Como escolher o protetor solar certo para sua pele

 Como escolher o protetor solar certo para sua pele

Tarefa difícil em meio a tantas marcas e promessas é escolher com sabedoria um protetor solar. Mas calma, eu estou aqui para ajudar você nessa missão. Eu já testei inúmeros protetores solares, uns com sucesso e outros sem, fiz diversas pesquisas , consultei minha querida dermatologista e quero compartilhar com você a minha experiência. vamos lá?

Antes de tudo é necessário que saibamos o que cada raio causa na nossa pele. Para entender um pouco mais os efeitos nocivos de cada um deles, vamos ver a tabelinha abaixo :
protetor solar UVA UVB

Fique atenta ao PPD

 protetor solar

Mas o que é esse tal de PPD? Bom, o PPD (Persistent Pigment Darkening) indica o fator de proteção contra os raios UVA, que são aqueles penetram profundamente na pele, podendo causar manchas e inclusive alteração no DNA, o que pode redundar num câncer de pele.

O comitê de Ligação das Associações Europeias da Indústria de Perfumaria e Cosméticos (Colipa), recomenda que a proteção UVA corresponda a, no mínimo, um terço da proteção UVB.

Se observarmos essa recomendação, por exemplo, um protetor solar com FPS (UVB) igual a 30 (FPS=30), deverá ter proteção UVA de  no mínimo, 10 (PPD=10).

O que acontece na prática é que nem todas as empresas colocam nos rótulos o PPD do produto, por isso, quando for comprar o seu protetor solar verifique se ele traz essas informação, pois ela é crucial para garantir que você está fazendo a compra de um protetor solar eficiente.

 

Observe o seu tipo de pele

De nada adianta comprar um protetor solar em creme para pele normal se você possui pele oleosa só porque o mesmo está me promoção. Eu já fiz isso e acabei desperdiçando dinheiro, pois tal protetor engordurava minha pele, o que acarretava em sujeira e culminava nas terríveis espinhas.

Opte, portanto, por protetores que respeitem o seu tipo de pele. Certa vez comprei um protetor para pele normal a oleosa acreditando que serviria para o meu tipo de pele ( pois tinha oleosa no rótulo).

O protetor era importado da Suíça e estava por um precinho ótimo. Todo certinho, sem parabenos, com PPD indicado na embalagem… mas deixou minha pele uma gordura só. Dava até vergonha de sair com ele para trabalhar. Resultado: Ficou renegado ao uso só na praia , mas para isso serviu bem.

Se sua pele é seca, tanto protetores para pele seca, como para normal a oleosa darão certo. Mas se sua pele é oleosa como a minha dê preferência a produtos que matifiquem, que controlem a oleosidade.

Prefira protetores sem parabenos

Parabenos são conservantes duvidosos e se você puder passar longe deles o faça. Numa maquiagem, uma vez ou outra dá até para aguentar, mas isso se você comprou errado, não leu o rótulo direito como eu.

Eu costumo evitar. Não sou paranoica, até porque há produtos que são tão bons que a gente até releva né? Mas pelo fato desse conservante ter atividade estrogênica,  pode desregular o seus hormônios a longo prazo, portanto é melhor não abusar.

Prefira protetores sem Benzofenona-3

Usada como filtro químico dos raios solares, essa substância é minha inimiga. Vem na maioria dos batons que possuem fator de proteção solar e faz meus lábios racharem, ferirem e descamarem.

Está presente em muitos protetores solares baratinhos, porque é uma substância que oferece proteção e é barata para a indústria dermocosmética, mas não se engane está nos caros também.

Então já viu né, é baratinho, o lucro é maior… e o consumidor nessa história? A benzofenona é um alérgeno potente e potencialmente cancerígeno. Bom evitar não é?


E como escolher então?

Para escolher bem é necessário observar todos esses fatores que eu elenquei aqui na postagem, a fim de garantir , além de proteção, saúde para a sua pele.

Agora eu quero saber qual protetor solar você usa e o porquê de você o ter escolhido. Vou mara saber. Deixe aqui seu comentário.

Palavra do dia: No princípio criou Deus o céu e a terra. Gênesis 1:1

 

 

6 Comments

  • Reply Ana junho 25, 2017 at 9:08 am

    Qual marca vc compra ?

    • Reply Daniele Leite junho 25, 2017 at 9:19 am

      Hoje uso o protetor solar da Korres fator 30. Preço bom, a pele fica levemente oleosa após a aplicação, mas depois de alguns minutinhos fica aceitável. Nada de gordura.

  • Reply Hey Lou junho 25, 2017 at 12:58 pm

    Nossa, eu amei a postagem!!! Que Deus te abençoe! 🙂

    http://www.heylou.com.br

  • Reply natashaarruda junho 26, 2017 at 7:50 pm

    Uau! Quanta informação importante, aprendi muito!

  • Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.