Ser básica ou ter estilo? Você pode ter os dois

Ser básica ou ter estilo? Você pode ter os dois!

Ter um estilo pessoal é fazer uma escolha que reflita os seus valores , é escolher peças e acessórios que tenha como objetivo comunicar algo. Todo muito possui um estilo, até porque quase todas nós fazemos escolhas conscientes na hora nos vestirmos.

O que falta , às vezes, é  um pouco de sabedoria para escolher as peças certas (e às vezes um pouco de dinheirinho para investir nas peças que tem a ver conosco). Há ainda aqueles que não descobriram o seu estilo e seguem experimentando tudo. Outros , até têm um estilo, mas  não tem coragem de assumi-lo.

Quando nos vestimos de modo básico não há aquela preocupação mais elaborada  em combinar acessórios, cores, peças… simplesmente lançamos mão daquelas combinações clássicas que não terão erro. Ser básica então seria um estilo? Sim, o estilo básico.

Sou básica a maior parte do tempo

ser básica ou ter estilo

Eu sou básica durante a maior parte dos dias da semana. Uso calça jeans, camisa de malha e algum cardigan por cima e arremato a produção “Go to work” com uma sapatilha.

Na parte dos acessórios, escolho brincos pequenos e uso ou um cordãozinho ou uma pulseira, nunca os dois.

Fora do meu ambiente de trabalho é diferente. Amo sapatinhos Oxford e vestidos soltos com um cintinho marcando a cintura. Também gosto de calças com alguma textura e de usar turbantes com um coque no alto da cabeça.  Eu amo experimentar novas formas de me vestir e se eu me sentir confortável nelas e em paz comigo mesma, encaro.

Não quero saber se algo já saiu do Trend topics do mundo fashion. Se eu gostar continuo usando sem problemas.

Estilo nada tem a ver com a moda vigente. Quem tem estilo nem se preocupa se está ou não na moda, mas se está condizente com a sua essência. O que importa é o bom gosto e a elegância.

Ser básica é não ter estilo?

estilo básico

Não né, gente. Ser básica é ter um estilo básico e não há nenhum problema em usar sempre calça jeans e camiseta, mas eu acho que vale a pena deixar a vida mais colorida e brilhante quando o assunto é moda e quebrar um pouco dessa coisa básica demais com um sapatinho dourado ou ainda lançar mão de um vestidinho floral com um par de tênis branco e uma bolsa amarela , por exemplo. Um simples adereço muda toda a produção!

Veja as tendências , mas não seja uma árvore de Natal

tendências e realidades

Todos os dias surge algo novo nas vitrines, seja um sapatinho, uma camiseta, um vestido… Se fôssemos comprar tudo e usar tudo teríamos que ser uma daquelas blogueiras com milhares de seguidores que ganham as “roupichas” ou ainda alguém com muito money (de sobra) para gastar com elas.

Mas podemos acompanhar as tendências e escolher usar aquilo que faz parte da nossa personalidade , que não briga com os nossos valores e que não vai nos vão fazer cometer uma loucura fashion e adquirir dívidas. É dessa coisa da personalidade que vem o estilo. O estilo não se vende barato por qualquer modinha.

Não fique paranoica quanto ao que os outros pensam sobre a sua roupa

Recentemente um dos meus looks atraiu alguns olhares incisivos. Eu percebi que olharam (pessoas do meu convívio), mas não falaram nada. Alguns me fitaram dos pés à cabeça e deu para ver que reprovaram minha roupa.

Calma que eu não estava usando nada curto ou sensual tá? Eu simplesmente estava vestida com uma calça branca e um blusão azul clarinho (candy color) e um par de tênis branco. Eu estava me sentido tão à vontade naquela roupa, que mesmo percebendo os olhares esquisitos virei as costas e continuei seguindo meu caminho. Que achem estranho contanto que eu esteja feliz.

Para ter seu próprio estilo é preciso aprender a ignorar

para-ter-estilo-aprenda-a-ignorar

Para ter o seu estilo próprio é necessário fechar os olhos para os pensamentos e sanções alheias. As pessoas vão reprovar o que elas não gostam e isso sem o crivo do certo ou errado.

Elas podem até rir de alguma coisa que você usa (o meu turbante , por exemplo), mas cabe a você ter força de vontade suficiente para sustentar aquilo que acredita. Admita que você já riu internamente de uma produção extravagante de alguém hehe. Acontece não é mesmo?

