saia longa

Dicas para baixinhas (como eu) usarem saia longa

Dicas para baixinhas (como eu) usarem saia longa

 

Não sou muito apegada, quando o assunto é moda,  a questões excludentes tipo não pode isso , não pode aquilo.

Acredito que todos são livres para expressar seu estilo, mas também creio que os excessos devem ser evitados e claro uma ajudinha para equilibrar a silhueta sempre é bem vinda.

A saia longa para as baixinhas

Durante muito tempo houve preconceito com relação às mulheres de baixa estatura no sentido de preconizar o que eles poderiam ou não vestir. A saia longa é um clássico exemplo disso, pois era um dos itens que era praticamente proibido para mulheres como eu, de pequena estatura.

Para nós, mulheres baixinhas (digo isso porque tenho apenas 1,56 cm) parece que a moda é um pouco excludente. Não existe, ao menos na minha cidade, uma loja que favoreça nosso tamanho, tudo é pensado para um padrão que está muito além da nossa estatura.

Quem já não comprou uma calça jeans e teve que ajustar a barra a ponto de perder algum detalhe que nela se encontrava? Eu já. Mas nada que uma boa costureira ou nós mesmas não possamos resolver.

Valorize-se sempre

Digo de antemão que você nunca deve deixar de se valorizar por ser baixinha. Eu já vivi um fase que queria andar de salto sempre. Até o chinelinho do dia-a-dia tinha que ter saltinho, porque eu me sentia inferior.

Graças a Deus essa fase passou. Com relação às saias longas, nunca deixei de usar por ser baixinha, mas sempre optava pelos saltos altos. Hoje eu uso rasteira com saia longa sem medo e vou equilibrando cores e modelos para não dar aquele ar de pessoa achatada pelo look.

O mais importante é que você se sinta bem na roupa que está vestindo. Para criticar sempre existirá alguém, portanto saiba conviver com isso e não dê muita audiência, pois dependendo da origem da crítica é melhor nem considerar.

 Dicas

Algumas dicas básicas que ajudam na hora de compor um visual saias longas, para nós que somos pequeninas. Vamos ver quais:

1. Escolha as cores certas

Um tom uniforme alonga a silhueta, portanto se você escolheu uma cor escura para a saia, opte por tons semelhantes na parte de cima, para equilibrar.

Quando eu não faço essa opção e contrasto as cores, capricho no salto. No caso das saias coloridas ou estampadas, prefira estampas pequenas, pois saias com estampas maiores fazem você parecer mais larga e menor.

2. Escolha da blusa

Muito se fala em decote V para alongar a silhueta, mas como sou magrinha e o decote V emagrece, eu prefiro combinar com os decotes redondos mesmo.

Mas para quem acha que está acima do peso, combinar o decote V com uma saia longa e um salto alto, optando por tons parecidos, confere um efeito é ótimo. Colocar a saia na altura da cintura com a blusa por dentro e marcando a cintura também ajuda a alongar.

3. Acessórios

Para alongar a silhueta aposte nos colares bem compridos, mas sem exageros. Procure não carregar demais o look. Os colares compridos dão a aparência de um pescoço mais longo, o que contribui nos deixar um pouquinho mais altas.

4. Calçados

Nem sempre devem ser altos. O ideal quando se quer parecer mais alta é que sejam, mas devemos ter a liberdade de andar com nossa saia longa combinando  com uma rasteirinha, não acham? Só por que somos baixinhas não podemos?  Uma dica quando utilizar saltos altos é deixar que fiquem parcialmente, quase que totalmente,  cobertos pela saia.

Na correria do dia a dia a saia longa ou o vestido longo devem ser looks confortáveis e vamos concordar que um salto alto para quem tem uma vida agitada e passa o dia fazendo mil e uma coisas não cai muito bem.

Exemplo: eu tenho que ir à faculdade pela manhã e trabalhar mais dois turnos, imagina fazer isso de salto alto o dia todo? Cansa. Vejamos algumas inspirações de mulheres de estatura pequena com saias longas:

Mary Kate Olsen

Mary Kate Olsen abusou do decote V para alongar a silhueta. Ela mede apenas 1,55 com. Veja também que o acessório usado pela atriz é bem comprido.

Sandy

A cantora Sandy, que tem apenas 1,58 com, apostou numa blusa com estampas de decote pronunciado.

Apesar de não ser um decote V, que alonga mais , esse tipo de decote produz efeito semelhante um vez que deixa o colo amostra e ajuda a dar uma alongada na silhueta. A saia cinturada também contribui para  a ilusão de parecer mais alta.

Nessa outra ocasião, a cantora optou por uma saia longa estampada, que como podemos notar oscila no tamanhos das estampas, combinando desenhos menores e outros maiores.

Para dar equilíbrio, a blusa, por dentro da saia e a cintura marcada e sem esquecer o acessório bem comprido. Se você observar bem a foto, a Sandy usa um salto plataforma, dá para confirmar pela parte da frente da calçado.

 Giovanna Lancelotti

A atriz Giovanna Lancelotti tem apenas 1,58 cm e mostra que as baixinhas podem sim usar saias longas e até ousar um pouquinho na composição do look.

A primeira composição, como é perceptível, deixa a silhueta da atriz um pouco achatada,o que poderia ser minimizado por uma simples mudança no acessório, optando por um modelo mais comprido.

Observe que em todas as fotos a Giovanna usa a saia na altura da cintura, o que ajuda a alongar as pernas. Na última foto ela usa um casaco curto, que também ajuda a dar aquela aparência de pernas mais longas. Um casaco longo longo achataria a silhueta.

Resuminho das dicas

 Para não ficar achatada com a sai longa, vale a pena observar essas dicas:
  • Colares compridos ajudam a alongar a silhueta;
  • Saias na altura da cintura dão a impressão de pernas mais longas;
  • Casacos curtos tem o mesmo efeito da dica anterior;
  • Decote V faz você parecer mais alta, mas também emagrece;
  • Saia longa com salto alto não é obrigação para quem é baixinha;
  • Tons parecidos e monocromáticos deixam você bem mais alta.

As dicas são essas , mas vale lembrar que, mais do que seguir regrinhas , você deve estar se sentido bem com a roupa que usa. Nada de ser escrava das premissas da moda. As dicas nos ajudam a equilibrar o visual, mas não devem ser algo que nos privem de ser que nós somos.

Tenha um dia abençoado, cheio da graça de Deus!

Palavra do dia: Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
Colossenses 2:6

 

2 Comments

  • Reply Lary Zorzenone agosto 2, 2017 at 6:52 pm

    Olá
    Também sou do time das baixinhas. Tenho 1,63. Eu já passei pela fase de me achar horrível só por ser baixa, mas hoje eu amo ser pequenininha. É fofo. Eu adoro sais longas. Eu geralmente uso com fendas, acho que também ajudam a parecer mais alta. Uma coisa que nunca encontrei pra mim e amo é macacão de tecido.

    Vidas em Preto e Branco

    • Reply Daniele Leite agosto 3, 2017 at 1:31 pm

      Eu ainda sou menor Lary, tenho apenas 1,56 e meio rsrs conto até o meio hehe. Certas roupas , infelizmente só mandando fazer. Algumas calças jeans com detalhes na barra, por exemplo, me deixam chateada, pois sei que vou ter que fazer a barra e o detalhe vai sumir, pois tal peça foi feita pensando em quem tinha 1,80

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.