TAÇA DE VINHO

Vinho ou suco de uva? Qual a melhor opção?

Vinho ou suco de uva? Qual a melhor opção?

São inquestionáveis os benefícios da uva para a nossa saúde, mas será que é melhor consumi-la in natura ou será o vinho uma forma mais eficaz de aproveitar ao máximo tudo o que a uva tem a nos oferecer?

 

O VINHO

TAÇA DE VINHO
O vinho é uma bebida saudável, desde que seja de boa qualidade e ingerido de maneira sensata. Em pequenas doses funciona como um ótimo remédio, mas é preferível  consumo de vinho tinto ao vinho branco, pois o primeiro concentra um número maior de substâncias benéficas ao organismo.

PROPRIEDADES ANTICANCERÍGENAS

O vinho tinto contém uma substância dotada de propriedades anticancerígenas, o resveratrol. Além disso também está presente nessa bebida, em média , 2.000 mg/l de polifenóis (flavonoides, flavinas, antocianinas,e estilbenos como o resveratrol).

Desde a década de 90 que cientistas têm estudado o resveratrol. Cientistas japoneses descobriram que essa substância funcionava como uma resposta às agressões patogênicas que a vinha(plantação de uva) tinha de suportar, como os raios ultravioleta e o ozônio.

O vinho também tem sido alvo de pesquisas no que diz respeito a sua atividade anticarcinogênica(cotra o câncer)  e o resultados de tais pesquisas são bem animadores.

Descobriu-se que o vinho atua na prevenção, inibe a proliferação de células cancerosas e estimula o suicídio de células anormais, mecanismo conhecido como apoptose celular. O vinho também melhora a capacidade de regeneração de nosso genes danificados.

OUTROS BENEFÍCIOS

O vinho auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares e ajuda a combater o acúmulo de colesterol. Possui ação bactericida comprovada , além de ser antiviral. Facilita a digestão e abre o apetite e para nós mulheres, uma notícia maravilhosa: o vinho retarda o envelhecimento celular e orgânico.

Mas nada de sair por aí bebendo uma garrafa de vinho achando que vai rejuvenescer 10 anos em 1 um dia. Os benefícios são obtidos com a ingestão moderada e diária da bebida.

VITAMINAS

O vinho também é rico em vitaminas como a biotina, ácido pantotênico, niacina e tiamina, além da maravilhosa vitamina C.

 

A UVA

A coloração azulada da uva advém das antocianinas, que são flavonoides (compostos químicos que podem ser encontrados em frutas, vegetais, chás e que têm propriedade antioxidante ).

A uva consumida in natura fornece uma gama de vitaminas (A, K, C, D, E) e também minerais como o cálcio, magnésio, ferro e cobre. É também fonte de fibras. Mas a melhor forma de aproveitar os compostos fenólicos da uva é ingerindo o suco.

O SUCO DE UVA

O consumo de suco de uva para absorção dos compostos fenólicos é mais vantajoso do que o consumo do vinho no sentido de que a ausência de álcool permite que a maioria das pessoas possam ingeri-lo e aproveitar todos os seus benefícios, como as crianças e pessoas portadoras de hepatites.

O suco de uva tinta assim como o vinho, também contém resveratrol e possui as mesmas funções benéficas do vinho, como a ação antioxidante , a função cardio protetora e a de regeneração de células.


VINHO X SUCO DE UVA

O suco de uva tinta pode trazer os mesmo benefícios do vinho tinto, pois possui na sua composição os mesmos compostos fenólicos.

A vantagem do suco de uva é que podemos ingerir uma grande quantidade sem nos preocuparmos como risco de intoxicação que podem ser causados pelo álcool e também pelo fato dos antioxidantes do suco permanecerem mais tempo no organismo do que os do vinho.

Porém,  pesquisas indicam que o o mesmo álcool que pode intoxicar, tem o poder de aumentar os níveis de HDL (Colesterol bom). O vinho pode conter ureia e metanol, que podem ser tóxicos ao organismo e ingeridos em grande quantidade.

O QUE INGERIR? 

Como as duas bebidas tem comportamentos similares, mas cada uma tem suas peculiaridade, a minha sugestão é ingerir mais o suco de uva, para aproveitar todos os benefícios dos compostos fenólicos, que são antioxidantes e cardio protetores e consumir o vinho  em doses bem pequenas, como 50 ml, por exemplo, a fim de aproveitar a sua propriedade de aumentar o bom colesterol. Mas eu ainda prefiro o suco e uva por não conter álcool.

CONCLUSÃO

O vinho é excelente para a saúde, mas deve ser consumido com moderação. A embriaguez não é sábia e o excesso de vinho pode intoxicar o seu organismo.

Ter o hábito de consumir após o almoço dois “dedinhos” de vinho como costumamos dizer aqui no Ceará, faz muito bem para a saúde, mas um bom suco de uva concentrado também proporciona os mesmos benefícios.

Quando falo de suco de uva me refiro a suco de uva puro, sem adição de açúcares, não são aqueles sucos de caixinha que 90% do conteúdo é açúcar e o que menos tem é uva.

A BÍBLIA E O VINHO

Eu não bebo e sou meio resistente ao consumo do vinho, mas como preventivo, em torno de 50 ml por dia, não vejo problema algum.

O que acredito que seja errado é a embriaguez, pois não há sabedoria nela e leva os seres humanos a fazerem coisas não muito inteligentes.

A Bíblia fala muito sobre se evitar a embriaguez no livro de Provérbios, mas não condena a ingestão do vinho, contudo não faz o mesmo para a embriaguez.

Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades. 
1 Timóteo 5:23


O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas;não é sábio deixar-se dominar por eles. 
Provérbios 20:1

E você? Qual a sua opinião sobre o assunto? Prefere vinho ou suco de uva? Deixe um comentário.

REFERÊNCIAS:

DAVID, J. M. et al. Resveratrol ações e beneficios a saúde humana. Revista da rede de ensino FTC, p. 1-11, 2007.

KHAYAT, DAVID. A verdadeira Dieta Anticâncer. São Paulo: Lua de Papel, 2012.

PENNA, Neidi Garcia; HECKTHEUER, Luísa Helena Rychecki. Vinho e Saúde: uma revisão. Infarma, v. 16, n. 1-2, p. 64-67, 2004.


No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.