Panqueca funcional : confira a receita

 Panqueca funcional : confira a receita

Hoje eu quero compartilhar com vocês uma receitinha muito querida, que além de saborosa contribui para o bom funcionamento do intestino. Rica em fibras e proteínas, a panqueca funcional é uma boa opção para o café da manhã ou lanche da tarde.

O que é um alimento funcional?

 

É um alimento que além das funções nutricionais básicas produz outros efeitos no nosso organismo. Esses efeitos que podem ser fisiológicos e/ou metabólicos, trazem inúmeros benefícios a nossa saúde. Os principais alimentos funcionais são: soja, cereais integrais como aveia, cevada e trigo integral; leite fermentado, linhaça, brócolis… a lista é grande!

Hoje quero ensinar a você uma receita que criei de improviso. Saí misturando aveia com farinha de trigo comum e integral na tentativa de produzir uma panqueca rica em fibras, pois excesso de farinha branca é muito ruim para o nosso organismo e pode acarretar um aumento do índice glicêmico, o que no futuro pode redundar em diabetes.

Há ainda a diminuição da motilidade intestinal, pois a farinha branca, refinada, não tem fibras. Pensando em resolver esse problema, adicionei farinha de trigo integral, rica em fibras e farelo de aveia, que além das fibras, possui cálcio, ferro, vitaminas B e E. A aveia ainda ajuda a diminuir o colesterol ruim, contribui para perda de peso e facilita a digestão. Essa panqueca, portanto, é leve, não deixa nada a desejar no sabor e é super rápida de preparar. Vamos aprender?

Ingredientes

 
3 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO BRANCA
2 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO INTEGRAL
1 COLHER DE FARELO DE AVEIA
3 COLHERES DE AÇÚCAR
2 COLHERES DE SOPA DE LEITE SEM LACTOSE
1 XÍCARA DE ÁGUA
½ XÍCARA DE ÁGUA
2 OVOS

Modo de preparar:

 

Misture a farinha de trigo branca com a farinha de trigo integral, o farelo de aveia o açúcar, o leite e a água. Mexa bem. Depois acrescente os ovos (claras e gemas) e continue a mexer até unificar a massa. Prepare as panquecas de preferência numa frigideira antiaderente. Eu uso um panquequeira da Tramontina. O preço é em conta. Separei só para panquecas e tapiocas, assim não fica com cheiro de temperos. Para medir a quantidade de massa para uma panqueca, utilizo uma concha de feijão. Cada concha rende uma panqueca.  Gosto de servir com mel. O resultado é esse:

O vasinho de pimenta eu comprei no Shopping Benfica, em um feira de artesanato. 
 Palavra do dia: O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.
Provérbios 10:4

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.