xícaras de chá

Chá de hibisco: diurético, antioxidante e imunoestimulante

Share

Chá de hibisco: diurético, antioxidante e imunoestimulante

 

Encontrada com facilidade no Brasil, o hibisco é uma planta de flores atraentes cujos cálices das flores são utilizados na preparação de chás.

Possui  origem asiática e africana e o seu nome científico é Hibiscus Sabdariffa , mas é conhecida no mundo inteiro por diversos outros nomes como quiabo de angola, roselle, azedinha, entre outros.

Tornou-se popular  e queridinha quando se descobriu a sua efetividade nos regimes de emagrecimento e devido a sua potente ação antioxidante.

Utilidades do hibisco

São várias as utilidades das plantas, sendo usada atualmente para a fabricação de chás, geleias, doces, vinagres e sucos. O chá é produto do cálice seco da planta e preparado através de sua infusão e possui propriedades diuréticas, impede a retenção de líquidos e evita o acúmulo de gorduras.

Mas não se engane, nem todo mundo pode usufruir das benesses do hibisco e pessoas saudáveis também devem ter atenção quanto ao seu consumo. O ideal é nunca exagerar e consumir com bastante moderação e sabedoria.

“O chá de hibisco é uma bebida rica em substâncias antioxidantes como  flavonoides e ácidos orgânicos, que contribuem ativamente para a saúde e vêm sendo utilizados no auxílio do emagrecimento” (NUNES, 2014)

 

Benefícios do hibisco 

  • Antioxidante natural;
  • Imunoestimulante;
  • Antiespasmódico natural (Alivia cólicas abdominais e menstruais);
  • Ajuda a quebrar amidos e açúcares dos alimentos  (sugestão: beba após o almoço);
  • Rico em vitamina C;
  • Diurético;
  • Auxilia no processo de emagrecimento.

 

Contra-indicações

 

  • Causa hipotensão arterial, portanto se você tem pressão baixa evite;
  • Gravidez (suspeita de ser abortivo);
  • Mulheres que fazem uso de anticoncepcional não devem beber este chá;
  • Mulheres em fase de amamentação;
  • Consumo excessivo pode causar intoxicação.

 

Cuidado!

Segundo a opinião de nutricionistas , a bebida pode ser tóxica se consumida em excesso. O fígado pode ser intoxicado em virtude da metabolização do composto e os rins podem eliminar eletrólitos em excesso, entre quais eletrólitos importantíssimos como o sódio e o potássio  que se eliminados em excesso podem diminuir a pressão e causar problemas relacionados à contração muscular.

Apesar das contingências mencionadas acima, o chá de hibisco é uma bebida saudável desde que consumida com moderação e respeitando as contraindicações.

 

 

O meu chá

Eu não consumo o chá de hibisco puro, mas em associação com outros componentes, como o limão e o gengibre. O meu preferido é o da marca MARATÁ, que além de ter um sabor incrível , possui um precinho super acessível.

Cada pacote vem com 10 sachês. Apesar do chá ser de gengibre com limão, na sua composição tem hibisco, que é o que confere a cor avermelhada ao produto. O gosto também é uma delícia. Bebo quentinho ou morno e sem açúcar.

 
 

Referências

NUNES¹, SAMANTHA PEREIRA et al. COMPOSTOS FENÓLICOS, ANTOCIANINAS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM CHÁ DE HIBISCO (Hibiscus sabdariffa L.)

STUPPIELO, BRUNA. Chá de hibisco: a bebida que combate a gordura da barriga e quadris. Em: <http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17082-cha-de-hibisco-a-bebida-que-combate-a-gordura-da-barriga-e-quadris> Acesso em: 03 abril 2015.

BLANCO, ROSE AIELO. Hibiscus. Em:<http://www.jardimdeflores.com.br/ervas/a42hibiscus.htm> Acesso em;: 03 abril 2015

GRANJA, FERNANDA. Chá de hibiscos.Em:<http://www.drafernandagranja.com/2013/03/cha-de-hibiscos-portal-terra.html> Acesso em: 03 abril 2015.

SETUBAL, MELISSA. Chá de hibisco deve ser consumido com moderação. Em:<http://www.melissasetubal.com.br/cha-de-hibisco-deve-ser-consumido-com-moderacao/> Acesso em: 03 abril 2015

Palavra do dia: O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.
Salmos 18:2

 

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.