NÃO SEJA VÍTIMA, LUTE PELOS SEUS SONHOS

Não seja vítima, lute pelos seus sonhos

Não há nada mais fácil que culpar os outros pelos próprios erros ou fracassos, isso é um grande mal.  Há ainda outro mal, desejar o que é do outro, ter inveja e querer a mesma coisa , mas não mover uma palha para conseguir, não trabalhar duro, não estudar, não se esforçar, se colocar como vítima. Não seja vítima, mas lute pelos seus sonhos com fé, foco e determinação.

Quando criamos desculpas, as coisas não andam

As desculpas são do tipo : – Ah! fulano tem casa, carro, eu não tenho nada. E aí vem outra pergunta, quanto você dedica do seu tempo para conseguir o que almeja? Há um provérbio popular que diz assim: “aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”. Vejo muitos assim nos dias de hoje, reclamando , invejando, mas não dando um passo para mudar.  A desculpa é : eu não consigo, não tenho recursos. Então me vêm à mente exemplos como o do morador de rua que passou em um concurso público para o Banco do Brasil, ou do aluno cuja mãe recolhia livros do lixo para ele estudasse e foi aprovado em uma universidade pública. Qual foi os segredo do sucesso desses dois brasileiros? Não ficaram perdendo tempo se vitimando ou achando que não era possível, como a maioria faz, mas correram atrás e usaram o que tinham para conseguir alcançar o sonho. Tinham um limão e fizeram uma limonada.

Trabalhe duro, mas não desperdice o fruto do seu trabalho

Há um provérbio bíblico que diz assim: “Cultive a sua horta e terá comida com fartura, festeje o tempo todo, e terá um prato vazio”. Provérbios 28:19

Se analisarmos a fundo o versículo podemos encontrar várias aplicações. Aquele que trabalha duro , colherá os frutos do seu trabalho, mas não basta apenas trabalhar com afinco, é necessário administrar bem, como bons despenseiros, aquilo que Deus permite que chegue as nossas mãos. Aquele que recebe e emprega todo o fruto do seu trabalho em entretenimento, nunca terá o suficiente para se manter. Vejo ainda uma outra aplicação para o versículo, para aqueles que não se importam em estudar ou fazer alguma coisa de útil, mas desperdiçam o tempo todo em atividades que são prazerosas , mas que deveriam ser bem enquadradas na rotina e não, ser a rotina. Isso vale para aquele adolescente que passa o dia jogando vídeo game quando deveria ser responsável com seus estudos, ou para o adulto que reclama do trabalho que tem, mas ao invés de estudar para crescer e mudar de profissão passa o dia inteiro curtindo, comentando e compartilhando coisas nas redes sociais. Esses dois tipos de pessoas, claro que há muitos outros exemplos, não poderão culpar os pais, amigos ou a vida por não terem conseguido vencer. Devem encarar a si mesmos e fazer algo para mudar. O pior de tudo é quando decidem culpar a Deus.

Trabalhe com dedicação, sirva a Deus com sinceridade

Outro provérbio de Salomão nos diz: ” Observe aquele que é bom no que faz – os bons profissionais são solicitados e admirados e não ficam á sombra de ninguém”. Provérbios 22:29

Aquele que faz bem o seu trabalho, honra a Deus e é honrado por Ele. Será reconhecido porque é honesto, dedicado e responsável. Sempre lembro de José do Egito, servo obediente, fiel e que foi colocado como segundo maior homem de autoridade do Egito. Deus estava com ele, esse era o fator primeiro do seu sucesso, mas José era um servo fiel, Deus não abençoaria um leviano. José seguiu firme com sua crença e mostrou ao faraó que era um homem íntegro e em tudo que colocava as suas mãos para fazer era bem-sucedido. Como estamos fazendo o nosso trabalho? Quanto tempo estamos dedicando? Confiamos apenas em nós mesmos? Estamos levando uma vida que agrada a Deus? Deus abençoa aqueles que o servem de coração, mas não abençoa a preguiça, tampouco a falta de responsabilidade e a desonestidade.

Esse texto é para todos nós, porque de vez em quando precisamos de um puxão de orelha para sairmos da inércia e começar a batalhar para conquistar os nossos sonhos. Eu acredito que Deus se importa com eles. Uma amiga certa vez me disse que ela era a prova viva de que Deus se importa com nossos sonhos. Eu creio nisso. Vi isso na vida dela. Quero ver mais e mais na minha e desejo que isso seja real na sua vida também.

Tenha um dia abençoado, cheio da graça de Deus e cheio de fé.

Palavra do dia: Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações. Provérbios 21:2

4 Comments

  • Reply Jessica Lara agosto 12, 2016 at 7:50 pm

    Poxa moça que texto lindo a um tempo atrás estava sem forças para seguir a diante desperdicei alguns anos mas nunca é tarde né,estou de volta firme e forte para a luta.

    • Reply Daniele Leite agosto 12, 2016 at 11:02 pm

      Que bom que você deu a volta por cima!!!! Desejo que continue firme e forte na conquista dos seus sonhos e objetivos!

  • Reply Clique Aqui setembro 20, 2016 at 2:02 am

    Oi Daniele sou a Thais, Nossa! só o titulo do artigo já fala muito, meche com a gente, as vezes é preciso ouvir algo assim pra dar uma sacudida na gente, pra seguir em frente e não parar no meio da caminhada. Obrigada bjs.

    • Reply Daniele Leite setembro 21, 2016 at 1:52 am

      É preciso lutar pelo futuro que se quer, pode ser duro no começo, mas Deus nos fortalece na caminhada! Eu que agradeço pelo comentário . Desejo-lhe sucesso! Abraço!!!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.