BOLINHO FIT: COM QUINOA, CHIA E AMARANTO

Share

BOLINHO FIT: COM QUINOA, CHIA E AMARANTO

Eu amo coisinhas integrais e cereais turbinados, cheios de vitaminas, aminoácidos … E sempre estou inventando receitinhas de forma a poder inserir essas belezinhas no cardápio. Hoje acordei meio entediada, com cólicas e não estava muito a fim de almoçar cedo sabe?

Então fui pra cozinha e comecei a pensar em algo. O resultado foi esse bolinho de frigideira feito com farinha integral, chia, amaranto, quinoa, um pouco de açúcar, ovos e leite zero lactose. A receitinha completa e como fazer você confere agora:

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo integral

3 colheres (sopa) de quinoa em flocos

1 colher (sopa) de amaranto em flocos

1 colher (sopa) de semente de chia

2 ovos

3 colheres de açúcar

 

Modo de preparar:

É mais fácil que fazer suco de laranja rsrs. É só misturar a farinha, a quinoa, o amaranto, a chia, o açúcar , os ovos e o leite, por último, e mexer bem. Depois bata à mão por um minutinho. Agora é só assar ou fritar numa frigideira. Se você tiver aquelas frigideiras que não precisam de óleo melhor ainda. Como u ainda não comprei a minha, usei óleo de girassol pra fritar.

Resultado:

bolinho-de-frigideira

Os benefícios  dos ingredientes:

Semente de chia

Ricas em ácido graxos insaturados, como o ômega 3. Ainda é fonte de vitaminas do complexo B, minerais e fibras.

Amaranto

Super nutritivo, é fonte de aminoácidos, ferro, zinco, selênio, vitamina B6, fósforo, magnésio e manganês. Uma riqueza, não é mesmo?

Quinoa

Fonte de cálcio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, zinco e vitaminas B1, B2, B3, B5 e vitamina E.

Ovo

Beneficia a saúde ocular, fortalece dentes e ossos e melhora o desempenho mental. O ovo contém luteína e zeaxantina, que protegem os olhos da degeneração macular.

Farinha de trigo integral

É fonte de nutrientes importantes como a vitamina E e a vitamina K, além de ser rica em fibras. A Farinha e trigo integral também ajuda a fornecer energia ao nosso corpo e isso de forma gradativa, ou seja, quando você come alimentos com farinha de trigo integral seu corpo tem mais energia disponível para usar, ao contrário da farinha refinada que acaba liberando a glicose de uma vez.

Açúcar

Sempre considerado um vilão, o açúcar não é tão ruim assim, mas isso só se consumirmos com moderação. O açúcar é a maneira mais rápida de fornecermos glicose para o nosso corpo e é essencial para o funcionamento do nosso cérebro, dos rins e da retina, mas o excesso é sim muito perigoso.

A glicose também tem um outro papel importante: ela ajuda na proliferação  das Bifidobactérias e dos Lactobacillus sp. Essas duas bactérias , que compõem nossa flora intestinal,  são muito importantes para a eliminação de bactérias ruins, como a Escherichia coli e o Clostridium. 

É preferível ingerir o açúcar mascavo, porque ele concentra melhor alguns nutrientes como o magnésio, ferro, cloro, potássio, sódio, magnésio e vitaminas do complexo B, nutrientes esses que podem ter perdas muito significativas com o processo de refinamento.

 

Leite integral zero lactose

O leite sempre deve ser consumido com moderação, já que é altamente inflamatório, mas usado na quantidade certa, é fonte de cálcio, vitaminas do complexo B, A, D e K.  Ele ajuda  a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos, por conta da vitamina K.

Ajuda também a termos um soninho mais tranquilo, pois contém triptofano, um aminoácido essencial que nosso corpo não produz. O triptofano modula a produção de um neurotransmissor, a serotonina, famosa por nos dar aquela sensação de bem-estar.

E a serotonina tem um papel muito importante na produção da melatonina, o hormônio do sono. Quanta informação num pouco de leite, não é mesmo?

Vídeo da receitinha:

Fiz um videozinho curtinho para mostrar como eu preparo essa receitinha. Aproveita e se inscreve no meu canal, se você quiser, e assim fique sabendo dos vídeos novos que eu postar.

Tenha um dia abençoado, cheio da graça de Deus

Palavra do dia: Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
Isaías 43:2

2 Comments

  • Reply Paula outubro 3, 2016 at 11:09 pm

    Olá, muito obrigada por esta ótima receita! Também gosto de inovar no cardápio com ingredientes mais naturais. Estes comentários sobre as propriedades de cada ingrediente, é um incentivo a mais para por a receita em prática. Tenha uma ótima semana!

    • Reply Daniele Leite outubro 4, 2016 at 12:23 am

      Obrigada Paula!!! sempre gosto de colocar os benefícios dos alimentos funcionais ao publicar uma receita aqui no blog. como você mesma salientou é um incentivo sim!! Uma excelente semana!!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.