5 DIAS COM PROVÉRBIOS: OS FRUTOS DA MENTIRA

Share

5 DIAS COM PROVÉRBIOS: OS FRUTOS DA MENTIRA

Estamos chegando ao nosso último post da série Cinco dias com Provérbios e hoje vamos falar sobre a mentira e vê como o livro de Provérbios traz essa questão.  Para ilustrar essa mensagem vou começar com um fato que aconteceu comigo ontem. Eu ganhei um voucher da loja Quem disse Berenice, o qual dava direito a um batom novinho que deveria ser trocado na loja levando um batom velho. Fui até à loja , levei meu batonzinho acabadinho da Mary Kay que amo e fui trocar pelo batom da QDB e aproveitei para comprar um delineador marrom que estava precisando há um maior tempão , mas não estava querendo gastar dinheiro.  Pois bem meninas, eu comprei meu delineador e pedi que a vendedora pegasse a cor marrom pra mim, confiei que ela o tivesse feito e nem conferi, levei ao caixa, paguei e fui embora. Ao chegar em casa fui testar meu delineador toda feliz e achei esquisito o pincel meio verde, quando passei o delineador era bem verdinho e fui olhar a embalagem. Era verde mesmo. Liguei para a loja e perguntei se poderia trocar, expliquei a situação, mas ouvi o seguinte:  – Você só poderá trocar se não tiver aberto o produto e testado. Pois é meninas, mas eu testei. Podei mentir e dizer que não, pois nem dava para perceber, mas se fizesse isso eu estaria mentindo e pecaria feio. Os frutos da mentira não são bons e a mentira não agrada a Deus. De acordo com o Livro de Provérbios, vejamos algumas razões pelas quais não devemos mentir:

1 – Deus detesta mentira

Provérbios 6:16 começa dizendo que há seis coisas que Deus odeia , sete coisas que Ele detesta. Uma dessas coisas é a mentira. Aquele que espalha palavras mentirosas e acaba provocando contendas entre os irmãos.

…a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.
Provérbios 6:19

2 – Quem mente uma hora será punido

Aquele que fala mentiras não ficará impune, mas receberá as devidas consequências de seus atos. Desde uma simples consciência atormentada até uma punição mais severa.  Há um velho ditado popular que diz: Mentira tem perna curta. Nem sempre, mas um dia tudo o que está encoberto há de ser revelado e mesmo que a mentira cresça e alcance longas pernas, uma hora elas serão quebradas e a queda, será muito grande.

A testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que despeja mentiras não sairá livre. Provérbios 19:5

3 – Obter ganhos com mentiras traz consequências amargas

Imagina se eu conseguisse meu delineador marrom como eu queria, mas para isso tivesse que mentir dizendo que não abri o produto? E se a moça que me vendeu tivesse o desconto do produto do seu salário? Mas você poderia me dizer que ela errou pois me entregou um produto equivocado. Tudo bem, mas eu não poderia mentir para ter o produto que eu queria. Não poderia justificar o meu erro pelo erro dela. Poderia ser legal conseguir a troca, mas certamente eu não ficaria feliz depois disso, pois entristeceria o Espírito Santo em mim.

Saborosa é a comida que se obtém com mentiras, mas depois dá areia na boca. Provérbios 20:17

E assim encerramos a série de postagens baseada no livro de Provérbios. Se você perdido as outras lições basta procurar na guia assuntos Séries do Blog – Cinco dias com Provérbios, ou então cadastrar o seu e-mail para receber todas as postagens da série num lindo PDF.  Tenha um dia abençoado, cheio da graça de Deus.

Palavra do dia: Os homens fazem planos e criam estratégias, mas o propósito do Eterno é o que prevalece. Provérbios 19:21

 

 

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.