Cuidados com a pele: para uma pele mais bonita, mesmo com imperfeições

Cuidados com a pele: para uma pele mais bonita, mesmo com imperfeições

Quem nunca sonhou com a pele de pêssego das moças bonitas das capas de revistas? Eu já, até ver que nem elas conseguem manter aquele ideal platônico de perfeição. Isso não significa que, quando descobrir o engodo ,  deixei de cuidar da minha pele, pelo contrário, pois alguns cuidados com a pele são essenciais se não quisermos ver problemas simples ficando mais sérios.

Eu só passei a ter uma perspectiva diferente e não me cobrar tanto,  passei a cuidar da pele de modo mais realista e não mais daquela forma obcecada, comprando uma pilha de produtos e gastando dinheiro em tratamentos paliativos que só faziam uma maquiagem no problema.

Se queremos uma pele mais jovem e bonita, devemos começar a consertar as coisas por dentro, porque quanto mais sujo estiver nosso organismo, mais isso se refletirá na nossa pele. Não importa se sua pele é jovem ou madura é necessário identificar como ela se comporta, ou seja, conhecer os seus ritmos naturais e fazer escolhas saudáveis para auxiliá-los.

Conhecendo os ritmos da pele

A pele tem seu próprio ritmo e conhecer esses ritmos faz toda diferença na hora de cuidar melhor desse órgão. Vamos ver como a pele normal se comporta pela manhã, à tarde  e à noite.

Pela manhã: A pele é menos propensa a absorver produtos, por isso esse não é um bom horário para aplicar cremes e seruns, tampouco máscaras nutritivas.

Por volta do meio-dia a secreção de sebo está no seu auge e pessoas com eu , com pele oleosa , podem ficar com o rosto extremamente celestial rsrs, brilhando. Para impedir que as sujidades grudem, lavar o rosto nesse horário e aplicar um bom protetor solar com efeito seco ajuda bastante.

À tarde: A pele está mais calma  no final da tarde. Aproveite o horário entre 16:00h e 17:00 h para aplicar séruns nutritivos, pois nesse intervalo a pele absorve bem esses produtos.

À noite: à medida que anoitece a temperatura da pele eleva-se , portanto os poros ficarão mais dilatados. Nada de agredir ainda mais a pele com produtos esfoliantes, exceto se sua pele for acneica e tais produtos tenham sido recomendados pelo seu dermatologista.  Use o seu creme noturno habitual, e nada de aplicar em excesso.

Mantendo hábitos saudáveis

produto natural

Fazer escolhas saudáveis ajuda muito a manter a saúde em dia, não só da sua pele , mas do seu organismo como um todo. Aqui vão alguns hábitos que podem ajudar a ter uma pele mais bonita:

1 -Procure dormir o suficiente

Dormir bem é fundamental, pois a privação de sono faz você oxidar. Não esteja atento apenas ao números de horas. Lembre-se que cada pessoa possui o seu ritmo, seja fiel a ele. Eu preciso de sete a oito horas, quando durmo menos que isso fico imprestável rs.

2 -Diminua o estresse

Estresse demais aumenta os níveis de cortisol, um hormônio que está diretamente envolvido na resposta ao estresse. Apesar de ser um hormônio importante para nosso organismo,o excesso dele está ligado ao aumento de radicais livres e oxidação celular e pode causar envelhecimento precoce.

3 -Beba água com sabedoria

Um organismo sedento de água, enruga em todos os sentidos. Não é só a pele que sofre. Se você estiver bem hidratada, sua pele ficará mais  bonita, com viço e os mecanismos de regulação de calor funcionarão melhor. Você notará que até aquele aspecto brilhante diminuirá. Faça o teste. Beba ao menos 2 litros de água por dia e veja a diferença.

4 -Use bons produtos

Prefira produtos sem substâncias irritantes e polêmicas como parabenos, óleo mineral e benzofenona. Já falei de alguns ingredientes que devemos evitar nos cosméticos (VER POST) em postagens anteriores aqui no blog.  Quanto mais natural e menos química,  melhor.

5 -Alimente-se bem

A nossa dieta tem grande influência na saúde da nossa pele. Dieta ricas em açúcar fazem a pele envelhecer, mas em contrapartida , uma alimentação rica em ômega-3 protege a pele contra os danos solares e contra a acne. Procure ingerir azeite de oliva,  e faça um creminho de abacate (rico em vitamina E)amassado com aveia, adoçado com mel, além de ser uma delícia de comer também serve como máscara facial.

Convivendo com o seu tipo de pele

Eu tenho a pele muito oleosa e isso me fez ganhar espinhas e marcas de acne, mas aprendi a ficar contente com a minha pele e a conhecer melhor o seu ritmo de funcionamento. O envelhecimento da pele envolve fatores internos e externos, por isso estou tendo o cuidado de sempre aplicar protetor solar e manter uma alimentação balanceada.

Tenho visto pequenos resultado que já me fazem muito feliz. Vez ou outra recorro a tratamento mais abrasivos com supervisão médica, como o peeling de diamante, mas sem abusar.

Gosto muito de testar produtos, mas sempre seguindo uma linha, um propósito. Nada de ficar testando tudo o que aparece, mas procuro priorizar aquelas marcas que não usam ingredientes duvidosos em suas formulações.

Assim vou convivendo com a minha pele, mudando o que posso , dentro de limites racionais e tendo o cuidado de não ficar refém da beleza perfeita e acabar prejudicando a saúde por conta da estética. Acho que há coisas mais importantes, mas se cuidar faz bem, contanto que seja feito de forma saudável, em todos os sentidos.

Espero que tenha gostado do post. Se quiser deixar seu comentário eu vou ficar feliz! Grande abraço!

Palavra do dia :  A língua mentirosa odeia aqueles a quem fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína. Provérbios 26:28

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.