não julgue

Não julgue o que você não conhece

Não julgue o que você não conhece

Todo mundo tem uma história de vida para contar. Algumas são belíssimas, outras bem complicadas e outras ainda são contadas pelas lentes de quem não as conhece muito bem. São os velhos julgamentos que fazemos mesmo sabendo apenas uma parte da história ou quando temos apenas pinceladas de quem é ou não pessoa A ou B.

Receber de braços abertos

Ontem  pela manhã eu estava lendo Romanos 14 e 15 na versão A Mensagem, que é uma versão de Bíblia para leitura, com palavras mais aproximadas da linguagem falada.

Muitos criticam essa versão, mas gosto da maneira como o autor coloca o texto bíblico. Críticas à parte é uma boa versão, porém não substitui uma Bíblia de estudo.

Bem, voltando à minha leitura, algo me tocou de modo bem especial durante o processo de apreensão daquelas palavras.  O capítulo 14 começa assim:

“Recebam de braços abertos os irmãos que não veem as coisas como vocês. Não os atropele todas as vezes que eles fizerem ou falarem algo com o qual vocês não concordam – mesmo quando parecerem que eles são fortes nas opiniões, mas fracos na fé.”

Quantos de nós julgamos irmão A ou B pelo conduta doutrinária que ele mantém. Fulano é calvinista, é fundamentalista, é arminiano, é isso é aquilo… E muita vezes esquecemos de ser gentis, amorosos e esquecemos que professamos a mesma fé num só Senhor: Jesus Cristo, salvador de todo aquele que nEle crê e senhor também.

Uma pequena história

amigos

Vou ilustrar aqui o meu entendimento dessa passagem com a criação de uma história. Os personagens serão duas mulheres: Catarina e Mariana.

Catarina é uma moça que fala vários idiomas e já viajou para vários países do mundo. Já Mariana é uma moça que nunca saiu da própria cidade e mal domina a sua língua materna.  Mas as duas professam a sua fé em Jesus Cristo.

Catarina não vê problema em escutar um cantor de pop rock que não é cristão e cujas letras não ferem os princípios bíblicos. Já Mariana considera pecado qualquer coisa que segundo ela leva o nome de secular, embora Mariana estude, leia livros de autores não cristãos na escola e viva neste mundo.

As culturas de Catarina e Mariana são diferentes. Mas nem por isso Catarina pode se considerar superior à Mariana e subjugá-la por achar pecado ouvir a música do cantor X não cristão. As correções que tiverem de ser feitas na vida das duas serão feitas por Deus, se precisarem ser feitas. Catarina não deve criticar Mariana, chamando-a de quadrada, tampouco o inverso deve ser feito.

O melhor que cada um faz é ficar calado quanto a questões que não são necessariamente da sua conta. Não digo agora que você não vá admoestar o seu irmão quando ele estiver de fato cometendo pecado, mas que questões de gostos, e como o próprio texto de Romanos fala, questões acerca de comida e bebida, são particulares de cada um.

Tenhamos em mente que todos prestarão contas diante do Pai pelas coisas que fizeram e deixaram de fazer nesse mundo. Já não bastam os nossos problemas e os próprios problemas dos outros, vamos querer criar mais problemas ainda legislando sobre pequenas causas?

” Tão certo como eu vivo e respiro”, Deus diz, “todo joelho se dobrará na minha presença; Toda língua dirá a pura verdade, que eu e somente eu, sou Deus”. (v. 11)

O que isso quer dizer? Que devemos para de querer determinar o que é certo e errado para os outros. Que tal começar a se preocupar em se apresentar de forma irrepreensível diante do Pai? Quem cuida da própria vida já tem ocupação o bastante para querer cuidar da vida de outros.

Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Romanos 14:13

Os mais fortes devem ajudar os mais fracos

fortes e fracos

Continuei a leitura no capítulo 15 e fui e Deus me fez algumas coisas que eu precisava ouvir. Esse capítulo inicia assim:

“Aqueles de nós que forem mais fortes e capazes na fé têm o dever de ajudar os que são vacilantes, não devem fazer apenas o que for conveniente. Se temos força, é para servir, não para ganhar prestígio. Cada um de nós precisa se preocupar com o bem-estar alheio, sempre perguntando: ‘Como posso ajudar’? “

De cara comecei a pensar nas pessoas que critico porque não são do jeito de que eu gostaria que fossem. A minha atitude , se eu for seguir o que a Bíblia diz, jamais deve ser de desdém mas de auxílio. Ao invés de julgar, criticar, atingir ou excluir eu preciso estar pronta para ajudar.

Jesus fez isso por mim, quando se ofereceu em sacrifício. Não olhou para os meus pecados e me rejeitou, mas recebeu-me de braço abertos. Então , perguntei-me: quem sou eu para rejeitar A ou B.

 

Cada um cuide da sua vida primeiro

cuide-da-sua-vida

No final do capítulo 14 há um versículo que fecha bem toda essa reflexão sobre relacionamentos, tanto nosso com Deus como entre irmãos :

Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Romanos 14:22

Mais uma vez fica claro que cada um deve cuidar primeiro da sua vida com Deus antes de querer decidir o que é certo ou errado para irmão A ou B.

