não seja essa pessoa

Não seja essa pessoa: reflexão sobre comportamentos ruins

Não seja essa pessoa: reflexão sobre comportamentos ruins

 

Somos a geração que busca o aplauso, pelo menos a maioria , prova disso é o sucesso de redes sociais como Instagram, Facebook, cujo principal objetivo é compartilhar! Quem não ama ser reconhecido pelo que faz não é mesmo?

Pensando nisso e em alguns comportamentos que já tive e outros que observei resolvi escrever esse texto reflexivo sobre alguns comportamentos que podem nos causar transtornos se porventura viermos a praticá-los sem medida.  

Seja outro que te louve

Há um versículo bíblico que diz: Seja outro que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro,  e não os teus lábios. Provérbios 27:2 

Fiquei cá refletindo com meus botões essa manhã e resolvi escrever esse texto, pois me lembrei do tempo que fui insensata e fiquei deflagrando sem que ninguém o pedisse , tudo aquilo de melhor que eu era e sabia fazer,  assim que conhecia um pequeno grupo de pessoas. Nossa como eu era insuportável!  Não sejamos aquelas pessoas que: só falam de si, desdenham dos outros e se metem na vida alheia. 

Aquele que só fala de si

Respondam-me,  caros leitores, há pessoa mais indesejável que aquela que só sabe falar de si mesma o tempo inteiro? Presumo que não.

Você começa um assunto, alguém faz uma pergunta a você e então vem outra pessoa e corta a sua resposta ao meio e começa de forma desmedida a enaltecer suas próprias qualidades deixando você de lado e monopolizando a conversa.

Não seja essa pessoa, eu já fui essa pessoa na adolescência e no começo da fase adulta  e hoje quero distância desse tipo de comportamento inconveniente.

Aquele que desdenha de tudo e se acha o melhor

Outra coisa insuportável é quem desdenha de tudo o que você faz, como se  só aquilo que tais pessoas apreciam, acham justo e correto é que fosse digno de ser realizado, visto e compartilhado.

A comida que presta é só aquele que ela gosta. A roupa bonita é só aquela que vende na loja X e os melhores lugares para se conhecer são apenas aqueles que tal pessoa já foi e aprovou, sendo que todos os outros, especialmente os que forem sugeridos por você, não prestam.

Há muitas coisas nesse mundo que Deus criou que são lindas de se ver, conhecer e compartilhar. Se tais coisas não ferem os princípios bíblicos e não desagradam a Deus não vejo porque algumas pessoas fazem alarde e julgamentos maldosos só pelo simples fato de não gostarem disso ou daquilo outro.

O curioso , é que tais pessoas, que costumam ver pecado em tudo, mais dia menos dia,  menos acabam sendo engolidas pelos próprios julgamentos praticando, ainda que de forma mais sutil, aquilo que condenavam veementemente como desapropriado, mas claro , elas não percebem. 

Como precisamos nos vigiar todos os dias não é mesmo?

A pessoa que fica ouvindo a conversa alheia e do  nada se mete para dar opinião

Dê a sua opinião se a pedirem, mas não gaste sua criatividade de forma gratuita correndo o risco de ser chamado de intrometido ou ainda ser confundido com aquelas pessoas que escutam atrás da porta.

Falar é bom, ficar calado ainda melhor. Quantas advertências eu já ouvi sobre isso, algumas bem maldosas, outras sinceras. O fato não é que seja bom ou ruim o seu conselho, mas só o torne público se pedirem.

Há muita gente má no mundo e elas não medirão esforços para  distorcer suas palavras, mas a chance maior de haver distorção é se houver palavras. Melhor calar e guardar a sua opinião.

A não ser que seja extremamente necessário e você sentir que pode ajudar de verdade e que as pessoas envolvidas vão compreender, cale-se.

Que conclusão tirar?

seja-melhor

Quem deseja uma vida mais tranquila deve saber se comportar em sociedade. Não há nada de errado em falar suas habilidades, mas faça isso com responsabilidade, dentro de um contexto apropriado, uma entrevista de emprego é um bom exemplo, uma roda de amigos confiáveis e que se alegra com suas vitórias é outro contexto apropriado.

