mulher com cabelo ruivo

HIDRATAÇÃO DOS CABELOS: DICAS

HIDRATAÇÃO DOS CABELOS: DICAS

O cabelo é a moldura do rosto, diz minha mãe e eu concordo com ela. Um cabelo mal cuidado e desidratado acaba com qualquer visual.  A hidratação dos cabelos é importante para manter os fios saudáveis e quero compartilhar com vocês as minhas humildes dicas.

Gosto de hidratar os fios toda semana e uso produtos que contenham aminoácidos e vitaminas. Meu cabelo é misto. Oleoso na raiz e mais ressecado da metade para as pontas, por isso procuro usar shampoos que não tenham ação hidratante exagerada.

Para garantir a hidratação perfeita você observar o seu tipo de cabelo, dessa forma será mais fácil acertar no produto a ser utilizado e garantir um resultado muito mais eficaz.

Tipos de cabelos

Cabelo liso

O cabelo liso é preferência entre as mulheres, está sempre sedoso pois a oleosidade consegue chegar até as pontas nos fios. Mesmo assim requer cuidados. Precisam de hidratação no mínimo de 15 em quinze dias.

Cabelo  Ondulado

O cabelo ondulado forma ondas em forma de S, é bem fácil de modelar. Se penteamos seco fica quase liso e se amassamos com as mãos e aplicamos uma mousse modeladora, por exemplo ele ficam com cachos grandes e definidos. Esse tipo de cabelo requer hidratação profunda a cada duas semanas, principalmente se você usa secador e chapinha.

Cabelo Cacheado

O cabelo cacheado forma cachinhos definidos que lembram  molas. São cabelos com tendência à fragilidade, ressecamento por isso precisam de atenção especial e hidratação semanal ou quinzenal.

Cabelo Crespo

O cabelo crespo se mantém enrolado mesmo quando está molhado e por isso ainda é mais difícil manter a hidratação, pois a oleosidade natural dos fios tem mais dificuldade e percorrer os fios.   A hidratação deve ser semanal.

Algumas dicas na hora da hidratação dos seus cabelos:

1. Os fios devem estar bem limpos para absorver o creme de hidratação e as cutículas dos fios abertas, para isso lave o cabelo umas três vezes, ou então uma vez com o shampoo anti-resíduos e outra com o seu shampoo de costume;

2. Respeitar o tempo de ação do produto é importante, por isso nada de pressa, deixe no mínimo 10 minutos para que o cabelo absorva o creme;

3. O enxágue é um etapa decisiva. Nunca, em hipótese alguma caia naquela dica popular de achar que deixar um pouquinho de creme nos fios vai fazer com os mesmos fiquem mais hidratados. Por experiência própria, o efeito só dura no momento do enxágue, ao logo do dia o cabelo vai ficando áspero e se você ficar exposta ao sol, os fios podem queimar. Portanto, enxágue tudo!!!!

 4. Por fim, se o seu cabelo é oleoso como o meu, aplique um leave in apenas nas pontinhas; do contrário, a raiz ficará oleosa e o cabelo permanecerá com um aspecto pesado e e em movimento. Se o seu cabelo é seco, aplique da metade às pontas.

 Gostou das dicas? Fique à vontade para curtir, compartilhar ou comentar. Se quiser, compartilhe a sua dica de hidratação dos fios com a gente!

Palavra do dia: Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis o meu amor, até que queira.
Cânticos 3:5

10 Comments

  • Reply Andressa Reis junho 20, 2016 at 4:35 am

    Muito legal suas dicas Daniele muito obrigada, estou seguindo suas recomendações e também ja mudei a minha alimentação seguindo uma dieta de tratamento para queda. Cansei desses shampoos de supermercados que só causam ressecamento. Beijos

    • Reply Daniele Leite junho 20, 2016 at 2:45 pm

      Eu que agradeço Andressa!! Eu também cansei desse shampoos de supermercado nada nutritivos. Alguns tem tanta química nociva que não ajudam em nada na saúde dos cabelos, é só conversa mesmo… Por que o que adianta hidratar de um lado e ressecar do outro não é mesmo?
      Bjos!!!

  • Reply Marina Cabeleleira agosto 9, 2016 at 6:47 pm

    Oi Daniele, eu acrescentaria que os cuidados com a hidratação deve levar em conta o tipo do cabelo. Cabelos lisos e cabelos crespos exigem cuidados diferentes sobretudo se os lisos forem dependentes de outras químicas. Um cabelo alisado (como o meu) exige muito mais cuidados do que cabelos naturais.
    Adorei seu artigo e seu site já está nos meus favoritos.

    • Reply Daniele Leite agosto 9, 2016 at 8:22 pm

      Claro Marina, agradeço muito as suas informações. Vou aproveitar sua dicas para atualizar a postagem . Fico feliz que tenha gostado do meu blog. Bj!!!

  • Reply Rebeca agosto 28, 2016 at 2:55 pm

    Oi Daniele, tudo bem?
    Adorei as suas orientações tenho feito nos meus cabelos e estou vendo uma melhora.
    Muito obrigada em compartilhar o seu conhecimento conosco.
    Beijos!

    • Reply Daniele Leite agosto 28, 2016 at 5:31 pm

      Fico muito feliz Rebeca por poder estar ajudando de alguma forma. Eu que agradeço! bj!

  • Reply Mila janeiro 3, 2017 at 1:16 am

    Oi Daniele legal as dicas meu cabelo é ondulado vou seguir suas dicas depois posto aqui os resultados… Obrigado

  • Reply Vania Santos fevereiro 21, 2017 at 7:49 pm

    o meu cabelo é super fino e oleoso! vou seguir as dicas.. obrigado

  • Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.