brownie-sem-glúten

Brownie sem glúten e com biomassa de banana verde

Brownie sem glúten e com biomassa de banana verde

Recentemente compartilhe aqui no blog uma receita de biomassa de banana verde e usei essa biomassa para preparar um brownie sem glúten que sinceramente eu achei que não ficaria gostoso, mas me surpreendi. Meu marido gostou muito da receita e levamos também para minha mãe e ela super aprovou. Depois dessa experiência de degustação positiva, resolvi compartilhar a receita qui no Blog.

Receita do brownie sem glúten

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de biomassa de banana verde (veja aqui como preparar);
  • 6 colheres de manteiga derretida de boa qualidade (cuidado com as manteigas fraudadas que apresentam gordura hidrogenada na composição);
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem;
  • 2 ovos ( eu gosto de usar ovos caipiras, da gema bem amarelinha );
  • 3 colheres (sopa) de farinha de coco;
  • 1 colher (café) bem cheia de fermento em pó;
  • 1 pitada de sal
  • 3/4 de xícara de açúcar mascavo (como se fosse faltando um dedinho para a xícara ficar cheia);
  • 1/3 de xícara de cacau em pó 100 %
  • 1 colher (sopa) de farinha de arroz;
  • 1 pitada de goma xantana

Modo de preparar:

Comece misturando a manteiga com o açúcar, acrescente o óleo de coco e vá mexendo bem. Depois adicione a farinha de coco e a farinha de arroz e o sal.

manteiga derretida
Aspecto da manteiga derretida, amarelinha. Se a manteiga ao derreter ficar branca e espumosa desconfie de produto adulterado.

O creme vai ficar bem espesso. Acrescente a biomassa de banana e os ovos e mexa com carinho.A massa dá um pouco de trabalho, principalmente se você preparar a biomassa sem bater no liquidificador, como eu fiz, mas nada impossível de se bater à mão.

biomassa-de-banana-verde
Biomassa de Banana Verde feita em casa

O penúltimo ingrediente, que uso para dar um pouco de liga à massa é a goma xantana. Uma pitadinha basta.

Por último, dissolva o fermento em um dedinho de água morna numa xícara e adicione à massa. Mexa devagar e leve em uma forma untada e enfarinhada com farinha de arroz ao forno pré-aquecido (6 minutos) a 180° por meia hora.

brownie-sem-glúten

Modo de conservar: preferencialmente em geladeira por no máximo quatro dias. Aqui em casa comemos praticamente tudo no mesmo dia porque essa receita dá poucas porções.

Eu não tenho intolerância ao glúten, mas tenho à lactose, embora não seja muito severa.  Mas tenho me virado bem com manteigas e queijo parmesão.

Obs: Essa receita não é livre de lactose, pois não usei manteiga Ghee, mas possui baixo teor de lactose. Pessoas com alergia severa ao leite não devem consumir, pois contém derivados do leite.

Fotos de alguns dos  produtos que usei:

Óleo de coco extra-virgem que comprei na loja Mundo Verde:

Farinha de coco comprada nos Mercadinhos São Luiz

farinha de coco

Açúcar mascavo da marca Vitao, também dos Mercadinhos São Luiz

Manteiga em barra, escolhi a da marca Regina, mais em conta que outras da categoria e de ótima qualidade. Eu havia comprado antes a manteiga da marca Maranguape, mas estava claramente adulterada.

Quando fiz o teste jogando água fervendo e ela virou óleo. Notei que estava estranho porque manteiga endurece na geladeira, mas essa suposta Manteiga da marca Maranguape não endureceu, ficou igual à margarina. Eu detesto margarina porque para mim além de não saudável, é sebenta e tem gosto ruim.

Ovos caipira

comprei ovos caipira , de galinhas criadas soltas e nossa! Que diferença: gema amarelinha e clara consistente o que redundou em mais sabor na minha receita.

Chocolate 100% cacau

cacau em pó 100%

Gosto desse chocolate, embora muita gente ache o sabor muito forte, porque é  cacau 100%  e isso traz uma baita economia, pois não preciso usar muitas colheres para conseguir o sabor e a cor que gosto ao preparar pratos com chocolate. sem contar ainda que quanto mais forte o percentual de pureza do cacau, mais saudável ele é.

Espero de coração que tenham gostado da receita. Sei que a aparência do brownie é meio capenga hehe, mas é gostoso , nutritivo e saudável. Compartilhe com quem acha que precisa dessa receitinha e se preparar aí na sua casa avisa para mim, certo? Grande abraço!

Palavra do dia:E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. 1 João 2:3

2 Comments

  • Reply sandy queiroz outubro 9, 2017 at 11:20 am

    Com certeza eu vou fazer essa receita. Bem facil de fazer! Dani, assim que eu fizer a biomassa da banana eu posso ja usar na receita? ou preciso deixar na geladeira antes de usar?

    • Reply Daniele Leite outubro 10, 2017 at 1:18 am

      Oi Sandy! Assim que fizer já pode usar sim. Na geladeira ela dura uns dois dias, mas congelada dura de dois a três meses. Bj!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.