CASAMENTO SUSTENTÁVEL: OPÇÕES PARA DECORAÇÃO

Os casamentos atuais vêm sendo celebrados de forma mais personalizada. O tradicionalismo ainda está presente em muitas cerimônias, porém vemos que a cada dia novas opções conquistam os noivos, que desejam um casamento com a sua cara, do seu jeito, que exprima aquilo em eles acreditam. Nessa lista de casamentos personalizados, apresentamos o casamento ecológico, também chamado de Friendly-eco. O objetivo dessa celebração é realizar uma festa com o menor impacto ambiental possível, o que pode ser conferido nos convites e até nas fotos!!!
 
Sustentabilidade até nos convites de casamento
Seguindo princípios básicos de sustentabilidade, o casamento ecológico procura utilizar elementos ecologicamente corretos como papeis reciclados, móveis de madeira, adornos feitos de materiais reciclados como garrafas pet.
Para economizar no papel do convite, a opção é enviá-lo online ou ainda em papel reciclado.

Há alguns sites que disponibilizam um serviço gratuito para você confeccionar o convite e enviá-lo por e-mail aos seus amigos, ou se desejar, você pode salvar o convite e imprimir em papel reciclado.
http://www.weddingchicks.com/ que foi indicação da minha cunhada, tem uma série de opções de convites, além de inúmeras ideias para você se inspirar e fazer uma bela decoração de casamento. 
Outro site que indico é o http://www.celebrations.com/  no menu http://www.celebrations.com/gallery/collection/save-the-dates você pode escolher entre diversas opções de save the date e enviá-los para os seus amigos do facebook, estes confirmam presença no seu casamento e você tem o controle de quem aceitou seu convite. Lembrando que este site oferece modelos gratuitos e pagos. Abaixo, um exemplo de um dos Save the Date que o site fornece: 
 
Você pode alterar seus dados , colocar a data e o local da cerimônia e controlar tudo online. 
Outros itens ecologicamente corretos

 

Há noivas que ousam até no vestido e optam pela cor verde.Outra opção é o vestido feito com fibra de bamboo.

casamento verde- vestido de noiva moderno e verde

O buquê pode ser feito de garrafa PET. O modelo abaixo é da design Marie Araújo FACEBOOK DA DESIGNER)  que mora aqui em Fortaleza. Achei super delicado e chique, além de ter sido feito com o reaproveitamento de garrafas PET.
Créditos : Designer Marie Araújo (FACEBOOK MARIE ARAUJO)
Decoração
O ambiente e a decoração  podem ser idealizados para serem totalmente sustentáveis. A iluminação feita com velas, que  além dar um charme, gasta menos energia elétrica, é uma boa opção.

 

 
Aproveite a natureza do próprio espaço para compôr a decoração. Se possível , não corte de flores ara decorar,  prefira árvores plantadas em vasinhos personalizados.
 Casamento feito ao livre , aproveitando a exuberância da paisagem natural

 Exemplo de decoração Friendly-eco – Mesa

 Decoração ecológica inserindo elementos rústicos

 

Lembrancinhas de casamento
Você pode oferecer como lembrancinha mudas de plantas já prontinhas, há diversas formas de fazer, seja em saquinhos ou em pequenos vasos, ou ainda entregar para o convidado as sementes para que ele plante onde quiser e como desejar. Uma outra opção é além das sementinhas, entregar um mini-vaso e terra. Logo abaixo você terá várias opções de lembrancinhas ecológicas:

 

 

Incentive a carona ou o transporte compartilhado

Por fim, incentive a carona como meio de transporte para o casamento. Uma van pode ser fretada, caso a maioria dos convidados não possua carro e a cerimônia seja muito longe. É uma maneira de economizar e estreitar os laços de amizade, ou até fazer novas. Uma amiga minha que casou há mais menos uns oito meses deu a sugestão de alugarmos uma van para irmos ao seu casamento. Se eu fosse pagar um táxi, (pois de ônibus ficaria inviável, visto que era longe e Fortaleza é uma cidade muito quente, chegaria amarrotada e irreconhecível ao casamento), gastaria uns sessenta reais. Com o transporte fretado, gastei vinte reais e ainda fui com todos os amigos. Se fôssemos dividir um táxi ficaria desconfortável e caro, pois o motorista teria que passar na casa de cada convidado e só caberiam quatro pessoas. A van que foi alugada era espaçosa e com cadeiras confortáveis, além , claro ,do ar-condicionado.
Espero que tenham gostado das dicas!!!
Daniele Leite
 
 

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.