SEJA UM FILHO SÁBIO

SEJA UM FILHO SÁBIO

O que é ser sábio? Se formos buscar no dicionário uma definição para a palavra sábio encontraremos no Aurélio, as seguintes acepções:

1 Que sabe fazer habilidades.
2 Que ou quem sabe muito; que ou quem tem conhecimentos profundos.
3 Que ou quem age com sensatez ou prudência.
4 Que ou quem sabe muito; que ou quem tem conhecimentos profundos.

Como vimos, uma pessoa sábia é que aquele que além de deter conhecimento sabe utilizá-los, pois age com sensatez e prudência. São tantas as pessoas inteligentes e tolas, mas há tantos que não possuem inteligência sobrenatural,contudo são dotados de uma sabedoria que encanta.

Hoje nós vamos refletir sobre o filhos sábios, quais condutas devem ter e isso à luz do livro de Provérbios, um dos meus livros prediletos da Bíblia, atribuído ao que foi considerado o homem mais sábio de todos os tempos: Salomão. Vejamos as características de um filho sábio:

1 – Alegra os seus pais

Provérbios de Salomão: O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe. Provérbios 10:1

A Bília nos diz que o filho sábio alegra o seus pais, mas o que age de forma insensata causa tristeza, desgosto. Estamos vivendo dias de uma geração rebelde, cujos filhos não ouvem o conselhos dos pais e muitas vezes acabam seguindo caminhos tortuosos. Sabemos que nem todos os pais e mães são exemplo, mas mesmo assim devemos respeitá-los, pois é mandamento do Senhor e é um mandamento que contém uma promessa:

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Êxodo 20:12

2 – Ouve os seus pais

Preste muita atenção amigo, ao que seu pai diz e nunca e nunca se esqueça do que aprendeu desde o colo da sua mãe. Provérbios 1:8

Os versículos que seguem Provérbio 1:8 dão uma série de advertências em relação às companhias más, a não se associar àqueles que procuram o mal do outros, os que roubam e se divertem praticando o mal.

Eles correm para a própria destruição, arruínam tudo em que põem a mão. Provérbios 1:19

Quem nunca conheceu alguém, ou conhece, que se recusou a ouvir os conselhos dos pais e se deu mal na vida. Há até aquele ditado popular que diz: conselho de mãe é aviso de Deus. Deveríamos escutar mais.

3 – Cuida dos seus pais

Ouça com respeito o pai que o criou e não deixe de lado a sua mãe quando ela envelhecer. Provérbios 24:22

O filho sábio não despreza os seus pais na velhice, mas ampara-os. Amparar não quer dizer apenas cuidar materialmente, mas ouvi-los, dar atenção. Apesar de depois de adultos, muitos de nós constituirmos nossa próprias famílias, não devemos esquecer de que Deus usou nossos pais para tornar isso possível. Devemos ser gratos a Deus e honrá-lo, honrando nossos pais.

Mas como buscar essa sabedoria? A resposta é simples . Tudo começa com Deus. Ele é resposta pra tudo, a chave de tudo:

Tudo começa com o Eterno – Ele é a chave de tudo! Todo conhecimento e entendimento vêm dele! Só os ignorantes esnobam tal sabedoria. Provérbios 1:7

Quer ser um filho (a) sábio? Busque a Deus, tema a Deus. Ele é a verdadeira sabedoria e não a nega a quem pedir.

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.
Tiago 1:5

Palavra do dia: Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.
Tiago 1:17

 

2 Comments

  • Reply Gabriele abril 26, 2016 at 1:51 pm

    Gostei muito do seu post, é muito importante que sejamos sábios!!! Hoje em dia os filhos são rebeldes e já não respeitam como antigamente, triste realidade :/

    Beijo!!!

    http://www.umaloucaporjesuscristo.com

    • Reply Daniele Leite abril 26, 2016 at 2:23 pm

      Realidade triste e que chama para a autodestruição, pois a Bíblia diz que filhos desobedientes atraem maldição para si, mas vivemos dias loucos, infelizmente o mundo jaz no maligno.
      Bjs!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.