umectação-com-óleo-de-coco

Umectação com óleo de coco

Umectação com óleo de coco

Eu deixei de fazer escova progressiva há algum tempo, e digo que é bem difícil resistir à tentação de cabelos lisos e práticos e não voltar a fazer. Mas estou resistindo bravamente, graças a Deus. Um dos meus aliados nessa guerra é o óleo de coco.

Desde que comecei a usar, há aproximadamente dois meses, já vejo os resultados incríveis dessa belezinha no meu cabelo. Os fios estão mais lisos, mesmo sem progressiva, mais hidratados e com menos frizz. Claro que não faço apenas uso do óleo de coco, mas com certeza é ele que vem sendo o protagonista da renovação do meu cabelo.

O que é umectação capilar

A  umectação capilar é uma espécie de tratamento repositor de lipídeos que nutre profundamente os fios. Com a carga lipídica equilibrada, os cabelos ficam mais saudáveis e brilhantes.

Efeitos da umectação com óleo de coco

Muitas blogueiras têm veiculado s poderes milagrosos do óleo de coco. Sinceramente eu acredito nelas pois comecei a usar há dois meses e não sinto a menor necessidade de voltar a fazer escova progressiva. O óleo de coco extra-virgem realmente tem o poder rsrsr, mas é necessário paciência.

Não dá para dizer que seu cabelo vai ficar lisinho da noite para o dia, porque não vai. O que percebi no meu cabelo foi mais brilho, maciez e realmente ficou mais liso, os cachos bem maiores. Tenho a raiz lisa, mas meu cabelo é originalmente cacheado, porém muito fininho, o que acredito que ajuda a absorver mais rápido o óleo e potencializa os efeitos.

Outros efeitos do uso do óleo de coco são menos queda e menos caspa e isso eu comprovei!

Liso X cacheado

cabelo-liso-cacheado

Eu gosto de usar das duas maneiras : liso e cacheado! Mas não aquele liso chapado e sim com cachos ou ondas nas pontas. Meu cabelo não tem muito volume, então os cachos sempre desmancham e o aspecto é de um cabelo nem liso e nem enrolado.

Cuidar de um cabelo cacheado dá muito trabalho rsrs. Lembro da única época que tive cachos lisos e exuberantes, quando a L’óreal Paris lançou a linha Elseve Hidramax. O problema é que depois mudaram a fórmula e meu cabelo voltou a ficar esquisito de novo.

Quando decidi fazer a primeira progressiva tive muito medo e passei um tempão choramingando. Vai me entender né? Eu vi que na verdade eu amava meu cabelo cacheado e parei com esse negócio de progressiva.

Fui pesquisar e  descobri uma série de malefícios causados por essas escovas e comecei a me preocupar, e mais ainda quando vi em mim os feitos dessa praga. Meu cabelo começou a cair. O couro cabeludo a coçar e gente parecia que havia umas cascas na minha cabeça. Vi que coisa boa não podia ser.

Como fazer a umectação com óleo de coco

Passo 01 : Aplicação

A umectação com óleo de coco é um processo super simples. Para começar verifique o estado do seu óleo. Se você mora em lugares quentes como eu ele ficará em ponto de uso, mas em lugares mais frios ficará um pouco endurecido, então será necessário aquecer em banho maria para assim poder utilizá-lo em seus cabelos.

Separe de 1 a duas colheres (sopa) de óleo de coco líquido e vá aplicando no cabelo seco, mecha por mecha. Dependendo do tamanho e do volume do seu cabelo talvez seja necessário mais óleo. Não esqueça nenhuma mecha. O tempo mínimo para ação nos fios no que diz respeito a reposição de lipídeos e absorção de nutrientes é 2 horas.

Não esqueça de massagear o couro cabeludo enquanto aplica o óleo. Massageie por uns cinco minutos e depois deixe seguir o tempo de ação mínimo. Se quiser um resultado ainda mais potente faça como eu, e deixe  umas oito horas e para facilitar essa permanência é só dormir com o cabelo banhando no óleo mesmo e para não manchar o travesseiro, use uma touca de tecido forrada.

Passo 02: Lavagem dos fios

Para retirar o óleo, pois ele já terá feito tudo o que seu cabelo precisa ao ser absorvido por ele, você deve lavar os fios com o seu shampoo de uso habitual. Lave de duas a três vezes. Aplique seu condicionador apenas da metade do cabelo até as pontas. Se preferir aplique um bom  leave-in.

Periodicidade

Você pode fazer essa umectação duas vezes por semana, se seu cabelo estiver muito danificado. Quando os fios já apresentarem uma melhora, basta fazer uma vez por semana ou a cada quinze dias. Eu estou fazendo apenas uma vez por semana por falta de tempo, mas se pudesse faria duas vezes porque o negócio é poderoso.

Já fez ou pretende fazer a umectação com óleo de coco, deixe aqui seu comentário e vamos trocar experiências, certo? Veja também a postagem sobre umectação com azeite: UMECTAÇÃO COM AZEITE, que fiz quando realizei californianas que detonaram meu cabelo.

Palavra do dia: Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos. Salmos 52:9

2 Comments

  • Reply Isabel Borgert agosto 18, 2017 at 11:14 pm

    Ainda não sei lidar com cremes e hidratantes de cabelo bom saber pois faço cada 15 dias quando vou tingir.
    Vou tentar fazer pra ver como fica.
    Bjs
    Isabel

    • Reply Daniele Leite agosto 23, 2017 at 12:19 pm

      Eu faço há um bom tempo e gosto demais do resultado. O cabelo fica mais hidratado, sedoso, brilhoso. O cheiro é que pode ser algo inconveniente (nem todo mundo aprecia o cheirinho do óleo de coco), mas nada que uma boa dose de shampoo não retire hehe
      Bjs!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.