Dicas para organizar o guarda-roupa ( e mantê-lo a seu favor)

Dicas para organizar o guarda-roupa ( e mantê-lo a seu favor)

Eu lembro de vários episódios nos quais eu reclamava que não tinha roupa para vestir e dias depois quando tirava um tempo para organizar o guarda-roupa, o que eu encontrava? Roupas que eu nem lembrava que existiam e algumas ainda com etiqueta (é, eu já fui bem descontrolada na vida).

Quantos mais peças de roupas você tiver, mais trabalho você terá para mantê-las e mais itens serão esquecidos. Mas, se você organizar direitinho, com certeza vai garantir que todas a peças , ou pelo menos a maioria delas concorrerá a sei favor.

Um guarda-roupa organizado evita que você compre sem necessidade

Quando mantemos um guarda-roupa desorganizado , acabamos comprando mais roupa, porque esquecemos o que temos e achamos que não possuímos roupas suficientes. Essa é a desculpa perfeita para renovar  comprar não é mesmo? E que mulher não gosta de um shopping? Eu amo fazer compras, mas sei que que essa postura pode ser uma armadilha bem cruel para finanças sadias, porque roupa é negócio caro, mesmo quando está barato, porque aí é que compramos mais.

Em uma postagem anterior já falei aqui de 7 dicas para comprar menos e comprar melhor. Bom para isso ser uma realidade na sua vida é preciso também ter uma armário organizado

Recicle constantemente

Outra forma de manter o guarda-roupa organizado é fazer reciclagens constantes. Acontece muito de termos comprado uma peça de roupa que quando o fizemos achamos que era para a vida toda. Mas, por algum motivo enjoamos, ela encolheu ou aconteceu algo que fez dessa roupa uma coisa desagradável.

O que fazer? Doe ou venda. Há vários brechós na internet em que é possível cadastrar sua roupa ou calçado usado e vender para alguém que o tratará com carinho e melhor: usará. Eu mesma já fiz vários bazares com minhas roupas usadas e em bom estado que fizeram a alegria do meu bolso e de quem comprou também.

Decidindo o que vai embora

Na hora de decidir fazer a sessão do desapego conte com a ajuda de pessoas de confiança como amigas chegadas e irmãs. Eu peço sempre opinião ao meu marido e à minha mãe ( que me ajuda também na hora de escolher minhas roupas, desde sempre).

As roupas que você não usa muito

Se uma peça está no seu armário há mais de seis meses e não faz parte do grupo de vestidos de festa ou de roupas de frio ( no meu caso as roupas de frio são usadas quase sempre quando viajo), é hora de repensar o papel dela no seu guarda-roupa. Talvez esteja na hora de vender ou doar.

Organizando as roupas

organize o guarda-roupa

 

Agora chegou a hora de vermos algumas dicas práticas na hora de organizar as roupas. Uma boa maneira de manter suas roupas bem arrumadinhas e prontas para serem vistas e usadas é dividir o seu guarda-roupa por departamento e cores.

Calças do dia a dia e calças de passeio

No meu guarda-roupa  há o departamento de calças do dia a dia, as que uso para trabalhar e  de calças que uso para passeio. As calças para o trabalho ficam num cabide especial para elas e as calças de passeio eu guardo em prateleiras.

Vestidos, saias e blusas de tecido

Eu coloco vestidos, saias e blusas de tecido no cabide, dessa forma estão prontinhos para serem usados e como são roupas que amassam, é preferível que fiquem no cabide. Agrupo as peças por cores e padrões, pois assim não me perco no meio das roupas e fica mais fácil escolher as combinações que vou fazer.

Os sapatos

Eu tenho uma verdadeira paixão por Oxfords. Não possuo muitos exemplares mas tenho bastante cuidado com os que tenho. Guardo sempre meus calçados fora da caixa assim eles respiram e tenho um hábito curioso de calçar algumas peças que não são muito usadas (minhas botas) e ficar andando dentro de casa para que não acabem desmanchando por falta de uso.

