OS BENEFÍCIOS DO PÊSSEGO

Veja os benefícios do pêssego

 

O pêssego é originário da China e por lá é conhecido como o alimento que eleva o ânimo. Os benefícios do pêssego são muitos pois contém compostos fenólicos que ajudam a combater a síndrome metabólica que é um conjunto de fatores de risco que podem culminar em diabetes e doenças do coração. O pêssego tem muito com o que contribuir para a nossa saúde  e não é trabalho consumir um fruta tão deliciosa, seja em forma de suco ou in natura mesmo, é sempre bom saborear um belo pêssego maduro e docinho. Vamos conhecer os benefícios?

Ajuda a controlar o peso

Como o pêssego é rico em compostos fenólicos com propriedades anti-obesidade, anti-diabéticas e anti-inflamatórias. O consumo regular do pêssego ajuda a prevenir a síndrome metabólica.

Auxilia na manutenção de uma pele saudável

O pêssego é rico em vitamina C que é um componente essencial para produção de colágeno e ainda é antioxidante. Conta também com outro antioxidante poderoso, a luteína, que ajuda a combater lesões causadas pelos radicais livres, ou seja, previne o envelhecimento.

Possui propriedades anti-cancerígenas

Giuliana Noratto, pesquisadora da Universidade Estadual de Washington juntamente com uma equipe na Texas A & M, descobriu que substâncias químicas (polifenóis) em pêssegos induzem  o corpo humano a matar células cancerosas metastáticas. Você pode ler a matéria (em inglês)aqui: http://beforeitsnews.com/health/2015/06/peaches-make-cancer-cells-commit-suicide-2576546.html. Eu tive acesso aos artigos em inglês porque a universidade em que estudo disponibiliza um sistema de proxy que nos permite acessar artigos pagos.

É diurético

O pêssego tem alto teor de potássio,fósforo e magnésio o que faz dele quase um antídoto para quem gosta de comer muita coisa salgada e acaba retendo líquidos, pois ajuda a eliminar o excesso de líquidos do nosso organismo. Atenção, nada de ficar exagerando no sal para depois compensar com pêssego ok?

Para aproveitar ao máximo essa fruta prefira os pêssegos maduros, mais saborosos e para não deixar estragar, porque rapidinho fica rim se você não comer logo, opte por conservas ou geleias. Outra opção é o suco de pêssego ou uma sobremesa gelada que você pode fazer com o suco acrescentando gelatina em pó sem sabor ou ainda misturar o suco de pêssego com chá verde. Sei que já vendem industrializado, mas o chá industrializado é cheio de aromatizantes e conservantes nocivos, então, nada mais saudável que fazer você mesma.

 

Referências:

NORATTO, Giuliana et al. Consumption of polyphenol-rich peach and plum juice prevents risk factors for obesity-related metabolic disorders and cardiovascular disease in Zucker rats. The Journal of nutritional biochemistry, v. 26, n. 6, p. 633-641, 2015.
CURTIS, Susana;  Thomas, Pat. O livro de receitas da Cozinha medicinal, 2014, São paulo: Publifolha
NORATTO, Giuliana et al. Polyphenolics from peach (Prunus persica var. Rich Lady) inhibit tumor growth and metastasis of MDA-MB-435 breast cancer cells in vivo. The Journal of nutritional biochemistry, v. 25, n. 7, p. 796-800, 2014.
Tenham um dia abençoado, cheio da graça de Deus
Palavra do dia: Fendeu as rochas no deserto e deu-lhes água em abundância, como a que flui das profundezas. Salmo 78:14

 

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.