alimentos-probióticos-blog-daniele-leite

Probióticos: razões para inclui-los na sua dieta

Probióticos: razões para inclui-los na sua dieta

Para que servem os probióticos? Mas antes disso o que são eles? Bom, probióticos nada mais são que organismos vivos (micro-organismos) que possuem a capacidade de equilibrar a nossa flora intestinal. Os probióticos favorecem a reprodução de bactérias boas.

Um pouco de história

Hipócrates (considerado o pai da medicina moderna) já dizia que “Todas as doenças começam no intestino”. Olha que ele nem sabia ainda que as bactérias existiam.Tal descoberta só veio à tona quando o cientista e comerciante Antonie van Leeuwnhock , em 1863, observou a própria placa bacteriana em um microscópio fabricado por ele. Ele chamou a sua descoberta de “animáculos”.

Nós temos bilhões desses animáculos nos nosso intestino e a ingestão de alimentos probióticos garante que tenhamos uma flora intestinal equilibrada, pois há uma verdadeira guerra entre o exército do bem(bactérias boas) e o exército do mal (bactérias más). Nessa guerra vence que tiver mais soldados.

Benefícios dos probióticos

intestino saudável-probióticos

Os probióticos servem para favorecer a reprodução de bactérias boas no intestino, amigas da saúde, impedindo assim a proliferação excessiva de bactérias ruins, que podem causar doenças. Vejamos mais algumas funções que essas belezinhas podem fazer por nós:

  • Melhoram a imunidade, uma vez que equilibram o intestino, favorecendo a absorção de nutrientes importantes (vitaminas e minerais) e amenizando a ação de toxinas que podem nos deixar doentes;
  • Evitam constipação, pois melhoram a digestão;
  • Nos deixam mais bem humorados, pois contém aminoácido essenciais como o triptofano, precursor da serotonina, hormônio do bem estar;
  • Favorece a formação de ácido fólico e cálcio;
  • Melhora a qualidade do sono, uma vez que contém serotonina e esta é imprescindível para síntese da melatonina, hormônio que garante a qualidade do sono (lembrando que dormir no escuro total também ajuda muito o nosso corpo a produzir melatonina)

Onde encontrar alimentos probióticos

Alguns alimentos onde podemos encontrar probióticos:

  • Iogurtes (feito com apenas com leite e  fermento lácteo);
  • Kefir;
  • Coalhada;
  • Bananas (biomassa de banana verde,);
  • Kombucha (bebida fermentada)

 

Mas o que é kefir?

Uma colônia de micro-organismos (bactérias e fungos/leveduras) que atuam simbioticamente. São mais de 20 bactérias do bem.

Os grãos de kefir são usados para fermentar leite e outras bebidas. Eu já usei aqui em casa por um tempo, mas quando levei os grãos para São Paulo houve um pequeno acidente com eles e os perdi.

A pessoa que me doou a primeira vez,  não mais o fez. Acho que está sem produção, não sei. Mas o fato é que não tenho mais Kefir em casa. Estou pensando em comprar em cápsulas. Vi que vende na Loja Biologicus. Preço é um pouquinho salgado.

E a Kombucha?

kombucha

Kombucha é uma bebida fermentada, uma espécie de chá. Para fazê-la utilizam o scoby, um disco onde vivem diversos fungos e bcatérias. Para cultivar em casa, é preciso ganhar um dico scoby, um cria dele  e mantê-lo vivo com uma mistura de açúcar +chá preto; açúcar +chá verde ou açúcar + chá mate.

A bebida é rica em micro-organismos do bem, em vitaminas , minerais e oxidantes. Um verdadeiro elixir para a saúde. Estou louca para testar. Vi na loja Companhia dos fermentados e observei que há vários sabores. Eles também ensinam a preparar o kombucha em casa, utilizando o scoby (discos) que eles vendem também.

Vou procurar aqui em Fortaleza. Deve existir para comprar em alguma loja do gênero como Mundo Verde.

Gostou de saber mais sobre os probióticos? Já consome algum alimento probiótico como iogurte ou similares como o velho Yakult? Compartilhe aqui comigo nos comentários. Para se manter sempre por dentro das novidades do Blog siga-nos por e-mail e acompanhe nossa página no Facebook e ative as notificações! Grande abraço!

Palavra do dia: Abençoai os que vos perseguem. Abençoai e não amaldiçoeis. Romanos 12:14

2 Comments

  • Reply Ananza agosto 11, 2017 at 7:15 pm

    Estou precisando mesmo inserir esses alimentos na minha dieta. Logo que comecei a ler o texto me perguntei se o Yakult também era, no final você respondeu… Amo aquele “negocinho” ❤ Contudo, tem algum componente que sempre me dá um certo enjoo. Devo ter intolerância a alguma coisa mas ainda não descobri. Adoro essas dicas saudáveis! Bjus

    • Reply Daniele Leite agosto 11, 2017 at 8:27 pm

      O Yakult é ótimo Ananza, até quem tem intolerância à lactose aceita bem (meu caso) Mas ele é muito doce hehe. É o único leite fermentado que consigo tomar porque aqueles da Nestlé e da Danone tem um gosto horrível e não me caem muito bem. O Yakult tomo sempre de manhã, quado ainda produzo um restinho de enzima. depois do meio dia se eu tiver comido algo com leite, nada mais me cai bem rsrs.
      Bjus!!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.