Os sapatos de couro ou tecido de fibras naturais deixo sempre em ambiente bastante arejado e em que a luz do sol entra. Recentemente vários calçados meus mofaram porque estavam numa sapateira que fica no cantinho do guarda-roupa. Todos os que tinham mofo, sem exceção, eram de couro.

Bolsas

As bolsas eu guardo dentro do guarda-roupa também. Como tenho poucas elas cabem num cantinho, sem ocupar muito espaço.

Bijuterias

Eu aproveito tudo aqui para organizar o que preciso. As caixinhas que ganhei nos casamentos em que fui madrinha viraram porta-bijuterias.

A caixa do kit da Korres de perfume e hidratante também achou uma utilidade secundária: guardar parte das minhas bijuterias. Organizo dentro dela outras caixinhas menores.

Sempre dê uma conferida nas bijus também, no sentido de reciclar aquilo que você não usa mais, doando ou vendendo, pois manter bijuterias que você não usa, além de ocupar espaço, fará com que você tenha mais trabalho na hora de compor um look.

Dicas para limpeza e conservação

Para evitar traças, espalhe sachês com cravo por todo o interior do guarda-roupa. Um vez por semana, passe vinagre branco diluído em água ( meio a meio) com o auxílio de um paninho em todo o interior do móvel, dessa forma você evita o mofo. Deixe as portas abertas até o vinagre secar.  Use a mesma solução para retirar mofo de calçados de couro, exceto os de camurça.

Para aromatizar o interior do armário após a limpeza, faça uma solução de água, álcool e um óleo essencial de sua preferência. Eu misturo óleo de citronela e tangerina e borrifo nas gavetas e em todo o interior do armário. Além de ficar um cheirinho gostoso, afasta os insetos.

Gostou das dicas? Não esqueça de compartilhar com as amigas. Se você tiver uma dica bacana de organização compartilha comigo! Grande abraço!

Palavra do dia: E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. João 8:31, 32

 

 

 

 

 

4 Comments

  • Reply Isabel Borgert julho 12, 2017 at 2:43 am

    Olá Dani
    Muito completo seu post., é pra ter colado na parede e seguir a risca.
    Não sou organizada a esse ponto tenho infinidade de coisas, Meus filhos se casaram e tomei conta dos armários deles com roupas e calçados. Eu vou tomando conta dos espaços. vira e mexe encontro uma coisa que eu nem lembro que tinha. Você falou em deixar o calçado respirar, acredita que minha casa ventila bem e pega sol e algumas botas minhas começaram a pipocar dizem ser da umidade.
    Olha é muito bom ter tudo organizado mas da muito trabalho não é.?
    Gostei das dicas e da praticidade de tudo.
    Bjs

    • Reply Daniele Leite julho 13, 2017 at 12:08 pm

      Olá Isa, mas você hein, tomou até os armários dos meninos rsrs!! Mas é aquela coisa, se tem espaço nós acabamos preenchendo rsr. As minhas botas eu sei que ficaram com mofo por conta da umidade. Limpei com vinagre branco, mas a de camurça teve que ser uma operação delicada, pois poderia manchar. Agora eu as guardo todas, junto com os outros calçados de couro ou tecido, numa prateleira alta de vidro, um espaço que recebe mais luz solar e tem pouca umidade. Tenho conferido com frequência e graças a Deus estão normais, sem mofo.
      E dá trabalho mesmo manter tudo organizado, quanto mais coisas mais trabalho hehe
      Bjs!

  • Reply Lary Zorzenone julho 12, 2017 at 11:35 pm

    Adorei suas dicas. Estou viajando, mas já estou pensando no que vou fazer quando voltar para casa. Tenho várias roupas e sapatos que não uso e vou vender elas para comprar roupas que eu realmente tenha interesse.

    Vidas em Preto e Branco

    • Reply Daniele Leite julho 13, 2017 at 12:05 pm

      Ótimo Lary! Sabe o que acontece às vezes? Nós nos apegamos muito a certas roupa, eu sou péssima em me desapegar de algumas peças , principalmente se forem presente. Mas as outras eu aprendi a passar adiante, faz bem para o bolso e dá menos trabalho, além de conseguirmos colocar algo novo no armário.
      Bj! Boa viagem!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.