a inveja

Não sinta inveja do seu seu irmão, experimente cuidar da sua vida

Não sinta inveja do seu seu irmão, experimente cuidar da sua vida

Inveja não é coisa de crente? Bom, não deveria ser, mas o número de cristãos invejosos e preguiçosos cresce a cada dia. Eu acredito que a inveja é amiga íntima da preguiça, pois pessoas com objetivos de vida claros e definidos não têm tempo de ficar assuntando a vida alheia.

Mas o que é inveja?

É querer o que o outro tem chegando ao ponto de se entristecer com a vitória do outro. É cobiçar o que não lhe pertence.

De onde vem a inveja?

A inveja  procede  da concupiscência do próprio coração humano. Há uma luta de dentro de nós entre o bem e o mal, entre a nova natureza dada a nós pelo novo nascimento em Cristo e o velho homem, que antes era escravo do pecado.

Devemos dizer não à cobiça. Ceder à tentação é decisão nossa. Se sabemos o que e certo a fazer e não o fazemos, pecamos. Se cairmos na tentação de desejar colher onde não semeamos, ou seja , querer o que o nosso irmão tem, aquilo pelo qual lutou, sendo que nós não movemos uma palha para tal, estamos dando lugar à inveja. E onde há inveja , há toda sorte de males.

 

Consequências da inveja

consequências da inveja

1 – Traz confusão e toda espécie de males

Tiago 3:16 nos diz: Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.

O invejoso, mesmo que de forma inconsciente, acabará agindo para prejudicar o invejado. Imagine alguém invejoso no seu trabalho? Ele não medirá esforços para tirar você do caminho. Onde há inveja , há falta de amor, e não só de amor pelo outro, mas de amor próprio.

2 – Apodrece os ossos

Estudos científicos já demonstraram que sentimento negativos provocam reumatismo. Imagine uma pessoa rancorosa, invejosa e cheia de sentimentos ruins? A inveja prejudica a saúde, é um veneno psíquico e um pecado.

3 – Atrasa a vida e prejudica pessoas

A inveja atrasa a vida do invejoso e prejudica o alvo da inveje. Por que atrasa a vida do invejoso? Bom, o invejoso vai gastar tanta energia em desejar a vida do outro e em prejudicar o outro que acabará deixando de realizar muita coisa. E contrapartida, as suas investidas para atrapalhar a vida de quem é o objeto da inveja culminarão em discórdia, inimizade e prejuízo psicológicos e dependendo do grau da inveja até físicos.

Observe o seu coração

menina feliz

Observe bem o seu coração, de detectar qualquer raiz de amargura, trate de eliminá-la. Como? Leve a Deus em oração e seja sincera. Diga que aquilo a está afligindo e que não deseja esse sentimento em sua vida.

A amargura afasta a graça de Deus das nossas vidas e uma das causas da amargura é a inveja. Pois a pessoa invejosa nunca está satisfeita com a vida, sempre reclama e o pior , não deseja o bem dos outros. Isso não é exclusividade de quem não conhece a Cristo.

O versículo abaixo é um trecho da carta de Paulo aos Hebreus e que eram judeus cristãos:

Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.
Hebreus 12:15

O texto nos mostra que há uma relação de exclusão entre amargura e graça. As duas não podem andar juntas.

A Bíblia  ordena que nos livremos da inveja

Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.
1 Pedro 2:1

O versículo acima é claro, é necessário fazer um detox na nossa alma e nos livramos de todo sentimento ruim.

Deus não se agrada da maldade, da mentira e de pessoas falsas. A inveja também está na lista das coias das quais devemos nos livrar. Outra coisa que precisa ser abolida da nossa vida é maledicência, ou seja hábito de falar mal dos outros, difamar, maldizer.

A inveja demonstra falta de amor

a inveja mostra falta de amor

O amor não inveja, portanto quando sentimos inveja de alguém estamos deixando de amar essa pessoa. Se não cuidarmos disso, em eliminar esse sentimento, ele pode acabar se transformando em ódio.

É preciso guardar o nosso coração desse sentimento tão inútil e devastador que é a inveja.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
1 Coríntios 13:4

Como evitar a inveja

Vejamos cinco maneiras de como evitar a inveja em nossas vidas:

 1 – Memorize versículos bíblicos

Elenquei aqui alguns versículos que falam sobre quão prejudicial é a inveja:

O rancor é cruel e a fúria é destruidora, mas quem consegue suportar a inveja? Provérbios 27:4

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.  Gálatas 5:19-21

Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.
Gálatas 5:26

O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo.  Jó 5:2

Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo
era a de um animal irracional.  Salmos 73:21-22

2 – Tenha um projeto de vida

Se você estiver ocupado cuidando da sua própria vida, dos seus sonhos e planos, não terá tempo para invejar a vida de ninguém, pois terá o seu propósito de vida. Se não tiver um, pergunte a Deus em oração : – Senhor, o que queres que eu faça? Estou confusa e não sei por onde prosseguir.

Lembrando que se espelhar em alguém nada tem a ver com inveja. Todos nós sempre escolhemos uma pessoa para nos inspirar, um mentor, alguém que se deu bem em uma área que gostamos ou algo do gênero.

