CUIDADO COM A PREGUIÇA

” Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho, um leão está nas ruas. Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim, o preguiçoso, no seu leito. O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca. Mais sábio é o preguiçoso aos seus próprios olhos do que sete homens que sabem responder bem” 
(Provérbios  25:13-16)

 

Tenho visto muitas pessoas reclamarem da vida, dizendo que não têm isso , que não aquilo outro. Muitas dessas pessoas são invejosas e deprimidas. Têm a autoestima baixa e sempre estão querendo ter o que é de outrem. Algo em comum que observei é que tais pessoas se negam a crescer, a mudar , a progredir. Têm preguiça de acordar cedo e não se dedicam ou concluem nada do que lhes é proposto. Mas estão sempre prontos a criticar quem trabalha e procura fazer o que é certo. Adoram presentes, mas detestam presentear.


O preguiçoso vive inventando desculpas. 
Não tem iniciativa e espera que todo mundo o sirva, 
mas não gosta de servir ninguém. 
Tem espírito crítico para com todos, 
mas não para consigo mesmo.

” A preguiça faz cair em sono profundo, e o ocioso vem a padecer fome. Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás do seu próprio pão.” (Provérbios 19.15; 20.13)

Não é errado descansar das fadigas diárias. Precisamos restaurar nossos corpos depois de um dia de trabalho. Mas a Bíblia no alerta a não amarmos o sono. Mas aquele que aproveita qualquer intervalo de tempo para dormir se oxida. Nosso corpo é uma máquina que necessita estar em movimento. Precisamos exercitar corpo e mente . Com certeza não é dormindo excessivamente que o faremos.

 

Agora uma pergunta:
Será que a preguiça é pecado? Podemos dizer que sim! A preguiça desagrada a Deus e conduz o homem à ruína. Leva-o a cometer outros pecados, como inveja e maledicência. Não devemos andar ociosos, nem ansiosos!! Acredito que a ociosidade leva à ansiedade. Tenho conversado com muitas pessoas ociosas que são ansiosas e sempre aconselho que trabalhem, ocupem a mente, façam um curso, ou coisa assim. Eu também já fiquei ociosa e ansiosa por um período, graças a Deus ele foi bem curto, mas me fez aprender muita coisa.  E nada como as próprias experiências e também as experiências de outrem para nos ajudar a mudar e por conseguinte ajudar a outros.

 

Devemos aproveitar o privilégio que é a vida. O privilégio que é pertencer à família de Deus. Podemos honrá-lo e glorificá-lo sendo diligentes, ativos, promissores, procurando ser os melhores naquilo que fazemos e se nada fazemos ainda, procurar fazer. Trabalhar, crescer, vencer e louvar a Deus com nossas vitórias e pelas nossas vitórias. Mas Deus não fará o que é mister que façamos, mas com certeza ele nos ajudará.

 

“…Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor , teu Deus , é contigo, por onde quer que andares” (Josué 1:9)
Fonte da imagem: pantokrator.org.br
Espero que tenham gostado da reflexão de hoje!Que Deus lhe conceda um dia abençoado!

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.