amigo e colega

Amigo e colega: Não chame de amigo quem você trata como colega

Share

Amigo e colega: Não chame de amigo quem você trata como colega

Acho que todos nós temos pelo menos um bom amigo em quem confiar. Algumas pessoas se gabam de ter vários amigos, mas no fundo não são todos amigos assim, porque amigos de verdade são poucos e raros.

Já o termo “colegas” eu diria que é o termo perfeito para definir a maioria de nossos relacionamentos que costumamos enquadrar dentro do termo amizade.  Quando não sabemos definir quem é colega e quem é amigo, começam os problemas dentro da nossa cabeça e sofremos por nos decepcionarmos com pessoas que julgávamos ser nossos amigos, mas não confiam em nós o suficiente para dividir a vida.

Considerar demais quem não te considera não é bom

Quando consideramos pessoas que não têm consideração por nós, nos frustramos, por isso é muito importante identificar quem o trata como amigo e como colega. Dessa forma, muitos desapontamentos serão evitados, pois você aprende a não criar expectativas.

O inverso também é prudente. Se uma pessoa o considera bastante , mas você não tem a mínima intenção de ser amiga dessa pessoa, não se aproveite da situação para manipulá-la a fim de conseguir favores, além de ser aético  isso demonstra falta de caráter.

Mostre interesse pela vida das pessoas com quem você se relaciona

Mostre real interesse pela vida das pessoas com as quais você se relaciona e não deixe para perguntar se está tudo bem só quando precisar de um favor. Não seja mais mala ainda de procurar determinada pessoa apenas quando precisar dela e nem perguntar como a pessoa está, isso demonstra que além de mala você é mal educado.

Não estou dizendo aqui que agora você tem que ficar ligando e enviando mensagens a todas as pessoas que você conhece ,constantemente, a fim de quando precisar de um favor não parecer oportunista.

Estou falando de se importar de verdade, ou seja, de não procurar pessoas que fazem parte do seu círculo de amizades apenas quando precisar de alguma coisa. Se são seus amigos, trate-os como tal. Se não são , não há problema em pedir favores a conhecidos, mas não faça isso usando o vocativo “amigo”, chame pelo nome mesmo, é mais honesto.

Os níveis de amizade

amigo e colega

Dentro do nosso círculo de amizades existem várias hierarquias. Há os amigos mais chegados, com os quais nos falamos praticamente todos os dias. Há aqueles que vemos uma ou duas vezes por ano, em virtude da distância, mas não deixamos a comunicação de lado.

Há aqueles que conhecemos há anos, mas por algum motivo a amizade esfriou, mas ainda assim a mantemos. Mas não há desculpa para o descaso, pois o que não falta hoje são meios de comunicação que viabilizem o contato. Se você realmente se importa com alguém, vai arrumar um tempinho para nutrir aquela amizade.

Os “amigos” de ocasião

Os amigos de ocasião são aqueles que só o procuram você quando querem um favor. E nem sempre é uma coisa que eles não podem fazer, simplesmente se acham tão importantes ou ilustres que vão lhe pedir na cara dura para fazerem aquilo que eles podem, mas não querem, ou porque vai custar esforço, ou porque eles sabem que encontraram um besta para fazer por eles. Já falei aqui no blog da diferença entre ser bom e ser besta nesse texto: “Ser bom não é ser besta”. 

Pessoas assim vão sempre chamar você de amigo, mas vão  esquece-lo por meses a fio e depois aparecerão do nada sabe para quê? Exato, você acertou! Para lhe pedir um favor. No dia em que você disser não talvez essa pessoa nunca mais volte a falar com você, pois verá que a fonte secou. Ela arrumará outro besta para sugar.

Eu já tive vários “amigos” assim e já sofri muito por conta disso pois achava que realmente tais pessoas se importavam comigo. Mas depois que a amizade virou quase uma relação de vassalo e suserano (eu era o vassalo), decidi dizer não. A consequência? Perdi o “amigo”.

Seja sincero

amigo e colega

Não chame de amigo quem você trata como colega. Se você procura pessoa A ou B apenas quando precisa de algum favor e ela é apenas uma pessoa conhecida, ainda assim você deveria mostrar interesse pela vida dela, já que a conhece o suficiente para pedir um favor. Então, antes de pedir o favor, pergunte se está tudo bem, é o mínimo.

Não considere como amigo quem só o procura para networking, isso se chama contato de trabalho. Se você considerou tal pessoa e chegou a fazer alguns favores querendo uma possível amizade e se decepcionou quando precisou de algo em troca e não obteve, releve. Siga em frente e aprenda a ser generoso sem esperar nada, nem dos seus amigos (embora  a gente espere) nem de dos seus contatos, dessa foma você ficará mais feliz.

