mulher feliz

Seus sonhos não são menores por serem diferentes

Seus sonhos não são menores por serem diferentes

Essa semana me peguei pensando em sonhos, o desejos que nosso coração quer realizar e que são podados muitas vezes por amigos, pela família, pelos críticos curiosos com os quais convivemos e por tantas outras pessoas que não acreditam naquilo que fazemos.

Essa semana comecei a ler  o livro Let’s Elevate , de um irmão na fé que admiro muito, Ramon Tessman, e fortaleci minha mente para seguir na busca pelo que acredito ser meu propósito de vida, aquilo que Deus colocou em meu coração.

A escrita e o empreendedorismo: duas  paixões antigas

mulher escrevendo

Desde criança gosto de escrever. Sempre quis escrever um livro, na verdade já comecei vários , mas sempre esbarrei na falta de planejamento e de foco e também acabei ouvindo algumas palavras negativas que me desanimaram nessa empreitada.

Mas ainda bate forte dentro de mim esse desejo. Deus fala ao meu coração. Quando oro para saber se devo continuar no meu projeto do blog, escrevendo , que é o trabalho que mais amo fazer, sempre recebo confirmação de Deus, seja por um comentário de alguém que foi abençoado pelo que escrevi ou que aprendeu com algo que compartilhei.

Minha mãe sempre falou e ainda me diz  que devo investir na arte da escrita, pois ela viu desde cedo o meu interesse e a facilidade que tinha para criar. Aos cinco anos eu já escrevia histórias completas e por conta da minha paixão pela leitura e pela escrita não cheguei a fazer alfabetização, porque já havia aprendido a ler e escrever antes de chegar a esta etapa de escolarização.

Minha mãe me ensinou a ler em casa e aos 4 anos, graças a Deus, eu já saía lendo tudo que via pela frente. Eu agradeço muito a Deus por ter me dado essa graça.

Meu primeiro negócio

menina com fantoche

Aos 11 anos eu montei o que chamo de meu primeiro negócio. Escrevi o roteiro de um mini-peça de teatro e junto com meu irmão de 7 anos comecei o projeto. Pedimos à nossa mãe uma caixa velha para fazermos o que seria um mini-palco.  Eu já sabia costurar nessa época, então com agulha e linha fiz bonequinhos de dedo, com a supervisão da minha mãe.

Com canetinhas hidrocor e papel sulfite criei os ingressos e pedi ajuda ao meu irmão para vendê-los. A moeda na época ainda era o cruzeiro. Vendemos os ingressos para os meninos da nossa rua e fomos ensaiar o nosso espetáculo. Para conseguir ainda mais um dinheirinho, pedi que minha mãe fizesse uns salgadinhos fritos e eu fui negociar , com o dono de uma mercearia, a compra de bombons por um preço menor para que eu pudesse revender. Usei uma pequena parte do dinheiro dos ingressos.

No dia da estreia, as crianças estavam lá em casa para a apresentação. Ao todo foram uma quinze crianças. O espaço lá em casa era grande então deu para acomodar todo mundo direitinho. Eles se divertiram muito. Deu tudo certo. Eu gosto muito de lembrar desse dia, pois faz aquela centelha de um sonho adormecido acender novamente.

Um recadinho

café e papéis

Mas voltando aos sonhos, quero deixar um recadinho para você que hoje também enfrenta seus dragões internos, aqueles que querem destruir os desejos do seu coração. A Bíblia diz que Deus tem pensamentos de paz para nós e Ele ordena que pensemos em tudo o que é puro, amável, de boa fama, ou seja, coisas boas.

Mas parece que insistimos em nos diminuir , em acreditar nas mentiras que põem em nossa mente. Eu acredito ,particularmente,  que essas mentiras vêm do inimigo de Deus, que quer destruir tudo que Deus fez. Você pode acreditar diferente. Mas o certo é que podemos dizer não a essas mentiras e começar a planejar a vida dos sonhos.

Quais os meus sonhos?

Quais são os meus sonhos? São tantos e alguns são bem guardados, alguns só eu e Deus compartilhamos. Mas outros quero dividir com você.

Eu desejo  poder viver daquilo que amo fazer;

Eu desejo em poder gerar receita suficiente para desenvolver projetos sociais que beneficiem crianças e idosos;

Eu desejo em ser reconhecida pelo que faço;

Eu desejo viajar o mundo com meu marido;

Eu desejo aprender a programar (sonho recente , mas um desafio que quero vencer com a graça de Deus)

Acima de tudo isso eu desejo viver uma vida que agrade a Deus, usando minhas habilidades para transformar positivamente a vida das pessoas ao meu redor.

Todos esses sonhos eu tenho entregado nas mãos de Deus, pois sei que sem a permissão dele nada podemos fazer. Acredito que tudo vem por meio dEle .

As críticas

Já recebi muitas críticas por ter um blog e até já escrevi sobre isso aqui. No começo eu ficava chateada, mas hoje não mais julgo, pois cada um de nós funciona de uma forma diferente e o meu projeto de vida não precisa ser necessariamente igual ao de outra pessoa.

Pode ser que seu sonho seja passar em um concurso público e se for esse o seu sonho ele é importante e ninguém tem o direito de dizer que não é. Cada um é feliz naquilo que lhe dá paz, paixão e motivação de seguir em frente a cada dia.

Há alguns anos uma das minhas metas era passar num concurso e ter um pouco de estabilidade para me concentrar em outros projetos. Graças a Deus deu certo. Gosto da segurança do funcionalismo público ( mas convenhamos que não podemos mais no iludir a sonhada estabilidade diante das mudanças que estão ocorrendo), não vou ser hipócrita; mas ao mesmo tempo eu quero alçar outros voos , quero aprender novas coisas, conhecer e impactar a vida das pessoas. Posso fazer isso no meu trabalho e posso fazer isso também através da internet.

Tenha os pés no chão , mas não deixe de sonhar e realizar

mulher sonhadoraNão incentivo ninguém a largar o seu trabalho da noite para o dia para empreender, pois o empreendedorismo tem muitos riscos. Mas você pode aprender a conciliar as duas coisas até que chegue num patamar onde vai poder abdicar do que te traz menos felicidade para se dedicar ao que te traz mais alegria e satisfação e claro, sendo bem remunerado por isso.

Nesse espaço recebo críticas todo o dia, as quais me ajudam a melhorar naquilo que estou negligenciando, mas também recebo agradecimentos valiosos, que me mostram que meu trabalho não é em vão, que ele, de alguma forma, está ajudando a mudar alguma coisa na vida de alguém. Isso me motiva ainda a continuar investindo meu tempo na arte da escrita, na produção de conteúdo, no compartilhamento das coisas que acredito e que aprendo.

Empreender é só montar um negócio?

Quando falamos em empreendedorismo muita gente acha o termo que se restringe a montar um negócio. Empreender é muito mais. Podemos empreender projetos pessoais, como passar num concurso público por exemplo, ou ser mais organizado.

Segundo o dicionário Aurélio, empreender significa intentar, levar a efeito, dar princípio, ou seja, não é algo restrito ao mundo dos negócios, mas algo que podemos aplicar a qualquer coisa que quisermos realizar. É começar a fazer.

E você , quais os seus sonhos? Que tal começar a tirá-los do papel e por energia e entusiasmo para começar a realizá-los? Eu espero de coração que Deus o abençoe nesse processo e que sua vida seja uma vida de vitórias e sonhos realizados.

Palavra do dia: O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos é falto de entendimento. Provérbios 12:11

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.