LIDANDO COM GENTE DESOCUPADA

DICAS PARA LIDAR COM GENTE DESOCUPADA

 

Se tem uma coisa que não dá para controlar cem por cento é a língua. Não controlamos nem a nossa, que dirá a do povo. As pessoas sempre vão pensar algo a nosso respeito e nem sempre o pensamento delas será condizente com a realidade. Eu lembro que quando sofri um acidente, no ano de 1994, sub-luxei o joelho direito e tive um corte no supercílio esquerdo, mas  a notícia que correu no bairro é que eu tinha quebrados os braços e as pernas, ou seja, alguém supôs isso e saiu espalhando por aí. Por isso também que não devemos acreditar em tudo o que dizem, tampouco falar sem ter certeza.

A nossa vida particular e algumas coisas que não queremos divulgar pertencem a nós e a Deus, mas sempre existirá aquele desocupado para controlar os seus passos e criar explicações que não foram pedidas por você, mas quizá pela vizinhança, para ‘esclarecer’ certas atitudes suas. É difícil lidar com gente desocupada, porque quem não em o que fazer, ocupa-se da vida alheia.

Bom, eu já estou acostumada com a língua alheia. Quem é cristão sabe disso, parece que somos mais perseguidos que os demais seres dessa terra e na verdade somos. Esperam perfeição de nós e esquecem que somos gente pecadora como qualquer outra, mas com uma diferença, pertencemos a Cristo e procuramos viver da forma como lhe agrada e não como agrada às pessoas. Lembro que quando eu não trabalhava me condenavam dizendo que eu sugava minha mãe e não queria nada com a vida, só queria estudar. Se eu não estudasse e só quisesse trabalhar garanto que iriam dizer que não queria nada com a vida também. Ô coisinha complicada é os ser humano. Mais o que fazer com essas pessoas? Primeiro ore e peça sabedoria a Deus para não ser uma delas. Depois:

Ore pela pessoa que te persegue

Deus diz que devemos orar por aqueles que nos perseguem. É difícil? Muito! Mas é melhor que ficar guardando rancor ou mágoa, que são coisas que só vão nos adoecer.

“Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem.” (Mt. 5,43-44)

Não se importe com a oposição

As pessoas vão falar de qualquer jeito. Por exemplo, se minha casa está desarrumada quando alguém vem aqui, vão dizer que sou uma esposa preguiçosa, pois que digam, a casa é minha não deles, se não está suja, está ótimo.

Tenha coisas para satisfazer suas necessidades e não a dos outros

Não consumamos , sejam coisas ou lugares, para mostrar algo a alguém ou para dar satisfação a quem quer que seja, a menos que sejam nossos pais, que merecem nosso respeito. Vejo gente que, para ‘explicar’ que vai tudo bem ou algo parecido gasta o que não tem para impressionar vizinhos, amigos, etc. Não precisamos disso. Precisamos estar bem e não fazer os outros acreditar que estamos, eles que pensem o que quiserem.

Seja misericordioso

Afinal, quem nunca falou de alguém?Não somos perfeitos, mas devemos vigiar a portas dos nossos lábios para não incorrermos no mesmo pecado que condenamos. Ficar calado é uma tarefa muito difícil, mas é necessário. A Bíblia nos diz em Provérbios 21:23 que, quem reflete antes de falar evita muitos dissabores.

Afinal, todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não peca no falar, tal pessoa é perfeita, sendo igualmente capaz de dominar seu próprio corpo.

Tiago 3:2

Essas foram as minhas dicas para a gente lidar com a ‘popularidade’ rsrs, é difícil né meninas ser legal? Mas deixem que falem, deixem que pensem. Vão pensar e falar de qualquer jeito, mas a maneira como lidamos com os faladores é que vai fazer toda a diferença em nossas vidas. Não vamos deixar que pessoas que não têm o que fazer na vida digam o que a gente deve fazer. Façamos tudo para agradar a Deus, honremos nossos pais, cultivemos bons relacionamentos, mas não queiramos agradar a todo mundo, pois não há sabedoria nisso.

Palavra do dia: Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
1 Coríntios 10:31

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.