BRUACA EXPRESS (BOLINHO DE FRIGIDEIRA)

Share

VOCÊ CONHECE A BRUACA? APRENDA COMO SE FAZ

Aqui no Ceará nós temos uma iguaria, a bruaca, que nada mais é que um panqueca doce, porém um pouco mais encorpada, feita com massa de bolo mesmo, com fermento, ovos, leite e ao invés de ir ao forno, vai para frigideira e é assada na frigideira.

Uma delícia. Há várias versões, é só usar a criatividade e criar a sua.  Hoje eu vou compartilhar  a minha receita de bruaca, feita sem leite e com amaranto e chia. É um versão funcional de bruaca e fica uma delícia. Confira a receita:

Ingredientes:

6 colheres (sopa) de farinha de trigo com fermento

2 ovos

1/2 xícara de água

2 colheres (café) de semente de chia

2 colheres (sopa) de amaranto em flocos

óleo de girassol para fritar

Modo de preparar

Eu preparo de uma forma bem simples e rápida, sem liquidificador. Numa tigela ou refratário, coloco primeiro os ovos, depois a farinha, a água , a chia e o amaranto , mexo tudo com um garfo e vou batendo até a misturinha ficar uniforme. Coloco uma colher de sopa ou um pouco mais de óleo numa panquequeira antiaderente e uso uma conha para medir a porção de massa para a bruaca.

Deixe fritar ambos os lados. Essa fritura é quase um grelhado porque uso pouquíssimo  óleo, já que frituras não são nada saudáveis.

Na hora de servir, capricho no doce de leite sem lactose. Meu marido comeu que ficou triste e as bruacas que servi para ele, ou como ele chama , os bolinhos, as panquecas ; vieram com um recheio especial de nutella e doce de leite combinados.

Eu tive que me contentar com o doce de leite zero lactose. Meu marido é paulista, mas já está mais cearense que eu, ama bruaca, tapioca, feijoada, mas não perde o sotaque, he he.

Sugestões para servir e benefícios

Essa receita e ótima para fazer  no café da manhã ou no lanche da tarde, principalmente se você estiver com pressa, porque o preparo é muito rápido.

O sabor é uma delícia e você pode incrementar do seu jeito. Eu escolhi adicionar o amaranto porque ele fornece muitos dos aminoácidos que nosso corpo necessita, além de vitaminas.

A chia contém ômega 3 além de algumas vitaminas do complexo B. Eu tirei umas fotos de alguns dos produtos que usei para vocês conferirem a composição deles.

DSCN1327

DSCN1328

DSCN1330

DSCN1329
E aí, gostaram da receita? Como você preparar a sua bruaca? Algum segredinho especial? Existe esse bolinho na sua região? Se sim, como se chama? Vou amar saber. Deixe um comentário.

Tenham um dia abençoado, cheio da graça de Deus.

Palavra do dia: Quando os perversos assumem a liderança, o crime corre solto. Mas, um dia, os justos verão o fracasso deles. Provérbios 29:16

 

4 Comments

  • Reply isabel borgert Abril 19, 2016 at 10:46 am

    Bom dia Dani,
    Curiosamente a sua dica da bruaca vem a calhar com as coisas que meu marido gosta .
    Ele vem de uma família de alemães e minha sogra faz esse tipo de coisa.
    Tem muita coisa que é bem simples e tão deliciosa não é?
    Um belíssimo dia a você!!
    bjs

    • Reply Daniele Leite Abril 19, 2016 at 1:00 pm

      Bom dia Isa, vou te chamar de Isa, posso? Aqui no Ceará esse negócio é famoso. Realmente é simples demais de fazer e muito gostoso. Cada um faz do seu jeito e o bom é isso, você criar à vontade . Um dia abençoado pra você!!! Bjuu!!!

  • Reply Gabriele Abril 19, 2016 at 7:11 pm

    Confesso que nunca ouvi falar de “bruaca” aqui em Paranaguá, hahahha só ouvi esse nome pra xingar as pessoas guria! hahahahahaha Essa receita deu água na boca, parece ser delicioso! Além de saudável, a chia é excelente né? beijoo

    http://www.umaloucaporjesuscristo.com

    • Reply Daniele Leite Abril 19, 2016 at 7:16 pm

      Acho o nome esquisitinho, mas é assim mesmo quem chamam esse bolinho frito aqui no Ceará. Não sei de onde vem a história do nome. Mas que é gostoso é e o bom é que pode incrementar para deixar do jeitinho que gosta. Bju!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.