Gosta de sua música pop rock (eu ouço sem problemas, mas sempre de olho na letra) , mas outros acham que é pecado? Tenha o cuidado de não escandalizar o seu irmão. Não fique tentando convencê-lo de que não é. Aprenda a ficar de boca fechada.

Já os que veem pecado em tudo não queiram  impor isso para o seu irmão ou tachá-lo de imundo porque ele não anda segundo os padrões que você colocou para ele e não os que Deus colocou.

Mas o que Deus quer de nós?

Deus quer que obedeçamos a sua palavra. Que nos apartemos de tudo aquilo que não o agrada. Que vivamos uma vida honesta nessa terra e que brilhemos para a sua glória.  O livro de Tessalonicenses nos dá algumas dessas instruções:

Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação;
Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 1 Tessalonicenses 4:3-7

Deus quer que nos guardemos das corrupções do mundo. Essa é a verdadeira religião:

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1:27

 

Secular X cristão

Se fôssemos dividir as coisas em coisas do mundo e de fora dele, não estudaríamos, não leríamos romances, não assistiríamos filmes e coisas assim.

Mas dentro de todas essas atividades devemos procurar glorificar a Deus. Nem toda música, claro, é propícia para um cristão, como assim nem todo filme ou livro, mas não podemos simplesmente dividir entre secular e cristão. Mas prudentes é usar o filtros: Fere  a Palavra de Deus? Desagrada a Deus? Induz-me a pecar?

Há algumas coisas que pertencem a este mundo que são apreciáveis ao meu ver. Há músicas feitas por não cristão que são belíssimas poesias e há outras feitas por cristãos que são uma verdadeira heresia.

Como decidir o que é certo ou errado?

Como decidir? Aprenda a conversar com Deus e a ouvir a sua voz antes de sair taxando tudo como impuro ou pecado. Veja o que a Bíblia tem a dizer , veja o que Deus falou a você em oração.

Aprenda a cuidar primeiro do seu relacionamento com Deus antes de querer definir como os seu irmão deve se relacionar com Ele.

Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.Romanos 14:22

Procure viver em paz com seu irmão que pensam diferente de você. Não me interprete mal, não quero dizer aqui que você deva aceitar tudo como certo, mas que não deve legislar sobre a vida de quem já possui um Senhor , Jesus e para o qual todo prestaremos contas.

Não se faça superior a ninguém. Como a Bíblia mesmo diz considere-se sempre inferior não no sentido de querer ser agora o coitadinho ou coisa assim , mas no sentido de saber que eu e você não somos melhores que ninguém e o que faz a diferença nas nossas vidas é a graça e a misericórdia de Deus derramadas nelas.

Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
Romanos 14:19

6 Comments

  • Reply Samela Alves maio 10, 2017 at 10:40 pm

    Aquele momento em que alguém coloca seus pensamentos em palavras, post maravilhoso. Sempre tenho essa frase comigo ame mais, julgue menos.
    http://www.diferentesou.com.br/

    • Reply Daniele Leite maio 12, 2017 at 1:15 pm

      É mais sábio né Samela. Não podemos falar do que não sabemos. Cada um tem seu fardo, suas dores. Precisamos ser mais tolerantes.

  • Reply Gabriele maio 16, 2017 at 2:42 pm

    Você conseguiu passar de forma super clara a sua opinião a respeito. Post muito interessante Dani, gostei muito!
    Eu por exemplo, não costumo ouvir músicas seculares. Não critico aquele que as escuta, mas deve se existir um certo cuidado com a letra da canção. Porque da mesma maneira também existem “louvores” que propagam vingança e heresias. Porém, não adianta aqueles que não ouvem músicas, mas acham normal assistir filmes ou programas com cenas que não são propícias para um cristão. Na realidade devemos ter cuidado em tudo! Devemos aconselhar quando necessário, mas não julgarmos. O Senhor nos exorta, mas com amor ♥ Nós devemos fortalecer aqueles que são fracos, aqueles que estão começando a caminhar agora, e deixar que o próprio Espírito Santo incomode aquilo que não O agrada. O cuidado deve ser feito em tudo que fazemos, para que tudo em nossa vida glorifique a Deus ♥

    Beijos ♥

    • Reply Daniele Leite maio 20, 2017 at 1:39 am

      Verdade Gabi. Um versículo que nos ajuda a discernir é I Coríntios 10:31: “Portanto, quer consiste, quer bebais, quer fazei qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.
      Bj😘

  • Reply Lary Zorzenone agosto 12, 2017 at 8:27 pm

    Oi Dani
    Um pequeno comentário dó porque vim parar aqui. Eu cansei de tentar entender religião. Religião é complicado. Eu decidi que tenho fé, mas não tenho religião. Tenho Deus comigo, e aprendi que isso é tudo o que importa. Porque uma decisão dessas? Porque cansei de ver tanta hipocrisia dentro da Igreja, inclusive e principalmente de pessoas do meu convívio, então cansei.

    Vidas em Preto e Branco

    • Reply Daniele Leite agosto 15, 2017 at 1:46 pm

      Nunca vamos deixar de ver hipocrisia na igreja, porque a igreja está cheia de pecadores. Mas se mantivermos nossos olhos fitos em Cristo, deixaremos de ser juízes da vida alheia para sermos de nossas próprias vidas. O ser humano nunca poderá ser perfeito nessa terra. Só nos céus.

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.