VAMOS APRENDER A EXTRAIR TODO O PODER DO ALHO?

Sou apaixonada por alho. Nas comidinhas e receitas que crio e que pedem um temperinho podem ter certeza que ele não vai faltar.

Mas as funções do alho vão muito além de temperar a sua comida. Ele pode ser um aliado para a sua saúde, um verdadeiro remédio. É preciso saber utilizar corretamente para aproveitar os benefícios.
UM POUCO DE HISTÓRIA

Vários registros mostram que no Egito antigo, os escravos eram alimentados com alho pois acreditava-se que isso aumentava o rendimento físico e protegia contra as epidemias da época. O fato é que a medicina comprovou o poder bactericida do alho. O babilônios também se valiam das propriedades medicinais do alho para tratar doenças respiratórias e problemas de pele. 

Na Grécia antiga os atletas comiam alho cru antes de competir e em Roma, os soldados comiam as ramas da planta antes de irem para as batalhas. O alho também era utilizados pelos romanos para prevenção de doenças do aparelho digestivo. Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, recomendou o alho para diversas mazelas como feridas, distúrbios digestivos e  infecções.

PESQUISAS

Na Universidade de Hong Kong, na China, pesquisadores recrutaram 125 pessoas que haviam sofrido derrames cerebrais e passaram a investigar a sua rotina alimentar. O que eles descobriram é que quem comia alho apresentava uma melhora na função endotelial. Bom o que isso quer dizer? Vamos começar conceituando a palavra endotélio, que nada mais é do que uma membrana epitelial  que reveste internamente as câmaras do coração, os vasos sanguíneos e os vasos linfáticos. Mas a função do endotélio não é só revestir, ele libera certas substâncias com atividade pró e anticoagulante, além de propriedades vasoativas (vasodilatadora), o que ajuda a reduzir a pressão arterial.

ALICINA (di-propenyl tiosulfinato)
O princípio ativo do alho ao qual se atribui propriedades medicinais, conhecido como alicina, está presente em quantidades variadas dependendo do tipo de alho. O alho brasileiro é o que concentra maior quantidade dessa molécula.
Mas o que a alicina faz? No alho ela é responsável pelo combate a insetos ou pragas que possam atacar a planta e atua também contra fungos e bactérias que possam estar presentes no solo, ou seja, essa substância é um potente soldadinho que mantém a saúde do alho, imagina o que pode fazer ao nosso favor?
A alicina no nosso organismo é  eficaz na prevenção da hipertensão, no tratamento da diabetes, da diarreia, e ajuda a  diminuir o risco de enfarto além de ter o poder de destruir células cancerosas.

 

BENEFÍCIOS DO ALHO

Reduz a pressão arterial;

É anticarcinogênico (previne o câncer);
Reduz o colesterol ruim;
É bactericida e anti-inflamatório e antifúngico;
Rico em vitamina C, B1, B2 e A;
COMO APROVEITAR TODO O PODER DA ALICINA
Há uma forma certa de utilizar o alho para extrair todo o poder da alicina. O alho não deve ser frito se você deseja aproveitar o máximo de suas propriedades medicinais. Você não deve ter piedade, triture o alho, porque a alicina só é liberada quando esprememos o bendito. A alicina some ao entrar em contato com altas temperaturas e fritar o alho faz com que 90% da alicina nele presente desapareça. O ideal seria comer o alho cru, mas vamos confessar que não é ada agradável fazê-lo não é mesmo? O melhor mesmo então é cozinhar ou então adicionar à salada bem trituradinho. Para quem não quer comer de jeito nenhum há ainda a possibilidade de ingerir o óleo de alho em cápsulas e aproveitar todos os seus benefícios. Para mim quanto mais in natura melhor, prefiro comer mesmo!!! Um dente por dia é o suficiente para trazer resultados significativos, conforme afirma a nutricionista Maria Fernanda Vischi, do Hospital do Coração, em São Paulo.
DICAS
 
O portal Tua Saúde também dá dicas de como aproveitar as propriedades medicinais do alho. Ele sugere a água aromatizada de alho. veja como prepará-la:
1 dente de alho fresco, descascado e amassado
100 ml de água
Modo de preparo: Deixe o dente de alho de molho no copo com 100 ml de água durante 6 a 8 horas (enquanto dorme, por exemplo) e tome em jejum, na manhã seguinte.
 
REFERÊNCIAS
MENDES, Patrícia Alexandra Pinto. Estudo do teor de alicina em alho. 2008.
 
SINGI, G. et al. Efeitos agudos dos extratos hidroalcoólicos do alho (Allium sativum L.) e do capim-limão (Cymbopogon citratus (DC) Stapf) sobre a pressão arterial média de ratos anestesiados. Rev Bras Farmacogn, v. 15, n. 2, p. 94-97, 2005.
 
http://www.alert-online.com/br/news/health-portal/alicina-a-substancia-milagrosa-do-alho
 
MANARINI, Thaís. O poder do alho. Saúde é Vital.  São Paulo: Abril, 2015.
 
O BENEFÍCIO MEDICINAL DO ALHO PARA O CORAÇÃO . IN: http://www.tuasaude.com/o-beneficio-medicinal-do-alho-para-o-coracao/

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.