Contudo, isso não significa servir de capacho para gente aproveitadora, pois acredite, quando um oportunista identifica um alvo ele vai com tudo para extrair o máximo dele, e quando não precisar mais lança mão.

E para concluir, vamos à clássica batalha amigo raiz e amigo nutella:

Amigo e colega

Palavra do dia: Quem tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigo mais chegado que um irmão. Provérbios 18:24

12 Comments

  • Reply rodrigovitel Fevereiro 13, 2017 at 3:02 am

    muito bom o texto. Esse post vai ajudar muita gente a pensar um pouco e saber se esta sendo amigo mesmo e se quais sao os amigos q vc tem. amei!

    http://blogboynews.blogspot.com.br

    • Reply Daniele Leite Fevereiro 13, 2017 at 11:35 am

      Assim espero Rodrigo! Que bom que você gostou!!

  • Reply Paulo Alves Fevereiro 13, 2017 at 2:13 pm

    Olá Dani como está?
    Muito bom o asunto, bem atual e relevante para a nossa vida.
    Infelizmente temos essas decepções com ” colegas ” que nunca foram nossos amigos. Amigo de verdade ta juntojunto pro que der e vier.
    Abraço!

    • Reply Daniele Leite Fevereiro 13, 2017 at 11:57 pm

      Oi Paulo, tudo certinho com a graça de Deus e você?
      Acho que todos nós temos uma história de um “amigo” que considerávamos mas que não estava nem aí para nós! amigo mesmo como você disse está sempre junto!
      Abraço!

  • Reply Plínio Batista Fevereiro 13, 2017 at 3:21 pm

    Precisanos valorizar as nossas verdadeiras amizades, mesmo que sejam poucas. Amei seu texto, e adorei a comparação amigo raiz e amigo nutella kkkkkk.

    http://www.ocristaocriativo.com

    • Reply Daniele Leite Fevereiro 13, 2017 at 11:55 pm

      Precisamos sim Plínio, pois estão em extinção num mundo como esse de valores tão invertidos! que bom que gostou da comparação amigo Raiz e Amigo Nutella rsrs. P.S: baseada em fatos reais rsrs

  • Reply isabelborgert Fevereiro 13, 2017 at 5:04 pm

    Eu acho que ser amigo é coisa séria, eu nunca tive muita sorte com os do meu circulo sempre fiz papel de besta, .Muitas das minhas “amigas” acham que eu sou caixa eletrônico;.
    As colegas estou aprendendo a manter distante..A amizade sincera é um oásis..
    Amigos desinteressados são um tesouro..
    O livro bíblico de Eclesiástico se refere aos amigos, mais ou menos assim:Nada se pode comparar com um amigo fiel, e o ouro e a prata não merecem ser postos em balança com a sinceridade da sua fé.

    Sábio é aquele que cultiva amizades com o zelo de um jardineiro.
    Beijo grande excelente semana pra você.

    • Reply Daniele Leite Fevereiro 13, 2017 at 11:53 pm

      É Isabel, amizade sincera como vocês mesma disse é um oásis e como é difícil encontrar. quando a gente encontra deve cuidar com carinho!!
      Beijo e uma ótima semana. amei seu comentário!!!

  • Reply Gabriele Fevereiro 14, 2017 at 3:42 pm

    Além do excelente post, aderiu ao meme! Vc é muito criativa! hhahahah

    Beijo!

  • Reply thayz Março 6, 2017 at 3:45 pm

    Belo texto Dane, muito claro mas sem agressividade gostei bastante . Acho que não só a mim mas todos que tiraram um tempo para ler notou que se encaixava em algo dito por você, SEMPRE PRECISAMOS MELHORAR!!

    • Reply Daniele Leite Março 6, 2017 at 8:53 pm

      Obrigada Thayz. Eu tenho me policiado muito quanto a isso, esse ano de 2016 foi um pouco conturbado pra mim quanto o assunto foi amizade. Eu tinha algumas pessoas muito em conta, mas notei que assim que um denominador comum foi rompido, essas pessoas não me procuraram mais, tampouco foram solícitas quando as procurei. Vi que eram só colegas e eu considerava demais. Depois comecei a refletir se eu não tratava algumas pessoas que m consideravam da mesma maneira. Depois disso resolvi escrever esse texto. Como você disse: Sempre precisamos melhorar. Estou buscando isso!! Grande abraço!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.