Desodorante faz mal? Veja os perigos

Desodorante faz mal? Veja os perigos

O desodorantes não impedem a sudorese, mas atacam as bactérias que dele se alimentam. Esse processo de fermentação do suor pelas bactérias é que ocasiona o mau cheiro. Para impedir isso, muitos desodorantes possuem álcool e muitas vezes até substâncias bactericidas em sua formulação, como o triclosan, um verdadeiro veneno para a sua saúde.

O triclosan é uma substância que impede o desenvolvimentos de bactérias e já foi associado à perda de peso e à diarreia em seres humanos. No seu desodorante ele vai atacar as bactérias ao pontos de torná-las tão resistentes (se você usa muito) que o mau cheiro do seu suor ao invés de desaparecer , ficará cada vez mais insuportável, pois as bactérias não ficarão mais sensíveis ao triclosan.

Os antitranspirantes

Os antitranspirantes são ainda piores que os desodorantes pois possuem muito alumínio em sua composição, o que, em concentrações altas, pode acarretar problemas renais. Quem já apresenta mau funcionamento renal deve passar longe desse tipo produto.

Além do alumínio, o desodorantes podem conter parabenos, que são conservante com potencial alergênico alto, capazes de irritar a sua pele e mimetizar as células de estrogênio( um perigo para nós mulheres).fazendo com que o corpo interprete as moléculas de parabenos como se fossem o hormônio feminino em demasia no corpo. Essa atividade estrogênica pode induzir o surgimento de tumores.

 Nada de segurança

A conclusão é que nem os desodorantes , nem os antitranspirantes são seguros para o ser humano. Mais uma vez a indústria comercializa produtos duvidosos , utilizando matérias primas baratas e não investindo e pesquisa para minimizar os riscos de seu produtos.


Alternativas ao desodorante comum

Como alternativa ao uso dos desodorantes tradicionais do mercado , cheios de substâncias duvidosas temos algumas receitinhas caseiras utilizadas na época das nossas mães e avós. O leite de magnésia, que nada mais  é que uma mistura de hidróxido de magnésio com água, é  capaz de neutralizar os ácidos carboxílicos que compõem o suor e, com isso, evitar o mau cheiro das axilas. Não é antitranspirante, mas um desodorante eficaz.

Já testei e realmente funciona.Para usá-lo basta embebecer um chumaço de algodão com o produto e aplicar de uma a duas camadas nas axilas secas. Você pode também aproveitar um vidro de desodorante roll-on para facilitar a aplicação.

Mas se você quer algo que além de desodorizar, perfume, aqui vai uma receitinha de desodorante natural para você fazer em casa:


Receita de desodorante natural

Ingredientes:

4 colheres(sopa) de óleo de coco

4 colheres(chá) de bicarbonato de sódio

2 gotinhas de óleo essencial de cravo

 

Modo de preparar:

 

Misture todos os ingredientes num potinho (compre um potinho com tampa pequeno) e leve à geladeira até endurecer. Guarde essa mistura na geladeira e sempre que for manipulá-la para uso utilize uma pazinha. Você pode usar palitos de picolé que são vendidos em pacotes com várias unidades. O bom é que quando descartados não poluem o meio ambiente. Veja a ação de cada elemento do seu desodorante natural:

Dica: prefira o óleo de coco orgânico para fazer sua receita. O meu eu comprei na Mundo Verde por R$29,00. 



Fontes de pesquisa:

http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2014/05/23/especialistas-alertam-para-o-uso-seguro-de-desodorantes
http://gizmodo.uol.com.br/antitranspirantes-males/

Palavra do dia: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Eclesiastes 3:1

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.