OS BENEFÍCIOS DO QUIABO

OS BENEFÍCIOS DO QUIABO

Há quem não goste de quiabo porque acha nojento, por causa daquele líquido pegajoso, meio gelatinoso que insiste em sair do alimento toda vez que a gente manuseia.  Aqui no Ceará chamamos esse líquido de ‘baba do quiabo’. Mas o quiabo pode até ser um patinho feio na aparência, contudo é uma fonte de saúde e deixar um pouco o preconceito de lado e consumir esse alimento de ouro, pode trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde. Separei aqui os principais benefícios do quiabo. Vamos conferir?

O quiabo é bom para quem tem diabetes

O quiabo é rico em fibras solúveis e insolúveis, o que favorece a redução da glicemia. As fibras solúveis são capazes de estabilizar a glicemia.  Além disso possui vitaminas do complexo B que têm a capacidade de desacelerar o avanço da doença. Uma pesquisa feita por alguns estudantes universitário, que inclusive foi veiculada nacionalmente no programa Caldeirão do Hulck, mostrou na prática o que quiabo pode fazer pelos portadores de diabetes. Veja o vídeo:

O quiabo é desintoxicante

Como já disse aqui no início da postagem, o quiabo é rico em fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis absorvem água e isso vai ajudar na formação do bolo fecal e também vai ajudar na redução do mau colesterol (LDL). Já as fibras insolúveis vão auxiliar no bom funcionamento do intestino, uma vez que se ligam às toxinas e facilitam a sua remoção através das fezes. Na prática isso ajuda a diminuir alguns tipos de câncer, principalmente o colorretal.

O quiabo é bom para quem está grávida

Durante a gravidez a mulher deve consumir ácido fólico, mas claro com o cuidado para não exagerar na dose. O quiabo carrega boas quantidades desse nutriente que é capaz de proteger o coração, beneficiar as nossas hemácias e reduzir o aparecimento de defeitos congênitos no bebê.

O quiabo é bom para a saúde dos nossos olhos

Aqui no Ceará quando alguma coisa é boa para a saúde dos olhos a gente diz que é bom para a vista. E o quiabo é muito bom pra vista, pois contém betacaroteno, zeaxantina e luteína.  A Zeaxantina e Luteína são carotenóides e estão presentes nas frutas e legumes amarelo-alaranjados e também nos vegetais verde-escuros. Para você entender melhor, a zeaxantina e luteína atuam como um óculos de sol natural e ajudam a prevenir a degeneração da visão, algo que costuma acontecer com o avanço da idade em muitas pessoas. Consumir quiabo ajuda, portanto, na preservação da mácula ocular (pequena área no centro da retina) e com isso evitar problemas de visão relacionados ao envelhecimento.

Como usar o quiabo

Para preparar o quiabo você precisará limpar o exterior passando uma faca  raspando de leve a casca. Corte as duas pontinhas nas duas extremidades. Depois é só colocar para cozinha no vapor.

Aqui no Ceará usamos muito o quiabo no feijão, junto com o maxixe , que é muito abundante por aqui e nas minhas pesquisas, descobri que é muito utilizado na culinária árabe. É só temperar o feijão do seu jeito e adicionar os quiabos cortadinhos. Eu amo quiabo, mas meu marido diz que tenho gostos estranhos, (ele não gosta muito de quiabo) pois eu como quiabo com sal, como se fosse petisco(rsrrs).

Outra forma de consumir é no frango. Quem nunca ouviu falar daquele prato típico de fazenda: Frango com quiabo? É de delirar de bom. Eu fazia muito na casa da minha mãe esse prato e usava um panela de ferro daquelas que parecem um caldeirãozinho. Essa panela veio de Tauá, no interior do Ceará e gente é a panela mais perfeita do mundo pra fazer pipoca (depois falo dela aqui, pra não fugir do assunto rsr) e pra fazer, claro , o franguinho com quiabo.

Uma terceira forma é na salada. É só grelhar um quiabos numa frigideira com um tiquinho de azeite, acrescentar uma pitadinha de sal e adicionar  quiabo à sua salada costumeira. Ela ficará muito mais nutritiva.

O quiabo também serve para engrossar caldos e sopas por conta justamente daquela baba que sai dele. Uma boa forma de dar mais consistência e de forma natural ao caldinhos e sopas é usar quiabo ao invés de farinha. Fica a dica.

O sabor do quiabo

Mas Dani, e o gosto do quiabo, essa fruta pegajosa, com um baba esquisita não tem gosto ruim? Bom gente, eu não acho, eu gosto muito. mas para quem quiser o sabor aproximado do quiabo, ele fica oscilando entre o gostinho da berinjela, do brócolis e dos aspargos. Quem gosta do sabor desses três alimentos, com certeza vai gostar de quiabo.

Então meu povo, bora consumir quiabo? Faz bem para um montão de coisas e é gostoso , só é um pouco complicado de encontrar. Não é em todo mercado que vejo bons quiabos. Para saber se está bom de consumir, quebre a pontinha da cauda do quiabo, se der um estalido , o quiabo está fresco, se ficar ruim de quebrar como se estivesse elástico, esqueça, é quiabo velho.

Tenha um dia abençoado, cheio da graça de Deus.

Palavra do dia: Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.
João 12:26

Sites consultados:

http://www.instituto-camoes.pt/glossario/Textos/Medicina/HTM/pupila.html

http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=325

 

Livros

CURTIS, S; THOMAS, P; VILINAC, D. O livro de receitas da cozinha medicinal. São Paulo: Publifolha, 2014.

 

4 Comments

  • Reply Gabriele maio 18, 2016 at 5:43 pm

    Eu amo quiabo! Aprendi a gostar com minha mãe, ela costumava fazer refogado com molho ou no frango, uma delícia!!! Amei a dica pra saber como escolher quiabos frescos!! *-*

    Bjão Dani ♥

    • Reply Daniele Leite maio 18, 2016 at 8:45 pm

      Também amo quiabo, Gabi!! Bom demais sem contar nos inúmeros benefícios!!! Bjos!!

  • Reply Isabel Borgert maio 20, 2016 at 9:39 pm

    Olá Dani
    Tenho verdadeira paixão por quiabo, se eu pudesse só comia quiabo., ainda mais sabendo que é um alimento tão rico, não sabia destes detalhes.
    Excelente dica!!
    Bjs bom fim de semana!!
    Isabel

    • Reply Daniele Leite maio 20, 2016 at 11:02 pm

      Também amo quiabo. Meu já falava que era um remédio e olhando par as propriedade desse alimento eu tendo o porquê, pois ele dá uma turbinada na saúde, além, de claro, ser um delícia.
      Bom fim de semana pra você também!!!
      Bjos!!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.