Quanto a desdenhar do seu próximo, além de ser pecado sim, é maldade. Devemos ter  empatia, procurar respeitar os sonhos alheios, mesmo que eles não sejam os nossos, mesmo que achemos que eles são impossíveis.

Por último, se intrometer onde não foi chamado , além de arriscado pode nos fazer passar vergonha. A prudência no falar é amiga da tranquilidade e muitos já se comprometeram de forma terrível por falar antes de refletir.

Se observarmos a nós mesmos e estivermos mais envolvidos em sermos pessoas melhores e em cuidarmos da nossa própria vida, com certeza não teremos comportamentos inconvenientes.

Há um versículo que resume bem isto:

Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem a você . Mateus 7:12.

Bom, uma pessoa normal , com certeza não desejará nada de ruim para si mesmo. Se não quer para você , não queira para outros e antes de tentar consertar o mundo, conserte a si mesmo. Um belo domingo!

Palavra do dia: E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Lucas 18:7

 

8 Comments

  • Reply Isabel Borgert maio 21, 2017 at 10:57 pm

    Olá
    Lendo seu post confesso que fico meio confusa.As vezes reconhecemos algumas coisas nossas no comportamento dos outros ( ai me incluo) porque não estou acima de alguns comportamentos .Quanto a redes sociais, acho que são necessárias e cada um se expõe de acordo com os parâmetros que tem e os valores que tem.Muitas vezes me aborreço com o que vejo por ai, ao valor que se é dado as pessoas e seu trabalho.Esta semana estava conversando com meu filho sobre os engajamentos que se tem de alguns leitores com alguns blogs, o que viraliza ( normalmente são verdadeiros lixos), é triste não é?

    • Reply Daniele Leite maio 22, 2017 at 12:39 pm

      Quem faz um trabalho decente Isa, demora mesmo a ser reconhecido, mas com certeza será um reconhecimento mais duradouro. É triste ver que nossa sociedade está cada vez mais afundada na mediocridade!
      Bjo!

  • Reply Natasha Arruda maio 24, 2017 at 3:51 pm

    Mesmo sendo uma sociedade com tantas deficiências, ainda assim temos que encontrar uma maneira de sermos luz, Deus nos colocou nessa sociedade para esse tempo. O evangelho de Cristo nunca foi apreciado pelas multidões.

    • Reply Daniele Leite maio 24, 2017 at 11:24 pm

      Temos sim Natasha e mostramos isso quando procuramos obedecer às escrituras. Seremos rejeitados por alguns, para seremos amados por Deus. Importa antes agradar a Deus que a homens.
      Abraço!

  • Reply Gisley Scott junho 1, 2017 at 9:41 pm

    A pessoa que desdenha tudo e acha o que ela pensa melhor é, na minha opinião, a mais insuportável de todas a da lista, pois mostra que não há nada a aprender, é mente pequena e não amplia seus horizontes. Já andei com gente assim, é um porre. Só presta o perfume, o restaurante, a idéia dela.
    Beijos
    http://www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    • Reply Daniele Leite junho 5, 2017 at 11:12 am

      É verdade Gisley. Também já andei com gente assim e insisti na amizade até que, naturalmente ela foi se esvaindo por falta de compatibilidade. O legal de uma amizade é compartilhar as coisas boas da vida e não ficar impondo o que você acha o que é certo ou ainda os seus gostos. A parte da ideia é uma das piores, só perde para a bola de cristal, quando querem decidir seu futuro, determinar o que caminho que você deve escolher e isso sem nem conhecer você direito hehe. Algumas tentativas são até para ajudar, reconheço, mas é chato do mesmo jeito rsrs
      Bjoo!!!

  • Reply Lary Zorzenone junho 7, 2017 at 7:07 pm

    Se tem uma única coisa que eu levo pra minha vida é de fazer aos outros somente aquilo que quero que façam comigo.

    Vidas em Preto e Branco

    • Reply Daniele Leite junho 7, 2017 at 8:11 pm

      Faz bem Lari! Se plantarmos o bem não hemos de colher o mal.
      Bj!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.