pôr do sol no Açude santa Tereza -Tauá
Parque da Cidade - Tauá- Ce

Minha viagem ao sertão: Tauá e Santa Tereza

Minha viagem ao sertão: Tauá e Santa Tereza

Chegar em Tauá e em Santa Tereza é uma odisseia. Não há aeroporto , portanto temos que ir de ônibus e são seis longas horas de viagem e se duvidar até mais.  Mas dá para apreciar as belas paisagens que surge durante o trajeto. Eu gosto muito de apreciar a vista da janela do ônibus e ir fotografando a paisagem de cada cidade. Não dá para fazer isso com perfeição, mas capturo o que dá.

Passei nove anos sem visitar alguns familiares de Tauá. Alguns , vez ou outra estão aqui em Fortaleza, mas minha avó já está muito idosa para fazer uma viagem longa assim, por isso resolvi passar o Natal por lá.

Não há muito o que fazer em Santa Tereza. Entre caminhadas à beira do açude, pastel na praça e conversa na calçada foi que passamos os dias. Minha avó não conversa muito, mas gravou direitinho o nome do meu marido mostrando uma lucidez tremenda aos 96 anos. Inclusive quando cheguei lá foi a primeira pergunta que ela fez foi se ele tinha vindo.

Separei algumas fotografias do local para mostrar aqui na postagem. O local é bonito, mas judiou muito de mim. Voltei com um  sangramento no nariz por conta da sinusite e a pele bem judiada também, mesmo passando protetor solar. Mas valeu a pena rever minha avó, alguns parentes queridos e matar a saudade da época em que era criança e visitava o interior paticamente todos os anos.

Parte I – Fotos tiradas em Santa Tereza- distrito de Tauá – Ceará

Os patinhos no açude de Santa Tereza – Tauá

Açude santa Tereza -Tauá

Açude santa Tereza -Tauá

Açude santa Tereza -Tauá

O pôr do sol no açude de Santa Tereza -Tauá

pôr do sol no Açude santa Tereza -Tauá

O caminho das pedras

Essa foto aparenta ser  o leito de rio que já existiu. Fica logo atrás da barragem do açude. A foto mostra o assoreamento da rochas.

Santa Tereza-Tauá- sertão

Santa Tereza- sertão

Consegui fotografar as cabras que estavam de passeio por lá e um conhecido aqui da cidade: o calango!Santa Tereza- sertão- cabras

Santa Tereza-Tauá-Ce

Santa Tereza- sertão

Um pouco da flora

Quando olhei essa planta de longe tive a ligeira sensação de que essas formações arredondadas era frutos, mas na verdade eram as folhas ainda não desabrochadas.

folhas- Tauá

flora - Tauá

A rua com o nome do meu bisavô

Um dos primeiros moradores de Santa Tereza, meu bisavô , José Liberato teve uma merecida homenagem por ajudar a construir esse lugar.

avenida José Liberato

Parte II – Fotos tiradas em Tauá – Ceará

Vista (de longe) do Serrote do Quinamuiú

Fiquei louca para subir a serra e ir até o Serrote do Quinamuiú, mas infelizmente além do tempo corrido não encontrei ninguém que se dispusesse a nos levar até o local.

Parque da Cidade – Tauá – Ce

Perfeito para uma caminhada ou corrida. Há boas opções ao redor para abastecer as energias depois com um bom lanche. Gostei muito desse lugar!

Parque da Cidade - Tauá- Ce

Parque da Cidade - Tauá- Ce

Parque da Cidade - Tauá- Ce

A terra do queijo

Tauá também é conhecida como a terra do queijo e realmente os melhores queijos do tipo coalho que já comi na vida foram feitos em Tauá. Não dá para sair da cidade sem levar a famosa manteiga da terra e o inesquecível doce de leite caseiro, que estou me segurando para não comer em exagero. Graças a Deus que inventaram o lactosil para eu não passar aperto com a intolerância à lactose.

Já com a manteiga da terra não tenho problemas, posso me fartar de comer que não sinto nenhuma dor de barriga. Ela é praticamente zero lactose. Mas como com moderação por conta da gordura.

O retorno para casa

Eu saí de lá meio chorosa. Passou um filme na minha cabeça e fiquei lembrando de pessoas queridas que lá estão e que já se encontram em idade avançada. Pessoas que fazem parte da minha vida mas que por conta da distância e da correria da cidade não convivo da forma como gostaria.

Mais que o lugar, os olhos marejados vendo a cidade ficar para trás, expressavam o apreço pelas pessoas. Porque não é o lugar em si que abriga as nossas memórias, são as pessoas com as quais  convivemos, com quem criamos laços, com quem vivemos momentos. Mas o lugar é lindo também!

Palavra do dia: Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram. Isaías 56:8

2 Comments

  • Reply Cleidy Alkimim dezembro 29, 2016 at 2:23 pm

    Nossa que lugar maravilhoso! Lidas fotos, ainda eu não tive oportunidade de sair de minas kkkk me deu vontade viu haha!

    • Reply Daniele Leite dezembro 29, 2016 at 6:02 pm

      E eu com vontade de ir para Minas!! Amo só de ver. Gostaria de morar em Monte Verde, cidadezinha fria e linda!!
      Bjos!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.