CUIDADOS BÁSICOS PARA QUEM USA LENTES DE CONTATO

Desde que tive um conjuntivite papilar ocasionada por uso excessivo de lentes de contato (foram 18 horas seguidas com a lente) que passei a ter cuidado redobrado com o uso das lentes e obedecer algumas regras que tem me feito ficar longe de problemas:

1. Lavar as lentes antes de guardar no estojo
Por mais cansada que você esteja, esse é um passo que você não pode ignorar jamais. Além de evitar contaminação, lembre-se que sua lente estará prontinha para o uso sempre que você seguir esse passo.
 
2. Trocar a solução do estojo todas as vezes que for guardar a sua lente
Por mais que você tenha limpado a lente antes de guardá-la, podem permanecer algumas impurezas que vão ser removidas durante a permanência da lente dentro da solução de limpeza. Reaproveitar essa solução suja é anular todo o trabalho de limpeza que você teve ,e expor suas lentes e seus olhos à bactérias e fungos.
 
3. Lavar o estojo 1 vez por semana
Lave sempre o seu estojo com detergente neutro e depois deixar secar ao sol ou em ambiente arejado. Isso também evita contaminação.
 
4. Não use a lente por um período excessivo
Como já falei no início do post, eu tive uma condição chamada conjuntivite papilar, que é uma espécie de alergia a lentes de contato, geralmente causada pelo uso excessivo (Eu passava até 18 horas ou mais com as lentes e um dia cheguei a dormir com elas). Meus olhos ficaram vermelhos , inchados e com secreção tal qual uma conjuntivite comum, mas ao ir ao consultório, depois da bendita anamnese, o diagnóstico foi de conjuntivite papilar. Passei um longo tempo sem lentes e quando voltei a usar cerquei-me de manter todos os cuidados necessários para evitar o problema e o essencial é usar menos as lente. Eu sempre escolho um turno, manhã, tarde ou noite e vou revezando com o óculos.
 
5. Não use soro fisiológico para limpar as suas lentes
Soro fisiológico não desinfeta, pelo contrário, sua composição(água destilada e cloreto de sódio), faz exatamente o inverso, propicia um ambiente convidativo para bactérias e fungos.
 
 
6. Maquie-se sempre depois de colocar as lentes
Aplicar maquiagem só depois de colocar as lentes evita que resíduos entrem em contato com as lentes e possam arranhar a córnea ou infeccionar os seus olhos. Para remover a maquiagem, sempre retire as lentes primeiro.
 
7. Anote em um caderninho ou agenda a validade da lente
Como eu uso lentes descartáveis, gosto muto de anotar o dia em que comecei a usar, do contrário acabo esquecendo e passo mais que dois meses com o par de lentes. lentes vencidas são um perigo. Assim que você abre o seu estojo de lentes novas ela já começa a estragar. A lente vencida é um poço para cultura de fungos e bactérias e pode culminar para casos graves onde é necessário até transplante de córnea.
 
Procure um oftalmologista se observar alguns desses sinais:
– Olhos muito vermelhos ou inchados
– Ardência  e coceira em excesso
– Dor nos olhos
– Fotofobia (aversão ou sensibilidade à luz)
– Visão em neblina (vista embaçada)

 

– Arco-íris, reflexos ou halos ao redor das luzes 
 
SEMPRE SEJA ACOMPANHADO POR UM PROFISSIONAL

Cuide bem dos seus olhos e tenha um dia abençoado, cheio da graça de Deus.

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.