Canoa-Quebrada-Ceará

Canoa Quebrada: você deve conhecer

Sei que mereço umas palmadas, pois nasci e cresci em Fortaleza, pertinho das melhores praias do mundo e ainda não conhecia metade delas. Mas chegou o dia de conhecer Canoa Quebrada. Graças a Deus, até que enfim , pus meus pés nessa lindeza de praia.

Foi um passeio rápido, mas bastante gostoso e que deixou um gostinho de quero mais. Queremos voltar com certeza e explorar tudo que Canoa tem a oferecer, mas por hora quero mostrar a vocês um pouquinho do que conhecemos por lá e também o que você deve levar, onde comer e a média de gastos.

Distância de Fortaleza para Canoa Quebrada

Nós moramos na Barra do Ceará e até Canoa Quebrada são 172 km, aproximadamente três horas de carro, se o trânsito estiver bom. A estrada não estava muito legal, vários trechos em obras. Para não ficar muito cansativo, paramos em Beberibe e aproveitamos para passear um pouco pela praia de Morro Branco.

Beberibe-Morro-Branco

O que levei na bolsa

Se você tem problemas com o sol (meu caso) não esqueça um bom protetor solar e chapéu. Não esqueça os óculos escuros e uma canga, que foi multiuso. Usei como esteira de praia e para me proteger do sol. Mesmo usando tudo isso ganhei sardas novas, que dirá se não tivesse usando.

Minha família tem tendência à hiperpigmentação, é todo mundo sardento e só quem escapou foi meu irmão mais novo. . Leve uma garrafa generosa de água na bolsa. Na praia não e caro, você compra por R$2,00. Eu levei ainda um isotônico para evitar desidratação,  mas nada que uma água de coco não resolva hehe.

Chegando em Canoa Quebrada

Ao chegamos em Canoa, achamos um lugar fácil para estacionar, mas isso acredito pelo fato de termos ido em baixa temporada. Seguimos então para a Broadway, centro de Canoa e fomos em busca de um lugar para almoçar.

Canoa-Quebrada-Broadway

Para almoçar

Os preço dos restaurantes estavam bons. Pagamos R$55,00 num prato para duas pessoas no Café Habana (era a promoção do dia). Na caminhada pela Broadway, encontramos uma lojinha que vendia de tudo: roupas, acessórios  e inclusive um dindim gourmet que achei uma delícia.

Depois de forrar bem o estômago, fomos queimar as calorias do almoço. Nos acompanharam nesse passeio , nossos primos (eles são primos de verdade do meu marido, mas adotei hehe).

Hora de passear e conhecer a praia

A praia é muito gostosa, eu até que queria tomar um banho, mas como sei que ia ficar difícil sair da água (embora eu morra de medo de ondas fortes), nem entrei, só molhei os pezinhos. O sol estava forte e mesmo com protetor solar eu nunca fico muito bem depois de levar muito sol, então resolvi ter prudência.

Praia com direito a banho de mar para mim tem quer cedinho ou ainda no finalzinho da tarde. Ainda assim foi maravilhoso. A temperatura da água é ótima, o vento é fresquinho e apesar do sol forte não faz o menor calor.

Parapente-Canoa-Quebrada

Para os mais aventureiros

Para os mais aventureiros há a opção de fazer de voar de parapente. Os vôos duplos e triplos são realizados a partir da praça da Igreja, no final da Broadway.

Como os ventos mais fortes são na parte da tarde e eles são essenciais para um voo bem sucedido, o horário melhor é a partir das 13:00 h. A duração do voo é de 10 a 15 minutinhos. Vimos os corajosos sobrevoarem as falésias e passarem tão pertinho que pensei que fosse nos arrastar juntos hehe. Qualquer dia eu crio coragem.

Parapente-Canoa-Quebrada

A passarela de Canoa Quebrada

Passarela-Canoa-Quebrada

Queria muito ter cruzado a passarela. Ouvi dizer que praticamente cruzava Canoa , mas quando chegamos lá vi que contempla um pequeno trecho da praia e ainda estava interditada.

As barracas de praia e os passeios de Bugue

As barracas de praia não são muito atrativas. Algumas são bem desorganizadas e olhando de cima a impressão que dá é que o teto vai desabar sobre nossas cabeças. Os telhados são bem improvisados. Bom, mas nunca ouvi falar que o telhado de alguma barraca houvesse caído hehe.

O que mais nos incomodou foi a insistência ferrenha dos bugueiros em oferecer passeios. Eles chegaram a incomodar de tanto oferecem os passeios com todos os descontos possíveis.Mas temos que entender que é como muitos ganham a vida por ali. Então, é só recusar com educação que fica tudo bem caso não queira andar de Bugue.

Eles cobram em média R$120,00 por um grupo de 4 pessoas e dizem que dá para conhecer o melhor de Canoa nesse passeio. Não quisemos pagar para ver, mas acredito que seja legal.

Duna do pôr do sol

Duna-do-pôr-do-sol-

Para fechar o dia fomos à Duna do Pôr do Sol. A paisagem lá de cima é linda e o espetáculo do sol se pondo mais ainda. Voltamos gratos a Deus pela oportunidade maravilhosa de ver essa maravilha da natureza, perfeição do Criador.

Avaliação final

Canoa-Quebrada-Ceará

Um lugar muito bom para um passeio, com certeza! Mas, se quiser aproveitar de verdade tudo que Canoa tem a oferecer, o melhor é se hospedar em alguma pousada ou hotel da cidade.

Palavra do dia: Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus. Salmos 40:17

2 Comments

• Reply Gisley Scott setembro 23, 2017 at 6:56 pm

Fui criada em Fortaleza e nunca pisei em Canoa tb. Meu Deus, isso tem que mudar rsrsrs!!! Gostei da sua review, principalmente que Canoa é uma cidade que dá pra andar muito.
    Beijos!

• Reply Daniele Leite setembro 24, 2017 at 1:54 pm

Sim, Gisley, é coisa que quem não é turista rsrsr. Tenho que aproveitar enquanto moro aqui porque vir para passear é muito caro rsrs. Andamos por lá tranquilamente, levando câmeras , celulares… Havia uma patrulha da guarda municipal circulando também. Deus nos protegeu do início ao fim da viagem, pois foi um bate volta daqueles numa estrada cheia de desvios e em obras (típico daqui do Ceará: eternamente em obras kkk)
      Bj!!

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.