3 – Esteja contente com o que você tem

Saiba ser grato por aquilo que você já possui. A gratidão atrai a graça de Deus em nossas vidas, pois Deus se alegra com quem sabe ser agradecido. Mas aquele que só investe o seu tempo em reclamar da vida, não pode receber nada de bom. É como se se ele dissesse a Deus que nada do que Ele tem lhe dado presta.

4 – Trabalhe duro para realizar os seus sonhos

Acorde cedo, se esforce, deixe a preguiça de lado e faça o que estiver a seu alcance para chegar aonde você quer chegar, porém não passe por cima de ninguém, tampouco prejudique alguém. Trabalhe e peça a Deus que abençoe e multiplique o fruto do seu trabalho. Peça a Deus que seu trabalho o glorifique.

5 – Sempre que um sentimento ruim bater à porta, converse com Deus

Sempre que alguma raiz de amargura, inveja, discórdia bater à sua porta, diga NÃO! Leve em oração tais sentimentos e peça a Deus que os corte pela raiz. Nutra seu coração de bondade a amor e não de maldade e inveja.

Palavra do dia: Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos. Provérbios 3:31

 

 

 

 

 

 

 

10 Comments

  • Reply sorria menina julho 21, 2017 at 5:21 pm

    Oii dani! Parabéns pelo post, achei super interessante a forma em que você explicou o assunto. Porque muitos crentes infelizmente ainda não sabem como evitar a inveja. E devemos estar atentos, pois estamos sujeitos não é mesmo?
    Parabéns! Beijinhos,

    http://sorriameninaoficial.blogspot.com.br/

    • Reply Daniele Leite julho 23, 2017 at 1:48 pm

      Estamos sujeitos à tudo na verdade, mas não obrigados. A carne luta contra o espírito e vencerá o mais bem nutrido, por isso a importância de se ter uma vida plena de comunhão com Deus!
      Bjos!

  • Reply Célia Guimarães julho 22, 2017 at 12:33 am

    Oi Dani, tudo bem? Que reflexão belíssima. Infelizmente nós humanos quando nos entregamos à Cristo não nos tornamos 100% espirituais e muito da natureza adâmica habita em nós. Pecamos, invejamos, cobiçamos, mas graças à Deus, Ele é misericordioso para nós perdoar sempre que nos arrependemos verdadeiramente. Mas isso não significa que estamos liberados para pecar e pedir perder, porque Deus nos conhece e não se deixa escarnecer. Não devemos colocar nossa salvação em risco por maus hábitos. A inveja é um dos grandes males da sociedade e acredito que o grande causador de muitas tragédias. Nós cristãos devemos ficar atentos, uma vez que, nos mais “inocentes” pensamentos nos julgamos o outro, mas muitas vezes não por nos acharmos melhores, o que também é ruim, mas por termos inveja criticamos. Já vi muito isso acontecer, pessoas que não conseguem determinada coisa, sentem-se menores e acabaram por criticar severamente por mera inveja. Parabéns pela linda reflexão, sei que foi fruto de um belo estudo bíblico. Beijos

    • Reply Daniele Leite julho 23, 2017 at 11:48 am

      Como a Bíblia diz, devemos vigiar. Quando vigiamos a nós mesmos nos livramos de agir como pessoas invejosas. A inveja pode culminar em atos terríveis, como o caso de Caim e Abel. Deus nos livre sempre de tal sentimento.
      Amei seu comentário! Deus a abençoe!
      Beijos!

  • Reply Jaqueline julho 22, 2017 at 1:41 am

    Post maravilhoso.
    A inveja eh Algo que muitas vezes tem nos cercado em ambientes em que vivemos e infelizmente até dentro das igrejas.
    Ms devemos olhar pra Jesus!!
    Olhando p Ele , vemos que Ele é suficiente em nossas vidas, independente do que temos ou não.
    Bjs

    • Reply Daniele Leite julho 23, 2017 at 11:46 am

      Verdade Jaqueline! Sabe, se cada um se preocupasse em viver sua vida de forma a agradar a Deus e a ser contente e agradecido, teríamos menos inveja no mundo.
      Bjs!

  • Reply Lanne Machado julho 23, 2017 at 6:04 am

    A inveja é um mal de todos os tempos. Não existe isso de inveja Branca, inveja é inveja e muitas pessoas a usam para fazer o mal.
    Texto excelente. Parabéns!!!

    Beijinhos

    http://www.lifeenthusiastblog.com

    • Reply Daniele Leite julho 23, 2017 at 11:41 am

      É Llane, também não acredito nessa desculpazinha de “inveja branca”, a inveja é negra e má por natureza sempre.
      Bjs! Obrigada!

  • Reply Bianca Santos julho 23, 2017 at 5:55 pm

    A inveja parte muito de quando você começa a se comparar com os outros, né. Deus nos fez únicos e deveríamos agradecer á Ele todos os dias por isso. Quanto mais perto de Sua palavra mais entendemos seus planos pra nós e vemos que não vale a pena ter inveja de nada nem ninguém. Deus nos basta. ♡ xoxo, Blog B de Bia

    • Reply Daniele Leite julho 23, 2017 at 7:47 pm

      Essa também é uma das causas sim Bia, a comparação sempre deixa alguém para baixo, por isso o melhor a fazer é ser grata mesmo a Deus pelo que se tem e olhar o que há de melhor em si mesmo. Ninguém é perfeito né? Apenas Deus.
      Bj!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.