 

4 – O Senhor e o Leão: C.S.Lewis fala sobre Aslan e a vida cristã

Existe mais vida do que o que vemos ao nosso redor. Precisamos nos libertar desse “encantamento do mal”. Para Lewis, a chave se encontra tanto em nossa imaginação como em nossa razão.

É impossível não captar as alusões de Lewis às narrativas do Evangelho sobre os encontros entre Jesus Cristo e os indivíduos – como o encontro com Zaqueu e a mulher no poço.

5 – Falando sobre fé : C.S.Lewis e a arte da Apologética

As três principais tarefas de apologética podem ser definidas como defender, enaltecer e traduzir nossa fé.

“Se eu encontrar em mim mesmo um desejo que nenhuma experiência neste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que eu fui feito para outro mundo

 

6 – Um amor de aprendizado: C.S.Lewis e a educação

Para cada aluno que precisa ser protegido de um leve excesso de sensibilidade, existem três que precisam ser despertados do sono da fria vulgaridade. A tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, e sim irrigar desertos.

7 – Superando o sofrimento: C.S.Lewis e o problema da dor

A dor, portanto, ajuda a desfazer a ilusão de que “está tudo bem”, permitindo a Deus fincar a bandeira da verdade dentro de uma fortaleza rebelde.

8 – “Para cima e avante!” C.S.Lewis fala sobre a esperança e o paraíso

Os cristãos que fizeram mais pelo mundo atual eram apenas aqueles que pensavam mais no outro mundo.

Quer ler um amostra?

capa do livro Conversando com C.S.Lewis

Para ter uma ideia do livro , baixe o aplicativo Kindle para Android ou IOS. Outra possibilidade é adquiri o seu Kindle. Vai por mim se você gosta de ler, vai amar esse negócio. A melhor parte é poder levar os seus livros prediletos para qualquer lugar sem ter que carregar a estante de casa.

O que eu achei do livro

Bom, eu amei esse livro. Além de entender mais sobre o autor, o livro me fez refletir sobre as questões básicas da fé, do sofrimento, dos propósitos de Deus.

Não é agradável sofrer, mas parece que para muitos não há outra alternativa para se chegar a Deus, principalmente os mais apegados às filosofias deste mundo, como fora o próprio C.S.Lewis, outrora ateu, depois teísta e finalmente cristão.

É uma leitura que proporciona um rico aprendizado sobre a questão da amizade, do amor e da fé e também da esperança que nós cristãos temos em nosso corações: a de que existe um paraíso preparado para aqueles que confiam em Cristo.

Todas essas questões são debatidas à luz de um grande servo de Deus, cuja a vida é o cenário para a construção de nosso aprendizado. Vale a pena ler!

Detalhes do produto (livro impresso)

  • Capa comum: 224 páginas
  • Editora: Pórtico; Edição: 1ª (1 de setembro de 2014)
  • Idioma: Português
  • Dimensões do produto: 20,8 x 13,4 x 1,8 cm

Palavra do dia:E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. Eclesiastes 12:12

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.