Os benefícios da cevada

 Os benefícios da cevada

Desde que fui diagnosticada com refluxo gastroesofágico há alguns anos , tive que substituir o café pela cevada. Eu até que gostava um pouquinho de café, mas quando provei a cevada não larguei mais. Achei o sabor muito mais suave, além e trazer uma série de benefícios que o café não trazia. A cevada é naturalmente livre de cafeína, contém fibras e é rica em vitaminas B1 e B3  e contém quantidades significativas de vitamina E. Além das vitaminas, possui minerais importantes para a nutrição do nosso organismo: selênio, ferro, fósforo, zinco e cobre.

A maioria das pessoas só associa a cevada à cerveja, isso porque o grão entra na composição desse produto. Mas não para por aí. A cevada também é utilizada, na forma de farinha, para a produção de biscoitos, ração animal e até em medicamentos. 

Benefícios da cevada

Por ser rica em fibras, a cevada ajuda a manter seu intestino saudável;

É depurativo e mineralizador, isto é ao mesmo tempo que limpa o seu organismo alguns minerais importantes para o seu funcionamento; 

A cevada é rica em antioxidantes, portanto ajuda a fortalecer o sistema imunológico;

É Tônico do nervos, ajuda a reduzir o estresse e o cansaço;

Ajuda a aliviar problemas como gastrite, diverticulite; 

Boa para prisão de ventre a fim de restabelecer a população de bactérias normais do intestino;

É rejuvenescedor da pele e ajuda a manter os níveis de colágeno;

É regenerador celular.

Como consumir

Você pode consumir a cevada em grãos, para isso basta cozinhá-la como se fosse arroz. Para cada 1 medida de cevada você deve acrescentar três medidas de água. 

Outra forma de consumi-la é na forma de bebida. O malte da cevada tostado e quente lembra muito a cor e o gosto do café, porém muito mais suave na minha opinião. Você encontra cevada tostada na forma tradicional, sendo necessário coar a bebida depois de pronta e também na forma solúvel, bem mais prática. 

Ainda sobre como consumir a cevada, outra alternativa são os biscoitos e pães feitos da farinha de cevada. Algumas empresas comercializam biscoitos com centeio, cevada e aveia por exemplo.

As marcas que já testei

 


Os motivos para inserir a cevada na sua dieta são muitos não é mesmo? Eu tomo meu copo de cevada todo dia, porque além de amar o gostinho de cevada quente, esse grão é poderosíssimo aliado da nossa saúde.

Fontes de pesquisa

FAGUNDES, L.A. A escolha dos alimentos para a proteção contra o câncer. Porto Alegre: AGE, 2001.
MCINTYRE, ANNE. Bebidas que curam. São Paulo: Manole, 2001.
SITES:
http://www.wickbold.com.br/os-beneficios-da-cevada-para-a-sua-saude/
http://pacellicondimentos.com.br/blog/cevada-el-pocillo/

http://beleza.terra.com.br/sua-pele/para-sua-pele/cevada-e-arma-contra-rugas-finas-e-flacidez-no-rosto,ea12a32005d1d310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.