equipe de trabalho

Liderança e humildade: reflexões sobre ser um verdadeiro líder

Liderança e humildade: reflexões sobre ser um verdadeiro líder

Aqui acolá gosto de escrever sobre alguns assunto aqui no blog que não estejam necessariamente ligados às temáticas principais que costumo abordar aqui.  Essas postagens ficam sempre na categoria textos. A reflexão de hoje é sobre liderança e humildade e é baseada em algumas situações que vivenciei e também num livro que estou lendo no momento: “Superdicas para se tornar um verdadeiro líder”, de Paulo Gaudencio.

A liderança pode ser aprendida

A liderança , acredito eu, pode sim ser algo que já nasce com alguns, mas também é uma habilidade que pode ser desenvolvida se houver força de vontade, dedicação , honestidade e bom senso. Para aprender a ser um líder é necessário gerenciar as próprias emoções de forma madura, é necessário se conter quando a ocasião exige e falar quando a palavra for oportuna e produzir bons frutos.  É necessário ser honesto consigo mesmo e assumir suas fraquezas e limitações e trabalhar para melhorar cada vez mais. É necessário conhecer os liderados pelo que são e não por aquilo que dizem que eles são.

Humildade e liderança

criança

O conceito de humildade que a maioria das pessoas possui é equivocado. Elas imaginam uma pessoa humilde como aquela que anda de cabeça baixa, falando baixinho, alguém que não gosta de aparecer, que se veste de forma simplória ou ainda que se deixa ser humilhado e pisoteado pelos outros para mostrar que é uma pessoa mansa.  Mas será que é isso mesmo?

Ser humilde é um atributo que se ganha com o tempo, à medida que amadurecemos, quebramos a cara mesmo e vemos que não somos melhores que ninguém. A humildade é algo que se conquista.

O balão inflável do conhecimento

Paulo Gaudencio, autor do livro que falei que estou lendo, nos diz que o nosso conhecimento, quando em contato com a ignorância, é um balão inflável. Quando sabemos pouco sobre um assunto, quando desconhecemos uma situação, o balão está quase vazio e temos pouca superfície de contato com aquilo que ignoramos. É como se nós não soubéssemos o quanto não sabemos.

Mas uma mágica acontece quando ocorre o contrário. Quando nosso conhecimento aumenta e dessa forma, a superfície de contato com o que desconhecemos também o faz, nossa consciência sobre o que não sabemos também aumenta.  Ficou confuso? Vou tentar traduzir:

Quando uma pessoa sabe muito, geralmente tem tamanha consciência da sua ignorância que se torna humilde.  A humildade, portanto, é a conquista do homem de conhecimento, ao passo que a arrogância é a característica do homem que não sabe o quanto sabe.

A humildade é uma característica essencial  de um líder. Sem ela a equipe  se fecha ou ainda não se compromete.  Se você é líder no seu trabalho,  na sua igreja, no seu lar, comece a exercitar a humildade pondo-se no lugar do outro. Há uma grande diferença entre ser firme e ser rude, entre ter autoridade e ser autoritário.

Conheço alguns líderes nada líderes. Alguns se acham líderes, contudo foram colocados na posição de liderança sem nenhum preparo e nem as agruras da posição os fizeram refletir sobre esse papel tão importante.

Um líder sabe ouvir

Um líder deve saber ouvir, isso é uma postura básica de um líder. A ideia que fazemos de um líder, um tanto equivocada, é que éle precisa ser um excelente orador, a fim de que, pelo discurso, possa convencer e comprometer os outros. Mas convencer não é preciso falar persuasivamente e falar de forma encantadora, firme e empolgante? Nem sempre. Antes de tudo é necessário dialogar.

O líder deve, claro , expor os seus pensamentos, suas ideias, seus comandos, mas deve se interessar pelo outro, deve querer saber como ele pensa, se está de acordo ou não

Um líder age com sabedoria

O líder jamais humilha o seu liderado na frentes dos demais liderados, porque ele entende que essa ação afeta todo o grupo e além de expor a sua própria fragilidade, inspira desconfiança. O líder, antes de tudo, é pronto para ouvir e procura sempre resolver suas questões com os seus liderados de forma respeitosa e procurando se colocar no lugar do outro.

Antes da dar ouvidos à fofocas ou intrigas acerca de um determinado assunto, é maduro o suficiente para procurar as pessoas envolvidas e mediar a questão com sabedoria. Um líder conhece os seu liderados e esses liderados nele confiam.

O maior dos líderes

leão

Quer exemplo maior de liderança e humildade do que Jesus? mesmo sendo Deus fez-se homem por amor de nós pôs de lado seu poder e sua glória, humilhou-se, fazendo inferior ao anjos. É nEle que evemos nos espelhar se quisermos ser bons líderes em tudo aquilo que formos gerenciar.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Filipenses 2:5,6

Essas foram apenas algumas reflexões sobre liderança e humildade. Para quem quiser conferir o livro que falei aqui no post, ele está em promoção na Americanas: VER LIVRO

Palavra do dia: Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5

 

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.