 

Algumas situações pedem adaptações

roupa-de-trabalho

Há roupas específicas para situações específicas  e se adequar ao que ambiente pede não é necessariamente abrir mão do seu estilo, é ser educado e polido. Você pode manter o seu estilo, incorporando algum elemento dele no seu look.

Por exemplo, um ambiente de trabalho, (a não ser que você trabalhe numa academia) pede roupas mais comportadas, mas o que vejo é um verdadeiro desastre em algumas empresas. Mulheres com o corpo totalmente marcado, calças tão coladas que aparecem aquele furinho, super vulgar, no meio da coxas, e de quebra ainda arrematam com uma blusa mais colada ainda.

Imagine se você trabalha com pessoas e está sendo o centro das atenções? Uma professora, uma palestrante… Fica feio né gente? E nem adianta falar que não tem nada a ver a roupa que você está usando pois as pessoas devem respeitá-la, porque não é por aí. Quem quer respeito deve dar-se ao respeito também.

Cultive a elegância

elegância

O dicionário define dessa forma a palavra elegância:

Disposição marcada pela harmonia e leveza nas formas, proporção das partes e no movimento; donaire, garbo, graça. Manifestação de gosto na opção do vestuário e na maneira requintada e discreta de usá-lo; bom gosto.

Esse deveria ser o crivo de toda mulher ao se vestir. A elegância preza pela leveza, discrição. Enquanto a deselegância exibe de forma exagerada, a elegância tem a sutileza de esconder para suscitar o mistério, a admiração.

A elegância vai muito além do vestir. Ela pode ser observada no modo de falar. Imagine alguém muito bem vestido, mas que  balbucia dez palavras de desprezo com uma atendente de loja só porque ganha mais dinheiro que ela. Esse é um clássico exemplo de falta de elegância (e de educação).

Como ser básica e ter estilo?

Bom, a resposta é simples: Continue com seu estilo básico, mas experimente outras realidades. Saia da zona de conforto e incremente o seu básico com aquela peça que você sempre quis usar , mas não teve coragem. Quando você começar talvez descubra um outro estilo e o básico em vez de ser regra, vire a exceção.

Gostou da postagem? Compartilhe com suas amigas e aproveite para seguir meu Instagram! Vou amar ver você por lá! IG Dani leite

Palavra do dia: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Efésios 5:15,16

 

 

 

 

4 Comments

  • Reply Isabel Borgert julho 30, 2017 at 11:44 pm

    Olá
    Confesso que da trabalho ser estilosa e simples em? Gosto de algum estilo mas prefiro a simplicidade.
    Adoro um jeans e um tênis branco também, o tênis branco que agora esta com a corda toda eu já usava muito na minha juventude mas ainda gosto muito. O jeans é top gosto e tenho alguns interessantes. Gosto de variar e vivo inventando moda customizando ai muita gente pergunta onde comprei por exemplo uma calça jeans com de dobra de listinha branca na barra . Ah e faço de tudo pra não andar como você diz uma árvore de Natal. rsrsr. Não sei se sou elegante porem curto andar arrumadinha.sem deixar de ser básica.
    Economizo o que posso ,uso tudo que tenho dando uma misturada boa, no trabalho as meninas vivem me criticando pois acho que desfilo roupas e simplesmente coloco um lencinho aqui uma blusinha ali e passo a semana toda simplesmente misturando peças.
    Excelente post amiga.
    Boa semana , excelente agosto.
    Isabel

    • Reply Daniele Leite julho 31, 2017 at 12:56 pm

      Voc~e faz tudo certinho Isa! A moda deve ser sempre algo que nos traz felicidade. Devemos nos vestir para nos sentirmos bem. Essa parte da customização revela que você tem um estilo criativo, isso é bom porque a criatividade faz com que aproveitemos tudo o que há no nosso guarda-roupa.
      Também amo jeans, calças , vestidos, blusas, jaquetas…
      Obrigada pelo lindo comentário amiga! Deus a abençoe sem medida!

  • Reply Lary Zorzenone julho 31, 2017 at 7:21 pm

    Olá
    Eu me considero uma pessoa básica com muito estilo. Minhas peças de roupas principais são calça jeans, blusinha e All Star, mas sempre deixando tudo estiloso e gosto de brincar com meus estilos também. Em um dia estou totalmente grunge, no outro estou toda girlie. Acho que é bacana brincar um pouco dento daquilo que te deixa confortável.

    Vidas em Preto e Branco

    • Reply Daniele Leite agosto 1, 2017 at 1:24 pm

      É isso aí Lary! Também sou meio assim, gosto de brincar com meus estilos e me divertir!!
      Bj!!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.