INCLUA QUINOA NO CARDÁPIO E TURBINE A SUA SAÚDE.

Fonte da imagem: www.babble.com 
Tradicional das regiões dos Andes, a quinoa era utilizada pelos povos indígenas no preparo de sopas, pães e bebidas fermentadas.
É considerada um “alimento perfeito” pela Organização das Nações Unidas, pois se adapta perfeitamente a solos pobres, contudo é um alimento rico. Possui todos os aminoácidos essenciais, aqueles que nosso corpo não produz, mas precisa. É fonte de cálcio, ferro, ômega 3 e 6, ácidos graxos e boas quantidades de vitamina C.
O Ômega 3 e 6 são importantes para prevenir doenças cardiovasculares e reduzir o colesterol. A vitamina C é essencial para absorção do ferro. A quinoa também auxilia no fortalecimento dos ossos, pois é rica em cálcio.
Encontramos também na Quinoa, o zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.
 

Vejamos algumas funcionalidades da quinoa.
 
1 – Contribui para a perda de peso
A quinoa  é rica em fibras e possui todos os aminoácidos , como o triptofano, um aminoácido essencial, precursor da serotonina, aquela substância relacionada com a sensação de bem-estar. Comer quinoa pode nos deixar mais felizes.
 
2 – Facilita para o ganho de massa muscular
 
Rica em aminoácidos essenciais como a valina, histidina, leucina, isolécita e triptofano, a quinoa é uma boa forma de garantir a ingestão desses elementos que apesar de essenciais não são produzidos pelo nosso organismo. As proteínas têm papel fundamental na construção muscular e dados da OMS(Organização Mundial de Saúde) afirmam a quinoa possui quantidade de proteínas comparáveis ao leite, ou seja, é um alimento riquíssimo do ponto de vista proteico.
 
3 – Uma boa opção para os celíacos
 
A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. 
A quinoa é recomendada para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten. É possível obter a farinha da quinoa através da trituração de seus grãos e preparar receitas como bolos, panquecas, pães e biscoitos(que geralmente são produtos obtidos da farinha de trigo). Além de sem glúten essa farinha é riquíssima em nutrientes importantes para o corpo, como o ômega 3 e 6 e vitamina C.
 
4 – Rica em ferro
 
Você sabia que a quinoa possui mais ferro que o feijão? Portanto, naqueles dias em que você não estiver muito a fim de cozinhar ou de comer feijão (porque cá entre nós, preparar feijão dá um trabalho…) É só substituir pela quinoa sem medo e sem culpa. 
Então, o que você está esperando para introduzir a quinoa no cardápio? Comece de forma simples. Preparando-a com o arroz. Aprenda como aqui no blog: ARROZ COM QUINOA

1 Comment

  • Reply Makallister novembro 21, 2016 at 4:19 pm

    Olá. Tenho um parente com doença celíaca que melhorou bastante sua saúde depois que passou a consumir constantemente a quinoa. Realmente são inúmeros benefícios!

  • Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.